Simulados Arquitetura Patrimônio Arquitetôni...

Questões de Patrimônio Arquitetônico e Cultural – IPHAN (FGV)

Simulado com questões de prova: Questões de Patrimônio Arquitetônico e Cultural – IPHAN (FGV). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 20 questões
😐 n/d
👥 1
🏆 0
📈 25%

1Q1031178 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Sobre o conceito de falsificação, presente na Teoria da Restauração de Cesare Brandi, analise as afirmativas a seguir.

I. A cópia e a imitação seriam a produção ou a reprodução de um objeto ou de um objeto no estilo de um período ou de determinado autor, para efeito de documentação ou do deleite resultante do produto final.
II. A falsificação e a imitação têm a mesma intencionalidade, mas diferem no modo como são produzidas.
III. Tanto o copiador como o falsificador, têm em comum a característica de aplicar às suas reproduções aspectos peculiares a modas e predileções do período histórico em que se inserem, fornecendo pistas para uma possível datação da época em que foram concebidas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1031179 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

O termo restaurar possui caráter diverso para alguns teóricos que se debruçaram sobre o tema e que acabaram estabelecendo certos paradigmas no campo da preservação. Relacione os nomes listados a seguir aos conceitos que defendiam.

I. John Ruskin
II. Cesare Brandi
III. Viollet-le-Duc
IV. Camillo Boito

( ) Afirmava que toda adição deveria ser realizada em caráter diverso, para distingui-la da obra original, mas sem destoar do conjunto.
( ) Acreditava que restaurar um edifício seria restabelecê-lo em um estado completo que pode nunca ter existido.
( ) Via na restauração uma mentira, por acreditar na finitude das coisas, mas admitindo a possibilidade de manutenção do monumento para manter sua dignidade até quando fosse possível.
( ) Defendia que a restauração deveria visar ao restabelecimento de uma unidade potencial, sem produzir um falseamento artístico ou histórico, mas admitindo traços da passagem da obra no tempo.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1031181 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Nas primeiras décadas do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), incidiam, prioritariamente, as inscrições, a noção de excepcionalidade e o valor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1031183 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

O incêndio que atingiu, recentemente, uma fábrica de fantasias e adereços de Carnaval no Rio de Janeiro deve ter sido, provavelmente, causado por negligência quanto às Normas de Segurança do Trabalho. Em um canteiro de obras, no espaço reservado para trabalho a quente, deve ser elaborada uma análise de risco específico quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1031184 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Desde a sua criação, o Iphan recebeu diversas nomenclaturas. Assinale a opção que apresenta o contexto em que surgiu a designação Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1031185 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A atual estrutura do Iphan é formada por 27 superintendências estaduais, às quais se subordinam outros 27 escritórios técnicos, atuando em todos os estados da Federação, mais o Distrito Federal.
Assinale a opção que cita corretamente uma das unidades especiais que também fazem parte da estrutura organizacional da instituição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1031186 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A Convenção de Paris, de 1972, que versa sobre a salvaguarda do patrimônio mundial, cultural e natural, estabelece definições específicas para cada categoria de patrimônio. Analise as definições a seguir e assinale (C) para aquelas consideradas como Patrimônio Cultural e (N), para as consideradas como Patrimônio Natural.

( ) Monumentos constituídos por formações físicas e biológicas, que tenham valor universal excepcional do ponto de vista estético ou científico.
( ) Zonas nitidamente delimitadas que constituam o habitat de espécies animais e vegetais ameaçados, com valor universal excepcional do ponto de vista da ciência e da conservação.
( ) Obras conjugadas do homem e da natureza, de valor universal excepcional do ponto de vista histórico, estético, etnológico ou antropológico.

Assinale a opção que apresenta a identificação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1031187 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Relacione os tipos de intervenção listados a seguir (Carta de Burra, Austrália, 1980), às suas respectivas características.

1. Preservação
2. Restauração
3. Reconstrução

( ) Deve servir para mostrar novos aspectos em relação à significação cultural do bem, devendo ir para onde começa a hipótese.
( ) Se impõe nos casos em que a própria substância do bem, no estado em que se encontra, oferece testemunho de uma significação cultural específica.
( ) Deve ser efetivada quando constituir condição de sobrevivência de um bem cuja integridade tenha sido comprometida por desgastes ou modificações, estabelecendo uma significação cultural específica para o conjunto de um bem.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1031188 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Ao complementar a Carta Internacional sobre Conservação e Restauração de Monumentos e Sítios (Veneza, 1964), a Carta de Washington, de 1986, afirmou que os valores a preservar são o caráter histórico da cidade e o conjunto de elementos materiais e espirituais que expressam sua imagem.

Assinale a opção que apresenta um dos valores da Carta de Washington.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1031189 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

No contexto da Política de Patrimônio Cultural Material instituída pelo Iphan, em 2018, o licenciamento ambiental se inscreve em um conjunto de princípios, práticas e procedimentos estabelecidos para regular a manifestação da autarquia, em processos envolvendo o tema.
Sobre a atuação do Iphan perante outras instituições e órgãos da Administração Pública, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1031190 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A categoria de paisagem cultural definida em 1992, em reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, difere das abordagens anteriores pelo fato de compreender a paisagem como um bem integral, e não marcado pela dicotomia entre aquilo criado pelo homem e o seu entorno natural.
Nesse contexto, assinale a opção que indica, corretamente, as classificações criadas pela UNESCO para definir os diversos tipos de paisagens culturais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1031191 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A relação entre patrimônio e paisagem é discutida por diferentes disciplinas, como a Geografia e a Arquitetura, ambas com larga tradição em estudos sobre o assunto.
A adoção do conceito de paisagem como patrimônio cultural no Brasil, consolidou-se depois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1031192 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A proteção efetiva de um jardim histórico tombado se dá por medidas legais e administrativas que visam à salvaguarda do bem cultural, de modo a manter sua integridade.
Relacione os conceitos de preservação a seguir às definições a eles correspondentes.

