Simulados Pedagogia Temas Educacionais Ped...

Questões de Temas Educacionais Pedagógicos - SEDUC SP (QM 2022)

Simulado com questões de prova: Questões de Temas Educacionais Pedagógicos - SEDUC SP (QM 2022). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 20 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q1046207 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Mantoan (2015) especifica algumas tarefas que considera necessárias para concretizar a perspectiva de inclusão escolar que ela defende.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das tarefas propostas pela autora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1046208 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Williams (2005) apresenta em sua narrativa a metáfora do balde de feedback. Esse balde contém furos originados de fontes internas ou externas, por onde o feedback se esvai, gerando comportamentos de baixo desempenho, dificuldades de relacionamento, pouca iniciativa etc. Na narrativa, o autor indica algumas formas de tapar esses furos, ainda que de forma transitória. Uma dessas formas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1046212 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Fernandes, in Almeida et al (2015), afirma que a língua escrita pode ser plenamente adquirida pelos surdos se a metodologia empregada não enfatizar a relação letra- -som como pré-requisito, mas recorrer, principalmente, a estratégias visuais, prioritariamente pautadas na língua de sinais, similares metodologicamente àquelas utilizadas usualmente no ensino de segunda língua para ouvintes.
A autora faz uma distinção entre alfabetização e letramento, na prática pedagógica de alunos surdos, uma vez que o processo, segundo ela, compreende a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1046214 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Faça a associação, de acordo com Bernardino (2000), entre a filosofia educacional para surdos (1, 2, 3) e sua característica (a, b, c).
1. Oralismo. 2. Bilinguismo. 3. Comunicação Total.
a. Objetiva aproximar o surdo o máximo possível do modelo ouvinte. b. Faz uso do português sinalizado. c. Considera as línguas de sinais tanto o objetivo quanto o facilitador da aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1046215 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Borges (2020) ressalta alguns pontos de vista divergentes sobre o trabalho realizado nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Ela aponta para autores que acreditam que os conteúdos escolares podem ser trabalhados no atendimento educacional especializado (AEE) e outros que discordam. Ela acredita que o trabalho realizado no AEE deveria ser subsidiado pelo que é trabalhado em sala de aula.
Assinale a alternativa que corrobora com o apregoado pela autora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1046216 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere o livro Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial de autoria de Enicéia Mendes; Carla Vilaronga e Ana Zerbato para responder a questão:
As autoras Mendes, Vilaronga e Zerbato reforçam o que a literatura já vem demonstrando: que a parceria colaborativa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1046217 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere o artigo As Tecnologias Assistivas em ambiente computacional e telemático: novos horizontes na educação de alunos com deficiência motora severa” (2005), de Galvão Filho para responder a questão:
Galvão Filho afirma que as deficiências motoras, severas ou não, podem advir de diferentes etiologias e que nesse trabalho estão sendo considerados os alunos com deficiência motora severa (ou grave) que apresentam um acentuado comprometimento motor nos quatro membros.
Nesses casos, a criança com deficiências motoras acentuadas, por suas próprias limitações físicas e/ou social,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1046219 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere o artigo As Tecnologias Assistivas em ambiente computacional e telemático: novos horizontes na educação de alunos com deficiência motora severa” (2005), de Galvão Filho para responder a questão:
Galvão Filho informa que no Programa Informática na Educação Especial – InfoEsp são utilizadas adaptações, classificadas em três grupos.
Considere as adaptações (1; 2; 3) e relacione-as com seus respectivos exemplos (a; b; c):
1 – Adaptações físicas ou órteses. 2 – Adaptações de hardware. 3 – Softwares especiais de acessibilidade.
a. almofadas, faixa para estabilização do tronco, velcro etc.; pulseiras de peso para redução de reflexos e demais movimentos involuntários; estabilizadores de punho e abdutores de polegar, com ponteira para digitação e outras;
b. máscaras de teclado ou colmeias; faixas para fixação ou reposicionamento do teclado; adaptação do mouse no interior de caixas de fita de vídeo VHS, possibilitando a ampliação da área de acionamento dos botões; adaptações do microfone para acionamento com som, utilizando diferentes partes do corpo e outras;
c. imuladores de teclado e mouse, com acionamento direto ou por varredura; programas para a criação de pranchas de comunicação, para controle da seta do mouse por voz ou por movimentos da cabeça, como preditores de palavras e leitores de tela; os recursos de acessibilidade do Windows e vários outros.

