Simulados Medicina Gastroenterologia

Teste de Gastroenterologia – Endoscopia para Polícia Militar SP (FGV)

Simulado com questões de prova: Teste de Gastroenterologia – Endoscopia para Polícia Militar SP (FGV). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 7 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q1077534 | Medicina, Gastroenterologia, Endoscopia, Polícia Militar SP, FGV, 2022

O planejamento de um serviço de endoscopia tem como principal objetivo fornecer para o paciente segurança e excelência durante seu tempo de permanência no local. De acordo com a classificação dos tipos de serviços de endoscopia, segundo as normas da RDC número 6 (10 de marco de 2013), assinale a opção que indica o que realiza procedimentos endoscópicos sob qualquer tipo de sedação ou anestesia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1077539 | Medicina, Gastroenterologia, Endoscopia, Polícia Militar SP, FGV, 2022

O uso de corantes em exames endoscópicos tem como objetivo aprimorar a caracterização de lesões no trato gastrointestinal, promovendo o realce de suas características arquiteturais. São considerados métodos acessíveis, seguros e de baixo custo.
Sobre a cromoscopia, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1077540 | Medicina, Gastroenterologia, Endoscopia, Polícia Militar SP, FGV, 2022

A gastrite atrófica é um fator de risco para câncer gástrico, sendo um achado frequente em endoscopias digestivas altas. Sobre a classificação de OLGA (Operative Link of Gastrites Assessment), segundo a ASGE (Sociedade Americana de Endoscopia), analise as afirmativas a seguir.
I. Pacientes portadores de gastrite atrófica e infecção por Helicobacter pylori (HP) devem ser tratados para HP e confirmar sua erradicação.
II. Em caso de achado endoscópico sugestivo de atrofia, deve-se realizar biópsias de corpo e antro gástrico, da seguinte forma: no mínimo 2 fragmentos de corpo (1 deles de parede anterior e 1 de parede posterior) e 2 fragmentos de antro (1 deles de parede anterior e 1 de parede posterior), devendo ser colocados em 2 frascos separados.
III. São achados endoscópicos típicos de gastrite atrófica: mucosa gástrica enantematosa promovendo redução da visualização dos vasos da submucosa e hipertrofia das pregas gástricas.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1077541 | Medicina, Gastroenterologia, Endoscopia, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Sobre o linfoma MALT gástrico, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1077544 | Medicina, Gastroenterologia, Endoscopia, Polícia Militar SP, FGV, 2022

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é complexa e apresenta grande impacto na qualidade de vida dos pacientes. Os sintomas noturnos da DRGE podem provocar transtornos do sono e, por sua vez, a deficiência do sono pode provocar exacerbação dos sintomas de refluxo.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1077545 | Medicina, Gastroenterologia, Endoscopia, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Paciente do sexo feminino, 40 anos, deu entrada em emergência com quadro de dor abdominal em hipocôndrio direito, febre, náuseas e vômitos, de início após ingesta de dieta hiperlipídica. Os exames laboratoriais evidenciaram leucócitos de 12.000 cel./mm3 , fosfatase alcalina de 210 U/L, Gamaglutamiltransferase de 200 U/L e bilirrubinas totais de 2.6 mg/dL (Bilirrubina direta de 1.4 e bilirrubina indireta de 1.2). Ultrassonografia de abdome total evidenciou cálculo biliar impactado em infundíbulo de vesícula biliar e ducto colédoco medindo 10mm. Como conduta inicial, a equipe médica realizou colecistectomia com colangiografia per operatória, que confirmou a presença de cálculo fixo em colédoco distal medindo 4mm.
De acordo com o quadro clínico, assinale a opção que indica o próximo passo terapêutico a ser seguido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1077546 | Medicina, Gastroenterologia, Endoscopia, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Paciente do sexo masculino, 50 anos, procura a emergência com quadro de dor abdominal em barra e vômitos, pós libação alcoólica. Foi feito o diagnóstico de pancreatite aguda alcoólica, sendo submetido a tratamento conservador. Após 5 semanas, retorna ao hospital com sintomas respiratórios por provável infecção por SARS-COV-2. Apesar de assintomático do ponto de vista abdominal, foi submetido a tomografia de tórax e abdome para melhor investigação do quadro atual, que evidenciou imagem cística em cabeça de pâncreas, de aspecto homogêneo, ovalar, com paredes bem delimitadas, medindo 3cm em seu maior diâmetro.
De acordo com o caso, assinale a opção que indica, respectivamente, o diagnóstico e a conduta corretos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.