Simulados Pedagogia Planejamento de Ensino

Prova de Planejamento de Ensino - Técnico I (IPHAN)

Simulado com questões de prova: Prova de Planejamento de Ensino - Técnico I (IPHAN). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 20 questões
😐 Médio
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q319806 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A tecnologia utilizada no curso em questão limita a aprendizagem a conceitos lineares.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q320230 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

Na construção do PPP dessa escola, os gestores estão colocando em prática uma concepção de política curricular.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q320446 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

A proposta de ações para tratar das diferenças existentes entre os estudantes se configura como construção do currículo oculto da escola.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q320872 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à educação popular, julgue os itens seguintes. O significado de alternância, enquanto método, é o mesmo tanto para a educação popular quanto para a educação do campo.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q321370 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Esse tipo de curso online é caracterizado como assíncrono.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q321699 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à educação popular, julgue os itens seguintes. No modelo de educação popular, o processo de aprendizagem é centrado no educador.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q321815 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

A metodologia de construção do PPP adotada pela instituição na situação hipotética em questão tem como princípio a gestão democrática.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q322935 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Ao elaborar o curso, é preciso que os idealizadores façam um levantamento das características relevantes dos aprendizes para, então, definir as estratégias instrucionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q324590 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue os próximos itens. Uma metodologia que se afirme como participativa na construção do processo de ensino-aprendizagem reconhece a subjetividade como princípio.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q324642 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Para ofertar um curso de pós-graduação, determinada instituição de ensino fez uma pesquisa sobre a aceitação desse curso no mercado. O curso, que se propunha a avaliar seus participantes em diferentes momentos, teve início após os resultados indicarem que sua aceitação seria satisfatória entre a maioria dos participantes entrevistados. Antes do início de cada módulo, foi realizada uma avaliação para aferir o nível de conhecimento dos estudantes a respeito do conteúdo proposto. No decorrer de cada módulo, foi proposto aos estudantes que fizessem avaliações sobre seu processo de construção de conhecimento. Ao final do curso, a avaliação do estudante foi qualitativa em vez de quantitativa.

Tendo essa situação hipotética como referência, julgue os itens a seguir.

A avaliação realizada antes do início de cada módulo configura uma avaliação formativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q324972 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Pelo fato de não estar vinculado a uma instituição de ensino, o curso é caracterizado como educação informal.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q325321 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Os fundamentos desse curso devem priorizar conceitos pedagógicos em detrimento dos andragógicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q325456 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Para ofertar um curso de pós-graduação, determinada instituição de ensino fez uma pesquisa sobre a aceitação desse curso no mercado. O curso, que se propunha a avaliar seus participantes em diferentes momentos, teve início após os resultados indicarem que sua aceitação seria satisfatória entre a maioria dos participantes entrevistados. Antes do início de cada módulo, foi realizada uma avaliação para aferir o nível de conhecimento dos estudantes a respeito do conteúdo proposto. No decorrer de cada módulo, foi proposto aos estudantes que fizessem avaliações sobre seu processo de construção de conhecimento. Ao final do curso, a avaliação do estudante foi qualitativa em vez de quantitativa.

Tendo essa situação hipotética como referência, julgue os itens a seguir.

O curso em questão adotou o modelo de avaliação somativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q325994 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Os griôs (termo derivado da palavra francesa griot) são contadores de narrativas da África e de afrodescendentes. No caso brasileiro, essa expressão também contempla práticas de narração feitas por indígenas. Essas práticas de tradição oral, na contramão da supremacia da tradição escrita ocidental dos colonizadores, preservam os costumes e as crenças de suas comunidades.

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca da educação em contexto étnico e da inserção dos griôs no processo educativo.

Para manter a tradição dos griôs, o ideal é fazer o registro sistemático das narrativas deles por escrito, para divulgar o conhecimento produzido por eles a um público cada vez mais abrangente.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q326427 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à educação popular, julgue os itens seguintes. Na educação popular, os saberes dos educandos são transformados em conteúdos primordiais para o processo de aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q326632 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à educação popular, julgue os itens seguintes. Ao resgatar canções e manifestações populares, os educadores trabalham com o universo simbólico dos educandos.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q326907 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à educação popular, julgue os itens seguintes. A educação popular é um processo no qual o educador tem o papel de atribuir consciência ao educando.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q327159 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Trata-se de um curso de treinamento, e não de educação continuada, por isso deve ser estendido a todos os funcionários do IPHAN, caso contrário deveria ser ofertado apenas a funcionários recém-contratados.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q327637 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue os próximos itens. O conceito de interdisciplinaridade assume que toda disciplina apresenta um conhecimento que mantém diálogo permanente com outros conhecimentos.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q327955 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à educação a distância (EaD), julgue os itens subsecutivos. A EaD requer um planejamento pedagógico detalhado e a criação de estratégias educacionais diversificadas que desloquem o professor proponente do curso (conteudista) de seu papel usual no processo educativo: ele pode, por exemplo, permitir que um tutor realize, em seu lugar, a mediação pedagógica com os alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.