Simulados Administração Geral Gestão Estratégica

Prova de Gestão Estratégica para Analista Administrativo – HEMOBRÁS

Simulado com questões de prova: Prova de Gestão Estratégica para Analista Administrativo – HEMOBRÁS. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 13 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q1052220 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Uma organização utiliza a Matriz BCG para gerenciar seus projetos e identificar quais precisam de maior atenção ou investimento. A empresa avaliou seus programas da seguinte maneira:

Programa A: tem alta participação em um mercado cujo crescimento é baixo e está diminuindo;
Programa B: tem baixa participação em um mercado com alto crescimento, mas não apresenta condições de aumentar sua participação no mercado;
Programa C: tem alta participação em um mercado com grande crescimento;
Programa D: tem baixa participação em um mercado de baixo crescimento.

Considerando as características de cada programa, analise as afirmativas a seguir.

I. O Programa A deve ser mantido e otimizado, buscando maximizar os lucros antes de decidir descontinuá-lo, já que ele está em um mercado com baixo crescimento e pode gerar receita significativa enquanto mantiver a sua participação alta.
II. O Programa B deve ser avaliado para decidir se vale a pena investir mais recursos para tentar aumentar sua participação ou se deve ser descontinuado, já que não tem potencial para aumentar sua participação no mercado de crescimento alto.
III. O Programa C deve receber investimento substancial para aproveitar o alto crescimento do mercado e consolidar a liderança, já que está em um mercado com grande crescimento e tem alta participação.
IV. O Programa D deve ser minimizado ou descontinuado, já que está em um mercado com baixo crescimento e com baixa participação, não justificando novos investimentos.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1052223 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Segundo Chiavenato (2020), gestão do conhecimento é o processo de criar, compartilhar e alavancar o conhecimento dentro de uma organização para gerar vantagens competitivas sustentáveis. A cultura organizacional desempenha um papel decisivo na gestão do conhecimento por ser um elemento peculiar e essencial. Ela se refere ao conjunto de crenças e comportamentos formados por sentimentos, normas e expectativas compartilhadas e percebidas pelos membros da instituição. Funcionando como um sistema compartilhado por todos, mas intuitivo e orgânico, essa cultura varia de organização para organização, o que exige compreensão e habilidade para transitar por suas particularidades. Sem uma cultura de compartilhamento, a gestão do conhecimento se torna inviável, comprometendo os resultados pretendidos e fazendo com que as organizações se tornem fracassadas intelectualmente. Diante do exposto, na implementação da gestão do conhecimento, a cultura organizacional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1052225 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A Companhia de energia sustentável, uma empresa pública responsável pela geração de energia limpa, está desenvolvendo um plano estratégico para fortalecer sua governança corporativa e alinhar suas operações aos princípios de Environmental, Social and Governance (ESG). Durante uma reunião do conselho, foi discutido que a transparência e o relacionamento ético com stakeholders são essenciais para o cumprimento de suas metas de longo prazo. Sobre o alinhamento da companhia aos princípios de ESG e à governança corporativa: “ao adotar práticas de ESG, a companhia deve garantir a ______________________________________________________; pois isso promove confiança dos investidores, melhora a gestão dos riscos ambientais e sociais e fortalece a governança corporativa.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1052227 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Conhecer a atuação da Hemobrás, revelada nos seus macroprocessos principais, que indicam a geração de valor para ela e para a sociedade, é muito importante para manter vivo o sentido do trabalho de todos que nela atuam e a esperança de melhores dias para os cidadãos que dependem dos produtos por ela fabricados. A Hemobrás apresenta os seguintes focos estratégicos: FOCO I – Produção de medicamentos na fábrica da Hemobrás; FOCO II – Sustentabilidade econômica, social e ambiental; e FOCO III – Modelo de gestão e governança adequado aos desafios da empresa. Em relação aos macroprocessos e à criação de valor atinentes aos focos estratégicos de empresas, analise as afirmativas a seguir.

