1Q993391 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019Sonia, enquanto Designer Instrucional (DI), utilizou uma abordagem pedagógica com base na Teoria Humanista, argumentando que ✂️ a) nessa abordagem, o foco é o desenvolvimento integral do sujeito da aprendizagem, quer em seu aspecto cognitivo, motor ou afetivo. ✂️ b) nessa abordagem, o professor é o centro do processo de ensino e de aprendizagem. ✂️ c) nessa abordagem, alguns objetivos propostos só serão alcançados por repetição e por estímulos. ✂️ d) essa abordagem desenvolve a capacidade de generalização e discriminação. ✂️ e) nessa abordagem, a formação se dá em uma relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor, ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem, seja ele virtual ou real. 2Q993397 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019Em relação aos objetivos de ensino, é correto afirmar que ✂️ a) são classificados em três domínios: cognitivo, afetivo e de aprendizagem. ✂️ b) são de grande valia para o professor, mas não para os alunos. ✂️ c) devem ser claros e precisos. ✂️ d) estão fortemente ligados aos conteúdos, mas não à avaliação. ✂️ e) nem sempre são realizáveis considerando a diversidade do grupo. 3Q993402 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019A andragogia tem pressupostos diferentes dos da pedagogia. Sobre esses pressupostos, é correto afirmar que ✂️ a) na andragogia, os aprendentes necessitam saber que devem aprender ✂️ b) na andragogia, é necessário que os adultos sejam encarados como indivíduos capazes de se autogerirem. ✂️ c) na pedagogia, a vontade de aprender dos indivíduos se inicia desde que compreendam a sua utilidade. ✂️ d) na andragogia, a aprendizagem é encarada como um processo de aquisição de conhecimentos. ✂️ e) na pedagogia, a motivação para a aprendizagem é extrínseca e intrínseca. 4Q993404 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019A respeito das competências demandadas pelo mundo do trabalho, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) O modelo de educação pautada nas competências é baseado na lógica da qualificação, pois a sua estrutura está fundamentada na relação direta entre formação, posto de trabalho e remuneração regulada pelas relações sociais ✂️ b) A formação profissional no interior das empresas tem sido privilegiada em detrimento daquela oferecida pelos sistemas escolares de formação dos/das trabalhadores(as). ✂️ c) A lógica de competência minimiza os atributos pessoais do/da trabalhador(a), tendo como pressuposto a importância do coletivo. ✂️ d) A mobilização psíquica do indivíduo, sujeito do processo de trabalho, é a pré-condição de toda a atividade produtiva. ✂️ e) A lógica de competências representaria uma nova forma de utilização da força de trabalho, na qual a divisão do trabalho seria menos pronunciada. 5Q993405 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019No mundo contemporâneo, a educação dos trabalhadores deve considerar ✂️ a) a preponderância no conhecimento aplicado sobre o conhecimento básico. ✂️ b) a articulação entre conhecimento do trabalho e o conhecimento das formas de gestão e a organização do trabalho a seleção e a definição de conteúdos dissociadas das relações sociais, tendo como foco o processo de trabalho. ✂️ c) a seleção e a definição de conteúdos dissociadas das relações sociais, tendo como foco o processo de trabalho. ✂️ d) os conteúdos gerais independentes de cada área de trabalho, organizados teoricamente de forma a serem passíveis de aplicação no processo produtivo. ✂️ e) a memorização de passos e procedimentos, que incluem as habilidades de comunicação, a capacidade de buscar informações em fontes e através de meios diferenciados e a possibilidade de trabalhar cientificamente com essas informações para resolver situações problemáticas, criando novas soluções. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar PDF