Simulados Educação Física Educação Física

Prova de Educação Física – Professor Licenciado – Boa Vista (RR)

Simulado com questões de prova: Prova de Educação Física – Professor Licenciado – Boa Vista (RR). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 20 questões
😕 Difícil
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q474017 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Durante uma atividade física, um(a) aluno(a) de 11 anos apresentou mal-estar súbito, seguido de parada cardiorrespiratória. Nesse caso, a ressuscitação cardiopulmonar, realizada por um(a) único(a) profissional, deve ser iniciada com a seguinte quantidade de compressões torácicas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q474086 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Após a aula de Educação Física um(a) aluno(a) sente-se mal, apresentando tontura e sudorese, seguidas de um breve desmaio, com perda momentânea da consciência. Ao prestar socorro, uma das ações imediatas deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q474089 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Ao participar de uma atividade física na piscina, um(a) aluno(a) sofreu afogamento, sendo prontamente socorrido(a) pelo(a) educador(a) físico(a) responsável. A criança estava responsiva, com pulso palpável e pouca espuma na boca e no nariz. Enquanto aguardava o socorro especializado, a vítima foi colocada na posição de segurança/recuperação, que consiste em deitá-la:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q474097 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

“Movimento Renovador da Educação Física” é um termo que designa o conjunto de debates, observáveis a partir dos anos 1980, que propõe a reorientação dos pressupostos da Educação Física. Entre as abordagens propostas, há muitas diferenças e peculiaridades. Há, contudo, alguns pontos em comum, entre os quais o que preconiza que o ensino da Educação Física:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q474113 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Um(a) professor(a) de Educação Física estrutura suas aulas para aluno(a)s da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental a partir das considerações da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem motora. Levando em conta as características da faixa etária de sua turma, seu intuito central é oferecer experiências motoras para que o(a)s aluno(a)s ampliem seu espectro de conhecimento. Esse(a) professor(a) está trabalhando com os pressupostos da abordagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q474119 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Quando é ministrada a atividade denominada “desafio dos lenços”, o(a)s aluno(a)s são estimulados a jogar lenços para o alto e pegá-los antes que caiam no chão. A complexidade vai sendo aumentada com exigências como, antes de o lenço cair, bater uma palma, dar uma volta, se agachar, entre outras. Ligado a uma modalidade circense, o malabarismo, o desafio dos lenços é uma atividade adequada para o ensino infantil e anos iniciais do ensino fundamental porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q474138 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Um(a) professor(a) de Educação Física prepara suas aulas sempre tendo em conta princípios como a relevância social dos conteúdos, a simultaneidade dos conteúdos, a provisoriedade do conhecimento, a espiralidade e a historicidade. Esses princípios são notáveis na abordagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q474143 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Um(a) professor(a) avalia o(a)s aluno(a)s a partir da ideia de que não é função da escola ser um “celeiro de talentos”. Não abandona a observação do gesto motor, mas também não espera que o(a)s aluno(a)s tenham performances à moda do esporte de alto rendimento. Esse(a) professor(a) leva em conta o seguinte princípio da Pedagogia da Cultura Corporal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q474225 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Jogos podem ser utilizados em aulas destinadas a aluno(a)s das mais diferentes faixas etárias. Tendo em conta o(a)s aluno(a)s da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, é mais adequado utilizar jogos que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q474229 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

As atividades circenses integram o amplo leque da cultura corporal de movimento e podem ser utilizadas pelo(a) professor(a) nas aulas de Educação Física. Levando-se em conta suas particularidades, inclusive no que tange às questões de segurança no espaço escolar, esse conteúdo deve ser trabalhado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q474265 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Em muitas escolas, o(a)s professore(a)s de Educação Física, além de atuar no período escolar (turno), lecionam também no período extraescolar (contraturno), trabalhando nas chamadas escolinhas ou preparando equipes representativas da escola. Quando atua nos dois espaços, o(a) professor(a) deve preparar aulas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q474288 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Há muitas possibilidades de trabalhar o esporte como conteúdo das aulas de Educação Física. Ao atuar com o esporte numa perspectiva não tecnicista, o(a) professor(a) deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q474308 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

O processo de inclusão de aluno(a)s portadore(a)s de deficiência trouxe novos desafios para o(a)s professore(a)s de Educação Física. Trata-se de um desses desafios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q474371 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Uma das formas apropriadas para dar início ao trabalho com lutas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q474375 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

O esporte é uma das principais opções de lazer da população brasileira. É acompanhado e praticado por pessoas dos mais diferentes perfis, faixas etárias e classes sociais. Tendo em vista esse aspecto, um possível papel das aulas de Educação Física é contribuir para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q474405 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

No século XIX e início do XX, a ginástica praticamente se confundia com a Educação Física. Posteriormente, foi perdendo espaço para o esporte. Seguindo a pedagogia da cultura corporal, a ginástica deve ser concebida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q474443 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Para garantir aulas de Educação Física sintonizadas com as abordagens do Movimento Renovador da Educação Física, o(a) professor(a) precisa considerar que a competição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q474481 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

O(a) professor(a) de Educação Física pode fazer uso de diversas abordagens pedagógicas em seu exercício cotidiano. A abordagem que mais denotadamente sugere que as aulas de Educação Física podem servir a outras disciplinas escolares é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q474515 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

O(A) professor(a) de Educação Física que trabalha com a dança precisa levar em conta as características próprias da faixa etária do(a)s aluno(a)s. A atuação na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental deve privilegiar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q474559 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Depois de lecionar o conteúdo basquete, o(a) professor(a) avaliou o(a)s aluno(a)s pelo número de cestas que acertaram num total de 10 tentativas. Quanto mais cestas acertadas, maior a nota. Esse tipo de avaliação é característica da perspectiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.