Simulados Libras Educação dos Surdos

Concurso Prefeitura de Natal RN – Professor Intérprete de Libras

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1Q1014597 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

O processo de aquisição da linguagem acontece de modo precoce, natural e espontâneo, sem a necessidade de intervenção, pois o bebê vivencia a comunicação em cada momento de interação com o meio, operando com sua capacidade comunicativa de acordo com a língua usada no ambiente. No caso das crianças surdas filhas de pais surdos, a aquisição e desenvolvimento da linguagem ocorre em língua de sinais. Esse processo divide-se nos estágios
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2Q1014603 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

No início da história da educação de surdos, os sujeitos surdos eram frequentemente considerados intelectualmente 'inferiores' e, por isso, eram isolados em asilos. Com o tempo, reconheceu-se a capacidade de aprendizagem dos surdos, o que levou ao desenvolvimento de pesquisas e experimentos que buscavam diferentes metodologias e formas de ensino adaptadas às necessidades desse público. A educação de surdos foi, então, sendo estruturada por diversos modelos educacionais, cada um com características específicas, aplicados em maior ou menor intensidade nas escolas para surdos.
Dentre eles, cinco abordagens são amplamente discutidas e aplicadas na educação de surdos, a saber:
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3Q1014604 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Na ideologia de bilinguismo, as crianças surdas devem ser postas em contato inicial com pessoas fluentes na língua de sinais, como seus pais, professores ou outros membros da comunidade. Nesse contexto, Skliar (1998) discute quatro diferentes projetos políticos que sustentam a educação bilíngue para surdos. São eles: o bilinguismo com aspecto tradicional, o bilinguismo com aspecto humanista e liberal, o bilinguismo progressista e o bilinguismo crítico na educação de surdos. Cada um desses aspectos reflete diferentes abordagens sobre como a língua de sinais deve ser integrada à educação dos surdos, com visões variadas sobre identidade e inclusão social. O bilinguismo com aspecto tradicional, especificamente, é compreendido como um projeto político que
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4Q1014605 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Conforme Streiechen et al. (2017), na perspectiva bilíngue, o profissional de escolas bilíngues para surdos deve dominar Libras (Língua Brasileira de Sinais) e LP (Língua Portuguesa), devido às dificuldades de muitos surdos com a modalidade escrita da LP. Nesse contexto, a escolha de um ambiente escolar adequado é essencial para o desenvolvimento linguístico e cognitivo de crianças surdas, especialmente aquelas filhas de pais ouvintes. O ideal é que essas crianças
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5Q1014606 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Segundo Streiechen et al. (2017), a pedagogia surda é a metodologia desejada pela comunidade surda, pois as lutas dessas pessoas giram em torno da constituição da subjetividade do jeito surdo de ser, ou seja, da construção de sua verdadeira identidade e da consagração de sua cultura. Esse processo só poderá ocorrer no encontro com seus pares, dentro de um contexto educacional que reconheça e valorize as particularidades e a experiência de ser surdo. Desse modo, em relação ao seu objetivo e à sua importância, a pedagogia surda
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6Q1016260 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

De fato, o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem de uma criança surda é notado pelos pais, familiares e/ou ouvintes que estão presentes no cotidiano dela. Desse modo, as crianças surdas apresentam diferentes contextos de aquisição, pois estão relacionados ao meio em que vivem. Daí a importância de que surdos filhos de pais ouvintes realizem exames audiológicos o mais cedo possível, pois
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7Q1016261 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

De acordo com pesquisadores, o atraso na aquisição da linguagem pode acontecer por diferentes motivos: a demora no diagnóstico precoce da perda auditiva; os pais ouvintes que, em sua maioria, desconhecem a língua de sinais; não compreender a importância de o filho adquirir a linguagem na língua de sinais; e etc. Nesse sentido, é imprescindível, portanto, que o processo de aquisição da linguagem seja observado e avaliado. Desse modo, caso seja constatado atraso ou alteração no processo de aquisição da linguagem da criança surda, faz-se necessário:
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8Q1016263 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Segundo o Sistema Único de Saúde (SUS) e as empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir, prioritariamente, aos alunos surdos ou com deficiência auditiva, matriculados nas redes de ensino da educação básica, a atenção integral à sua saúde, nos diversos níveis de complexidade e especialidades médicas. Acerca dessas informações a respeito da garantia à saúde, analise os itens abaixo.

I Realização de diagnóstico, de atendimento precoce e de encaminhamento para os profissionais da saúde auditiva.

II Orientações à família sobre as implicações da surdez e sobre a importância para a criança com perda auditiva ter, desde seu nascimento, acesso à Libras e à Língua Portuguesa.

