Simulados Psiquiatria Psiquiatria Clínica

Questões de Psiquiatria Clínica - TJ RJ (CESPE)

Simulado com questões de prova: Questões de Psiquiatria Clínica - TJ RJ (CESPE). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 4 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q1084026 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Uma médica de 35 anos de idade, com histórico de dois episódios depressivos ao longo da vida, relatou que, há dois meses, vinha apresentando quadro de cansaço intenso descrito por “prostração profunda”, tristeza, perda de peso, prejuízo na atenção e concentração, insônia terminal e piora dos sintomas no período matutino. Contou que, nas últimas semanas desse episódio, passou a faltar aos seus plantões, algo que jamais acontecera em seu histórico laboral. Após consulta com psiquiatra, foi diagnosticada com transtorno depressivo maior com características melancólicas e iniciou uso de venlafaxina XR 150 mg pela manhã. Um mês depois, retornou ao psiquiatra. Enquanto aguardava na sala de espera, sorridente, conversava com as pessoas e fazia piadas com o secretário, embora não tivesse intimidade com ele. Ao entrar no consultório, abraçou o psiquiatra e lhe deu um beijo no rosto, agradecendo-o pela “pílula da felicidade”. Informou que, nas últimas três semanas, “estava feliz como nunca havia se sentido em toda a sua vida, namorando dois colegas do hospital e com disposição para namorar mais”, dormia apenas 4 horas por dia, mas acordava disposta e mantinha suas atividades laborativas das 7 às 21 horas. Diante da situação, o psiquiatra optou pela suspensão da venlafaxina e agendou uma reavaliação para duas semanas. A paciente retornou ao consultório após um mês, sem medicação, sem qualquer alteração em relação à última avaliação.

A respeito desse caso clínico, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1084029 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca da saúde do idoso, julgue os itens a seguir.

I Nos idosos, o transtorno depressivo maior é mais frequente que na população geral, manifestando-se habitualmente por meio de queixas somáticas. Na população geriátrica, os quadros depressivos são mais facilmente reconhecidos, sobretudo pelos clínicos gerais na atenção primária.
II O risco de suicídio entre a população idosa é superior a esse tipo de risco entre a população geral.
III A demência vascular é prevalente entre os homens, e, neles, os sintomas neurológicos focais são mais frequentes quando comparados com os da demência do tipo Alzheimer.
IV Os transtornos psiquiátricos refratários e as comorbidades clínicas prevalecem na população idosa, portanto, considerando-se as alterações na sensibilidade do órgão final ou sítio receptor das medicações, em idosos, recomenda-se, como regra geral, o uso de doses maiores das medicações psicotrópicas.
V Achado na ressonância nuclear magnética de atrofia do lobo temporomedial é característica da demência vascular.

Estão certos apenas os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1084030 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando os aspectos psiquiátricos que envolvem a saúde da mulher e o seu ciclo reprodutivo, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1084037 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

A respeito do transtorno factício ou síndrome de Münchhausen, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Salvar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.