A relação correta está na seguinte alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1046221 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Entendendo a deficiência física do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE – Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para responder a questão:
Altiere Carvalho, ainda no texto Deficiência Física, esclarece que “quando nos referimos à propriedade de um músculo se contrair, nos referimos ao tônus muscular”.
Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1046223 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Entendendo a deficiência física do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE – Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para responder a questão:
Walkíria de Assis, no texto denominado Recursos de Acesso ao Currículo, aponta que são necessários alguns cuidados para a utilização e confecção das adaptações.
Nesse sentido, ela ressalta que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1046224 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Entendendo a deficiência física do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE – Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para responder a questão:
Luciana Barsottini, no texto denominado Adequação Postural – colaborando com o aprendizado, apresenta alguns recursos de adequação postural para beneficiar os alunos com deficiência em sala de aula.
Assinale a alternativa que apresenta apenas esses recursos de adequação postural.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1046227 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento Educacional Especializado: deficiência física (2007), de autoria de Schirmer; Browning; Bersch; Machado para responder a questão:
No capítulo I da publicação, Bersch e Machado evidenciam que uma criança com atraso no desenvolvimento motor, ou com uma paralisia cerebral, quando incluída em ambiente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1046228 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento Educacional Especializado: deficiência física (2007), de autoria de Schirmer; Browning; Bersch; Machado para responder a questão:
Bersch e Machado, ainda no capítulo I da publicação, declaram que em 2001, uma terceira classificação sobre deficiência foi lançada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), intitulada Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade ou Restrição e Saúde.
Em relação a essa classificação, as autoras apontam que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1046230 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento Educacional Especializado: deficiência física (2007), de autoria de Schirmer; Browning; Bersch; Machado para responder a questão:
No capítulo II, as autoras Bersch e Machado tratam do atendimento educacional especializado (AEE) para a deficiência física.
Na deficiência física, encontra-se uma diversidade de tipos e graus de comprometimento que requerem um estudo sobre suas necessidades específicas. No caso de educandos com graves comprometimentos motores, o estudo deve ser feito por uma equipe multidisciplinar e o profissional mais adequado para atendê-lo no AEE é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1046232 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento Educacional Especializado: deficiência física (2007), de autoria de Schirmer; Browning; Bersch; Machado para responder a questão:
No capítulo IV, Bersch e Machado escrevem sobre os problemas funcionais na escola.
Um aluno com deficiência física pode ter dificuldade em realizar muitas das tarefas rotineiras na escola, por exemplo, atividade de recorte e colagem.
Nesse caso,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1046233 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento Educacional Especializado: deficiência física (2007), de autoria de Schirmer; Browning; Bersch; Machado para responder a questão:
Ainda no capítulo IV, as autoras comentam que dentre as atividades muito frequentes na escola, há o desenho e a pintura, que possibilitam ao aluno representar seu entendimento, seus sentimentos etc. Para alguns alunos com deficiência física pode ser muito difícil realizá-las.
A alternativa para solucionar a dificuldade pode ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1046234 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento Educacional Especializado: deficiência física (2007), de autoria de Schirmer; Browning; Bersch; Machado para responder a questão:
As autoras Schirmer e Bersch, no capítulo V, ao discorrerem sobre a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), ressaltam: A comunicação é o agente de ligação entre ideias, sensações e o meio, permite uma melhor interação entre os sujeitos, bem como uma mudança constante em nossa aprendizagem.
A respeito da CAA, essas autoras afirmam o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1046237 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Considerando Santos (2012), para que o ensino de alunos com deficiência intelectual se torne mais efetivo, o professor deve considerar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1046239 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em relação ao ambiente de ensino para alunos com deficiência intelectual, Santos (2012) ressalta que ele deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1046240 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para adequar as aulas expositivas ao Desenho Universal para a Aprendizagem, seguindo o proposto por Chtena (2016; citado por Zerbato e Mendes, 2018), é recomendado que os professores
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.