Simulados Educação Física Educação Física

Prova de Educação Física - Professor (Secretaria Educação AL - CESPE)

Simulado com questões de prova: Prova de Educação Física - Professor (Secretaria Educação AL - CESPE). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 20 questões
😐 Médio
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q473932 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens que se seguem, referentes ao método do todo (global) e das partes (parcial) no ensino de habilidades motoras. Ainda que o professor decida pela alternância dos métodos, ele deve sempre dar prioridade ao método parcial nas atividades com os alunos, especialmente na primeira fase de aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q473942 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes a competição e cooperação no esporte. Os jogos cooperativos surgiram em oposição à tradição esportiva centrada no individualismo e na competição, que tendem a encaminhar o estudante na direção oposta à que deveria ser idealizada no processo educativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q473972 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Quanto às possibilidades de desenvolvimento de competências e habilidades nas aulas de educação física, julgue os itens seguintes. As aulas de educação física devem contribuir para que o aluno conheça o seu próprio corpo, saiba valorizar hábitos saudáveis de vida e reconheça a importância de sua responsabilidade para com a sua saúde e a saúde coletiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q473982 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na primeira fase de aprendizagem, necessitam de um feedback extrínseco do professor, isto é, informações acerca de acertos e erros na prática do esporte.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, relativos à utilização do feedback extrínseco na aprendizagem da bandeja.

No basquetebol, a bandeja é uma habilidade simples, contudo o professor deve informar aos alunos que aguardem até a segunda fase de aprendizagem para executá-la.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q473992 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Quanto às possibilidades de desenvolvimento de competências e habilidades nas aulas de educação física, julgue os itens seguintes. As aulas de educação física devem criar para os alunos a oportunidade de adoção de uma postura crítica frente a sua realidade, bem como a busca, por meio do diálogo, da resolução de conflitos, valorizando as atitudes coletivas e democráticas.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q473996 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da educação física no ensino médio, julgue os itens a seguir. A utilização de jogos como atividade nas aulas de ensino médio pode promover autonomia nas discussões entre os estudantes e gerar ou transformar regras para o desenvolvimento dessa atividade.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q474009 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes a competição e cooperação no esporte. Ao adotar regras esportivas institucionalizadas durante as aulas de educação física, o professor estará impondo uma vivência competitiva e desatrelada de valores éticos e morais.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q474020 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens que se seguem, referentes ao método do todo (global) e das partes (parcial) no ensino de habilidades motoras. A adoção do método parcial contribui para a redução da dificuldade do aluno em executar habilidades complexas.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q474029 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere ao processo ensino-aprendizagem em educação física, julgue os itens a seguir. Ao utilizar jogos e brincadeiras, o professor deve adotar estratégias didáticas que favoreçam a participação dos alunos quanto às possibilidades de alteração, adaptação e elaboração de novas experiências coletivas.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q474030 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na primeira fase de aprendizagem, necessitam de um feedback extrínseco do professor, isto é, informações acerca de acertos e erros na prática do esporte.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, relativos à utilização do feedback extrínseco na aprendizagem da bandeja.

O professor deve prestar feedback extrínseco apenas se os alunos o solicitarem, a fim de possibilitar que eles consigam, de maneira independente, solucionar os problemas motores da habilidade relacionada à bandeja.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q474032 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da educação física no ensino médio, julgue os itens a seguir. A educação física deve proporcionar ao aluno o aprendizado do movimento vivenciado, estimulando nele o interesse pelo aprofundamento em uma única manifestação da cultura corporal, a fim de valorizar seu melhor desempenho em jogos, esportes, ginásticas, danças, lutas ou em atividades rítmicas.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q474036 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo como base uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue os próximos itens. No momento de mensurar e registrar o desempenho dos alunos, o professor deverá priorizar o uso dos protocolos de avaliação da aptidão física, uma vez que esses protocolos apresentam comprovada validade científica.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q474039 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da política educacional e da educação física, julgue os itens a seguir. Na época dos governos militares, a educação física tornou-se atividade escolar regular obrigatória, voltada para a iniciação desportiva, a partir da 7.ª série.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q474073 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da educação física no ensino médio, julgue os itens a seguir. Por ser uma atividade de caráter individualizado, a ginástica, como técnica de trabalho corporal, deve ser evitada na preparação para a prática de modalidades como relaxamento e alongamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q474094 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Dois grupos de alunos, um em cada lado de uma quadra de voleibol, utilizam dois lençóis abertos para arremessar a bola de um lado para o outro, a fim de mantê-la em jogo o maior tempo possível, bem como para realizar o maior número possível de arremessos nesse tempo.

O jogo descrito nessa situação caracteriza-se como

cooperativo, porque tem como prioridade os momentos de aproximação dos jogadores, que buscam alcançar os objetivos comuns para todos.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q474142 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da educação física no ensino médio, julgue os itens a seguir. Como conteúdo de ensino, as lutas devem enfatizar apenas as ações de ataque para que o oponente seja subjugado com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão e imobilização.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q474188 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da educação física no ensino médio, julgue os itens a seguir. No aspecto da investigação e da compreensão, o conhecimento do corpo, da aptidão física e da saúde se relaciona com a capacidade de análise crítica dos programas de atividades físicas, podendo desenvolver conceitos de esforço e intensidade para que sejam utilizados nas próprias atividades corporais.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q474192 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere ao processo ensino-aprendizagem em educação física, julgue os itens a seguir. Ao utilizar o esporte como conteúdo de ensino, o professor deve planejar aulas que maximizem a participação de todos, de modo a contemplar o ensino de técnicas e táticas que permitam, ao mesmo tempo, momentos de cooperação e solidariedade entre os alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q474201 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Considere os seguintes padrões de conteúdo em educação física.

A – Demonstra competência em muitas formas de movimento.

B – Exibe um estilo de vida fisicamente ativo.

C – Alcança e mantém um nível de melhoria da aptidão física.

Esses padrões de conteúdo podem ser usados para identificar características essenciais em programas de educação física escolar de qualidade e para priorizar os três domínios do comportamento humano: cognitivo, afetivo e motor.

A respeito da relação entre os referidos padrões de conteúdo e os domínios de comportamento mencionados, julgue os itens que se seguem.

Os três padrões pertencem ao domínio motor, uma vez que eles se referem a movimentos aprendidos e a níveis de aptidão física esperados.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q474216 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com a história da educação física brasileira, julgue os itens a seguir. A década de 1980 ficou conhecida como o período do movimento renovador do pensamento pedagógico da educação física, momento histórico em que se identificam severas críticas à ação pedagógica do professor centrada exclusivamente no esporte de rendimento e na aptidão física.
  1. ✂️
  2. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.