Simulados Medicina Oncologia

Exercícios de Oncologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço (EsFCEx VUNESP)

Simulado com questões de prova: Exercícios de Oncologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço (EsFCEx VUNESP). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 14 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q1067602 | Medicina, Oncologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, EsFCEx, VUNESP, 2024

Paciente de 35 anos de idade vem a consulta com queixa de nódulo logo a frente da orelha, de crescimento progressivo e lento há cerca de oito anos, mas que há cerca de três meses notou endurecimento, aumento mais rápido do crescimento e dor local. Não há sinais de paralisia facial. Exame de imagem (ultrassonografia) mostrou lesão em parótida direita de contornos irregulares, heterogênea e com linfonodos periglandulares arredondados e com perda do hilo. A citologia obtida por punção aspirativa mostrou “supeita de malignidade” e foi indicada parotidectomia.
Durante a dissecção do nervo facial foi localizado o tronco, mas os ramos principais parecem estar aderidos ao tumor.
Frente a esses dados, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1067603 | Medicina, Oncologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, EsFCEx, VUNESP, 2024

Os adenomas pleomórficos podem apresentar recorrência após seu tratamento e a abordagem dessa condição apresenta características específicas. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1067604 | Medicina, Oncologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, EsFCEx, VUNESP, 2024

Paciente submetida a tireoidectomia parcial por nódulo de 3,0 cm no maior diâmetro em lobo direito da tireoide indicada por citologia oncótica obtida por punção aspirativa por agulha fina guiada por ultrassonografia, mostrando o resultado de “neoplasia folicular”. Durante o procedimento foi realizada biópsia de congelação que foi negativa para neoplasia. No retorno no 7ºdia de pós-operatório, o exame anátomo patológico definitivo mostrou tratar-se de carcinoma folicular, limitado a tireoide, estadiado como pT2.
A conduta mais adequada seria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1067605 | Medicina, Oncologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, EsFCEx, VUNESP, 2024

Na reconstrução dos defeitos criados por ressecções dos lábios, alguns cuidados devem ser tomados para a manutenção da função e estética, após ser assegurada a margem oncológica adequada.
Dessa forma, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1067608 | Medicina, Oncologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, EsFCEx, VUNESP, 2024

A preservação da órbita, nos casos de tumores do seio maxilar localmente avançados, quando oncologicamente segura, preserva a qualidade de vida do paciente.

Dentre as alternativas a seguir, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1067609 | Medicina, Oncologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, EsFCEx, VUNESP, 2024

Qual das situações a seguir listadas é uma contraindicação formal para o tratamento endoscópico dos tumores malignos envolvendo a base do crânio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1067610 | Medicina, Oncologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, EsFCEx, VUNESP, 2024

Paciente portador de carcinoma epidermoide de seio maxilar com extensão para as placas pterigoideas, fossa infratemporal, soalho da orbita sem comprometer gordura periorbitária e extensão para a nasofaringe, além de metástases linfonodais cervicais, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1067611 | Medicina, Oncologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, EsFCEx, VUNESP, 2024

É(São) contraindicação(ões) absoluta(s) para a ressecção com auxílio de cirurgia robótica transoral dos tumores da base da língua:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1067612 | Medicina, Oncologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, EsFCEx, VUNESP, 2024

Nos carcinomas da orofaringe operados há fatores que indicam risco mais elevado para recorrências com base em achados anatomopatológicos. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1067613 | Medicina, Oncologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, EsFCEx, VUNESP, 2024

Numa paciente com um carcinoma de tonsila palatina esquerda com cerca de 2,0 cm no maior diâmetro sem linfonodos metastáticos evidenciados ao exame clínico ou exames de imagem, a ressecção transoral pode ser realizada se o paciente tiver condições clínicas e outras especificas. Dentre as listadas a seguir, qual a correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1067615 | Medicina, Oncologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, EsFCEx, VUNESP, 2024

Os tumores malignos da nasofaringe possuem características que os diferenciam dos demais sítios primários das vias aerodigestivas superiores. Dentre essas características, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1067619 | Medicina, Oncologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, EsFCEx, VUNESP, 2024

Paciente de 45 anos de idade vem a consulta por um abaulamento cervical localizado na região submandibular esquerda, com cerca de 4,5cm no maior diâmetro. O paciente não tem outras queixas e não se lembra de quando a lesão surgiu. Ao exame, a lesão tem consistência fibrosa, pouco móvel aos planos profundos. Foi solicitada punção aspirativa por agulha fina guiada por ultrassom cujo laudo foi citológico “proliferação fusocelular”. O exame de imagem solicitado foi uma ressonância magnética que mostrou uma lesão bem delimitada, homogênea e com sinal alto em T2, deslocando os vasos carotídeos posteromedialmente e a veia jugular interna posterolateralmente.

Com esses dados, a hipótese diagnóstica mais provável é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1067620 | Medicina, Oncologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, EsFCEx, VUNESP, 2024

O tratamento cirúrgico de tumores neurogênicos e de paragangliomas na área de cabeça e pescoço pode levar a sequelas e risco de complicações operatórias severas. Dessa forma, deve-se proceder com cautela e o diagnóstico deve ser o mais acurado possível.

Nesse cenário, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1067621 | Medicina, Oncologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, EsFCEx, VUNESP, 2024

Paciente portador de carcinoma epidermoide de pele cervical com cerca de 7,0 cm no maior diâmetro, envolvendo a pele da região submandibular e adjacências, foi submetido à ressecção ampla da lesão com esvaziamento cervical radical em virtude da presença de invasão do musculo esternocleidomastoideo e metástases linfonodais clinicamente evidentes em níveis II e V.
Qual das opções de reconstrução a seguir listadas, está contraindicada nesse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.