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Prova Pedagogia – Temas Educacionais Pedagógicos – SEDUC SP 2020

Simulado com questões de prova: Prova Pedagogia – Temas Educacionais Pedagógicos – SEDUC SP 2020. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

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1Q1046375 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Uma professora está trabalhando com alunos com deficiência intelectual e deseja melhorar a forma como prepara suas aulas.

De acordo com Rodrigues (2020), qual das seguintes estratégias é recomendada nesse caso?
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2Q1046378 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Coll, Marchesi e Palacios (2004), em relação aos procedimentos mais eficazes para incentivar a aquisição de habilidades de autonomia em pessoas com deficiência intelectual, é correto afirmar:
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3Q1046379 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O artigo de Pletsch (2014) destaca alguns fatos da realidade observada nas escolas em relação aos alunos com deficiência intelectual.

De acordo com a autora,
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4Q1046380 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Pletsch (2014), a respeito dos processos de diagnóstico da deficiência intelectual, é correto afirmar que
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5Q1046384 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Os autores Nunes e Sobrinho (em Baptista, Caiado e Jesus, 2010) explicam que o projeto universal como norteador da construção de ambientes multiusos acaba sendo uma maneira de reconhecer que
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6Q1046385 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

É um princípio norteador do Desenho Universal proposto por Mace (citado por Nunes e Sobrinho em Baptista, Caiado e Jesus, 2010):
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7Q1046386 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), o que se almeja alcançar como ideal em relação à colaboração é algo que envolve o professor do ensino comum e o professor especialista com igualdade quanto à liderança e às responsabilidades educacionais, algo denominado pelas autoras como
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8Q1046437 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Masini (2013) “uma criança cega, ao longo de seu desenvolvimento, preenche seu ambiente com elementos significativos que conhece, como o cheiro de um suco, o som de passos, a textura do carpete ou a diferença entre pisar na grama, na terra e no barro”. Nesse processo, é papel dos educadores e responsáveis incentivarem que ela explore os objetos e a natureza, identificando diferenças e ampliando suas percepções.

Com base nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta a proposição correta.
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9Q1046438 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conforme Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), a implantação do coensino é
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10Q1046440 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Domingues et al. (2010), no ambiente escolar, os professores podem observar sinais que indicam a presença da baixa visão em alunos.

A partir dessa informação, assinale a alternativa que descreve corretamente esses sinais.
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11Q1046442 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Com base nos estudos de Amorim e Alves (2008), as estratégias para o desenvolvimento cognitivo e sensorial da criança cega envolvem práticas pedagógicas específicas.

Considerando o exposto, assinale a alternativa correta sobre essas práticas.
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12Q1046446 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Domingues et al. (2010), com relação aos recursos ópticos, afirmam que
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13Q1046447 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Amorim e Alves (2008), no que se refere à adaptação de brincadeiras, é correto afirmar:
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14Q1046448 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Com base em Borges (2020), a prática inclusiva na educação exige que os professores do ensino regular adotem estratégias pedagógicas que contemplem a diversidade de seus alunos. Para isso, a colaboração com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a utilização de recursos acessíveis são fundamentais.

Diante desse contexto, assinale a alternativa que melhor reflete as práticas inclusivas propostas pela autora.
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15Q1046452 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Lima (2018) destaca que o desenvolvimento de estudantes com deficiência visual está diretamente relacionado à interação com o meio e às práticas pedagógicas inclusivas.

Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta as práticas educacionais mais eficazes para promover a inclusão escolar.
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16Q1046662 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Quando houver a interface da educação especial com a educação indígena, do campo e quilombola, segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), deve ser garantido que os recursos, serviços e Atendimento Educacional Especializado estejam presentes nos projetos pedagógicos construídos com base
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17Q1046663 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Bernardino (2000), ao citar Sacks (1990), destaca que o bebê surdo não é alheio ao que ocorre a sua volta, e que todo o estímulo que é auditivo para a criança ouvinte, quando se tratar de uma a criança surda, deve ser direcionado para
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18Q1046665 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Existem três tendências educacionais para pessoas com surdez: a oralista, a comunicação total e a abordagem por meio do bilinguismo (Damazio, 2007). As escolas comuns ou especiais, pautadas no oralismo, visam
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19Q1046666 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


O trabalho pedagógico com os alunos com surdez, nas escolas comuns, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. Um período adicional de horas diárias de estudo é indicado para a execução do Atendimento Educacional Especializado. Nele destacam-se três momentos didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum; Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras na escola comum e Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa.” (grifo nosso)


(Damazio, 2007. Adaptado)
De acordo com Damázio (2007), no momento didático-pedagógico em que o Atendimento Educacional Especializado é realizado em Libras na escola comum, o planejamento é elaborado pelo professor especializado, em colaboração com
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20Q1046667 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


O trabalho pedagógico com os alunos com surdez, nas escolas comuns, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. Um período adicional de horas diárias de estudo é indicado para a execução do Atendimento Educacional Especializado. Nele destacam-se três momentos didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum; Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras na escola comum e Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa.” (grifo nosso)


(Damazio, 2007. Adaptado)
A sala de recursos para o Atendimento Educacional Especializado em Língua Portuguesa, segundo Damázio (2007), deverá ser organizada didaticamente, respeitando, dentre outros, o seguinte princípio:
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