I. Os macroprocessos definem, distinguem, englobam e explicam as principais atribuições desempenhadas pela empresa. Eles envolvem, geralmente, mais de uma função na estrutura organizacional e evidenciam, de forma ampla, como a empresa funciona.
II. Empresas, em todo cenário industrial, estão buscando alcançar a sustentabilidade, que é uma metáfora poderosa, mas uma meta facilmente alcançável.
III. Sustentabilidade implica, também, a capacidade de renovação e longevidade de planos de negócios adaptáveis às circunstâncias mutáveis.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1052229 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A Hemobrás é uma empresa estatal extremamente importante para a área de saúde, haja vista que os medicamentos por ela produzidos serão destinados ao tratamento de uma ampla gama de doenças e referidos medicamentos apresentam preços de aquisições elevados devido às condições e à estrutura de mercado atualmente existente. Por isso, desenvolver e aplicar metodologias de gestão dos planos estratégicos e operacionais e utilizar essas metodologias para aperfeiçoar processos e analisar dados de maneira quantitativa e qualitativa, em busca de maior e melhor produção com menor custo, deve ser um trabalho contínuo dentro das organizações contemporâneas, inclusa a Hemobrás. Nesse sentido, surge o Six Sigma (Seis Sigma) e, com ele, o “Six Sigma Green Belt” – certificação mais conhecida do Lean Six Sigma. A respeito do Six Sigma, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1052236 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Considerando que o planejamento é a base para as demais funções administrativas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1052363 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Tendo em vista a importância da cultura na formação de um bom clima no ambiente de trabalho para a melhor execução das atividades propostas aos colaboradores e, consequentemente, obtenção do retorno desejado pela organização, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os tipos de culturas existentes definem melhor a organização; se a cultura apresenta a sua essência de modo compartilhado por todos de maneira ampla, a organização possui uma cultura forte, pois ela tem mais facilidade de influenciar no comportamento dos membros da organização, fazendo com que eles sejam mais comprometidos com a empresa.
( ) Cada organização possui características próprias que estão em constante mudança, pois a empresa deve se preocupar em acompanhar a evolução e a dinâmica do mercado, fazendo da cultura organizacional um instrumento para construir seu diferencial competitivo.
( ) O comportamento do indivíduo nas organizações, as atitudes predominantes, as pressuposições subjacentes, as aspirações e os assuntos relevantes nas interações entres os membros não fazem parte da cultura da organização.
( ) A cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de eles gostarem ou não delas.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1052432 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Uma empresa de médio porte está avaliando a criação de um plano de gerenciamento de riscos corporativos. Durante uma reunião, o gestor propõe que o apetite ao risco seja alto em todas as áreas, visando maior agressividade nos investimentos. De acordo com o COSO ERM 2017, qual deve ser a abordagem correta para determinar o apetite ao risco?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1052433 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Uma empresa global identificou um risco estratégico relacionado à entrada de novos concorrentes em um mercado emergente. À luz da ISO 31000, assinale a alternativa que representa a melhor abordagem para tratar esse risco.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1052440 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Com base na NBR ISO 37301 (Sistema de Gestão de Compliance), analise as afirmativas a seguir.

I. O sistema de compliance deve estar alinhado com os objetivos estratégicos da organização.
II. A implementação do sistema é opcional, conforme o porte da empresa.
III. O sistema de compliance deve considerar a cultura organizacional.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1052453 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Negociações em ambiente externo requerem habilidades que podem ser treinadas. Portanto, negociadores habilidosos não agem de improviso, eles se utilizam de métodos e de técnicas. Entre inúmeras técnicas e métodos de negociações existentes, aplicáveis a contextos internacionais, a mais conhecida é o Modelo PON (Projeto de Negociações ou Project on Negotiations). O PON é um modelo de negociações desenvolvido na Universidade de Harvard (EUA), para aperfeiçoamento de processos de negociações, mediações e resoluções de conflito. O modelo preconiza que os negociadores procurem, sempre que possível, transformar uma barganha distributiva em uma barganha integrativa. Sobre os aspectos relacionados a estratégias de negociação e gestão de parcerias internacionais, o modelo PON preconiza a adoção de quatro princípios fundamentais; assinale aquele que NÃO está condizente com o modelo citado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1052467 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Parcerias estratégicas possibilitam que as instituições foquem em suas competências e se diferenciem no mercado internacional. O ingresso no mercado externo possui peculiaridades frente às diferentes regulamentações e, por isso, o desenvolvimento e a gestão de parcerias estratégicas globais desempenham importante papel na redução dos obstáculos e na potencialização dos benefícios da internacionalização. A esse respeito, é correto afirmar que, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1053747 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A continuidade de negócios é um princípio essencial para garantir a estabilidade e a resiliência das operações em uma organização. A implementação de um Plano de Continuidade de Negócio (PCN) deve ser feita de forma sistemática e contínua, abordando desde a análise de riscos até a definição de estratégias de recuperação. Considerando que a eficácia do PCN depende de sua capacidade de adaptação a novos cenários e desafios organizacionais, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.