I. Identificação
II. Conservação
III. Manutenção
IV. Restauração

( ) Ação de recuperação e reintegração de elementos constituintes do jardim, em parte ou em sua totalidade, mantendo a unidade e a permanência dos valores materiais e imateriais que caracterizam o conjunto, e que embasaram a sua proteção.
( ) Ação sistemática visando a fornecer ao jardim condições de uso e fruição.
( ) Conjunto abrangente de ações preventivas ou de reabilitação, destinadas ao prolongamento do tempo de vida ou integridade do jardim.
( ) Ação de reconhecimento e registro ordenado de um jardim, compreendendo a análise do sítio e o contexto histórico e urbano onde se insere.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1031193 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

O retrofit de edificações tem sido uma solução amplamente praticada, diante da escassez de áreas para novos empreendimentos e da redução de custos, em comparação à construção a partir do zero. Alguns dos imóveis escolhidos para essas intervenções, no entanto, são bens tombados no âmbito federal, enquadrando-se em ações específicas preconizadas pelo Iphan.
Assinale a opção que melhor define, conceitualmente, a operação a ser empregada para tornar o edifício apto a usos diferentes dos que foram estabelecidos à época de sua concepção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1031194 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

No século XIX, François Glaziou notabilizou-se pelo pioneirismo no emprego de árvores nativas em seus projetos.
Entre os jardins listados a seguir, assinale a opção que indica o que não sofreu sua intervenção ou foi criado por outro paisagista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1031195 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Uma das operações de preservação, que é a melhor forma de conservação, consiste na identificação de sítios de pequena extensão e menor complexidade, como os jardins históricos. Esta identificação pode levar em conta informações sobre diferentes tipos de meios.
Analise as informações a serem registradas de forma gráfica, apresentadas a seguir, identificando as referentes ao meio físico com (F), as relativas ao meio biológico com (B) e as do meio antrópico com (A).

( ) Mapeamento da vegetação com distribuição dos extratos arbóreos, arbustos e herbários.
( ) Mapas de córregos, rios, lagos, reservatórios e do lençol freático.
( ) Mapas com indicações de acesso e comunicação como estradas e vias para pedestres e veículos.
( ) Cartas topográficas atuais e antigas com informações sobre forma, modelado do terreno e limites.
( ) Mapas geológicos com informações geológicas básicas.
( ) Mapas com localização dos vestígios arqueológicos.

Assinale a opção que apresenta a identificação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1031196 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A etapa da proposta de intervenção em um patrimônio edificado compreende um conjunto de ações para caracterizá-lo, detalhar soluções, definir usos e apontar os procedimentos para a execução, por meio de uma abordagem conceitual e técnica. Divide-se em estudo preliminar, projeto básico e projeto executivo.
Assinale a opção que indica um produto específico pertinente à etapa projeto executivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1031197 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

O diagnóstico do estado de conservação de um imóvel tombado deve consolidar os estudos obtidos em etapas anteriores de investigação sobre a edificação.
Em relação a algumas etapas desse diagnóstico e a seus respectivos objetivos, analise as afirmativas a seguir.

I. Ensaios e testes: auxiliam na compreensão dos danos materiais já identificados.
II. Mapeamento de danos: avalia o estado de conservação dos materiais e do sistema estrutural; identifica os agentes degradadores; caracteriza os danos de fundação e os danos estruturais.
III. Análise do estado de conservação: representa graficamente os danos existentes, correlacionando seus agentes e causas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1031198 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

As características das técnicas construtivas portuguesas na América, no primeiro século de colonização, se basearam no emprego da arquitetura dita de terra, diante das dificuldades impostas pela carência de outros materiais.
Com relação a alguns elementos constituintes da taipa de mão ou pau-a-pique, analise as afirmativas a seguir.

I. No sistema de vedação realizado em pau-a-pique ou taipa de mão, as ripas são vigas horizontais de madeira mais delgadas, entrelaçadas a peças de madeira mais robustas dispostas verticalmente.
II. A trama serve de sustentação para camadas de barro, preenchendo a estrutura em ambos os lados, como reboco de revestimento, constituindo um sistema de vedação bastante eficiente.
III. Elementos construtivos, como beirais na parte superior e assentado sobre baldrames, protegem da umidade, complementando-se com cal aplicada em ambas as faces da parede resultante do processo.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1034521 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

O arquiteto, coordenador de um grupo de profissionais, está conduzindo a restauração de um sobrado tombado pelo Iphan, no centro histórico da cidade de Ouro Preto.
Assinale a opção que indica o procedimento a ser seguido pelo profissional e sua equipe para a elaboração do projeto de Preservação do Patrimônio Cultural do imóvel em questão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Salvar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.