Segundo Masini (2013) “uma criança cega, ao longo
de seu desenvolvimento, preenche seu ambiente com
elementos significativos que conhece, como o cheiro de
um suco, o som de passos, a textura do carpete ou a
diferença entre pisar na grama, na terra e no barro”. Nesse processo, é papel dos educadores e responsáveis
incentivarem que ela explore os objetos e a natureza,
identificando diferenças e ampliando suas percepções.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa que
apresenta a proposição correta.
✂️ a) Priorizar o uso de tecnologias assistivas, substituindo a exploração tátil e auditiva do ambiente em
diferentes contextos. ✂️ b) Ensinar a criança a focar em estímulos táteis, já que
são mais fáceis de identificar e desenvolver sua concentração. ✂️ c) Fornecer estímulos diversos e incentivar o uso de todos os sentidos para reconhecer o mundo ao redor. ✂️ d) Reduzir a exposição da criança a estímulos desconhecidos para evitar possíveis frustrações que o
mundo pode apresentar. ✂️ e) Criar um ambiente controlado, com objetos previamente conhecidos, para evitar desafios inesperados.