III Atendimento às pessoas surdas ou com deficiência auditiva na rede de serviços do SUS e das empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos de assistência à saúde, por profissionais capacitados para o uso de Libras ou para sua tradução e interpretação.

IV Apoio à capacitação e formação de profissionais da rede de serviços do SUS para o uso da leitura labial, bimodalismo e, principalmente, da Libras e sua tradução e interpretação.


Dos itens, são garantias do direito à saúde das pessoas surdas ou com deficiência auditiva previstas no Decreto nº 5.626/05
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9Q1016265 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

No contexto da Educação Bilíngue de Surdos, não há ensino e nem interações escolares sem que a Língua de Sinais ocupe o centro de valor, pois o surdo é visual. Assim, faz-se imperativo a determinação das nuances do ser surdo em tensão com os imaginários que a escola produz sobre esses estudantes. Nesse contexto, a visualidade
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10Q1016266 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

De acordo com pesquisas, a Educação Bilíngue de Surdos está sempre se referindo aos espaços surdos de educação. Isto é, o protagonismo surdo deve estar aliado criticamente a um projeto político, educacional, linguístico e cultural que busque criar um sistema educacional no qual os estudantes surdos vivenciem uma ambiência de pertencimento. Nesse sentido, para que seja possível promover o(s) espaço(s) surdo(s) de educação, é imprescindível que
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11Q1016267 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

O referencial de ensino de Libras como primeira língua (L1) para o Ensino Médio visa mediar a construção crítica de conhecimento de mundo e a emancipação intelectual dos educandos surdos. Sendo assim, no contexto do aprendizado no Ensino Médio, o ensino de Libras
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12Q1016268 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Atualmente, a maior demanda da Libras no Ensino Superior se debruça sobre o aprendizado de Libras por professores em formação. Contudo, constata-se que a presença qualificada da Libras no Ensino Superior se desdobra em mais assuntos, aos quais também é preciso investir atenção, recursos didático-pedagógicos e tecnológicos, e pesquisas. Em relação às possibilidades de abordagem da Libras como componente curricular no Ensino Superior,
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13Q1016269 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Segundo Perlin (2004), as identidades surdas são construídas a partir das representações da cultura surda, sendo moldadas de acordo com a receptividade cultural adotada pelo indivíduo. Essa construção também abrange uma consciência política ou oposicional. Considerando o papel de resistência e afirmação destacado pela autora, compreende-se que a receptividade cultural e a consciência política contribuem para a formação das identidades surdas de modo a
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14Q1016270 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

De acordo com Padden e Humphries (2000), a comunidade surda é composta por pessoas que vivem em um local específico, compartilham objetivos comuns e, juntos, estão empenhados em alcançá-los. Nesse contexto, a característica principal da comunidade surda descrita pelos autores, considerando sua composição e os objetivos compartilhados,
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15Q1016271 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Um sujeito surdo, vivendo em uma zona rural, isolado da comunidade surda e sem acesso à língua de sinais, à fala ou à escrita, organiza sua vida por meio da observação de padrões em sua rotina, como os dias de colher frutas, ir à igreja ou a chegada do caminhão de lixo. A partir dessas observações, ele cria sinais próprios para representar seu cotidiano, utilizando o "olhar" como principal ferramenta de interação com o mundo. Diante dessa situação, como forma de promover o desenvolvimento comunicacional e a inclusão desse sujeito no contexto educacional e cultural mais amplo, faz-se necessário
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16Q1016272 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Strobel (2009) disserta sobre uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, com finalidades sócio-culturais, assistenciais e educacionais cujo objetivo é a defesa e a luta pelos direitos da Comunidade Surda Brasileira. Tal descrição refere-se a
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17Q1016273 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Strobel (2009) afirma que o grupo de sujeitos surdos compartilha costumes, história e tradições em comum pertencentes às mesmas peculiaridades, ou seja, constroem sua concepção de mundo por meio da visão, constituindo, portanto,
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18Q1016274 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Segundo Strobel (2008), a cultura surda é composta por diversos artefatos culturais que desempenham papéis fundamentais na construção da identidade e na interação social dos surdos. Acerca dos artefatos culturais, familiares e esportivos, é correto afirmar:
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19Q1016275 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Para Strobel (2008), a cultura é um conjunto de valores, práticas, símbolos e crenças compartilhados por um grupo, que moldam suas identidades e suas formas de interação com o mundo. A esse respeito, compreende-se como elementos que compõem a cultura surda:
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20Q1016276 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Gesser (2009) destaca a importância de fortalecer a palavra “própria” em vez de enfatizar o termo “uma”, com o intuito de que a identidade e a cultura dos surdos sejam reconhecidas e não excluídas. Sendo assim,
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