Prova de Meteorologia para Cargo de Meteorologista – ESAF

Simulado com questões de prova: Prova de Meteorologia para Cargo de Meteorologista – ESAF. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!


Desempenho Global
0
Resoluções
0%
Média
N/D
Dificuldade
publicidade
  • Indique qual das características abaixo não faz parte da configuração de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul).

  • Indique, entre as opções abaixo, o nome da massa de ar que invade a América do Sul no inverno e é responsável pela época de precipitações mínimas sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

  • Em escala global, a Força do Gradiente de Pressão aponta na direção do Equador para os polos nas latitudes médias. Indique qual a força que faz o vento ter uma forte componente de oeste para leste e criar um fluxo tipicamente de oeste nas latitudes médias.

  • Apenas uma das razões abaixo não justifi ca o fato das previsões numéricas terem imperfeições.

  • Indique o que pode causar o aumento da Energia Potencial Convectiva Disponível.

  • Entre as opções abaixo, indique o processo mais comum de formação de gotas de chuva em regiões tropicais.

  • Em um mapa estão representadas as linhas de contorno de temperatura, do ponto de orvalho e da altura geopotencial. Os contornos no mapa incluem

  • O vento encontrado na camada limite da atmosfera é o resultado das três forças a seguir:

  • O cinturão de baixas pressões encontrado junto ao Equador é denominado de

  • Entre as regiões abaixo, é mais provável que se encontre um máximo de vorticidade

  • O balanço entre a Força de Coriolis e a Força do Gradiente de Pressão é denominado de _____. Este balanço ocorre principalmente longe da camada limite, nas latitudes médias e onde o vento flui praticamente em linha reta.

  • São sistemas meteorológicos atuantes sobre a região tropical do Brasil:

  • Indique qual dos sistemas a seguir é de mesoescala no tamanho e tempo de vida.

  • Assinale a afirmação incorreta.

  • Assinale a opção correta.

  • Assinale a única afirmativa incorreta.

  • As brisas são sistemas meteorológicos de mesoescala, sobre os quais é incorreto afirmar.

  • Em uma parcela de ar, a proporção entre a massa de vapor d´água e a massa de ar seco é denominada

  • Assinale a opção que indica o diagrama circular no qual são plotadas a velocidade e a direção do vento com a altura.

  • Assinale a opção correta.

publicidade

COMENTÁRIOS (0)

🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.