Simulados Direito Constitucional Direitos Políticos

Questões de Direitos Políticos - Direito Constitucional (TRE MG)

Simulado com questões de prova: Questões de Direitos Políticos - Direito Constitucional (TRE MG). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 7 questões
🙂 Fácil
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q427318 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Técnico Judiciário, TRE MG, CONSULPLAN

“G é governador do estado Y e pretende candidatar?se ao Senado.” Nesse caso, de acordo com as normas constantes da Constituição Federal, deverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q429385 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Técnico Judiciário, TRE MG, CONSULPLAN

"Hélio, após longa carreira profissional na área de Exatas, resolve mudar o seu rumo e realizar um curso de Ciência Política tendo se deparado com o estudo das diversas formas de sufrágio já adotadas no país. Ficou surpreso ao verificar que a existência de bens de raiz (ou imóveis) já constou como requisito para o exercício do voto, bem como a proibição de participação dos mendigos no processo de votação." Esse sistema antigo foi superado pelas modernas Constituições e, atualmente, vigora a forma de sufrágio considerada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q435569 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Técnico Judiciário, TRE MG, CONSULPLAN

“Esculápio é médico radicado em município situado em região metropolitana de intensa atividade econômica há longos anos. Após ser diagnosticado com nível elevado de estresse, resolve transferir as suas atividades para o município W que possui cerca de cinco mil habitantes, passando a levar uma vida mais pacata. O médico integra?se por completo à sociedade local e decide contribuir para a atividade política, criando uma associação destinada a fiscalizar a atividade política. Um dos atos encampados pela sua associação foi o de solicitar ao Juiz com competência eleitoral a realização de prova de escolaridade básica com o intuito de comprovação da situação de eleitores e candidatos como analfabetos.” Esse controle sobre a atuação política do analfabeto decorre do regime constitucional que estipula o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q436053 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Técnico Judiciário, TRE MG, CONSULPLAN

“Fábio tem ciência de irregularidades na eleição proporcional ocorrida no estado Y e deseja obter informações sobre os requisitos para a impugnação de mandato eletivo. Assim, consulta a advogada Deise, especializada na área, que lhe responde que, nos termos da Constituição Federal, o mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça _______________ no prazo de 15 dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso de poder econômico, corrupção ou fraude.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q436892 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Técnico Judiciário, TRE MG, CONSULPLAN

O voto é o instrumento do exercício do direito de sufrágio. De acordo com a Constituição Brasileira, analise as afirmativas acerca do voto.

I. É um direito público objetivo, que garante a representação do eleitor.

II. É função política e social de soberania popular na democracia representativa.

III. É um dever de todo cidadão brasileiro, de comparecer à eleição e votar.

IV. É um direito?dever que representa a capacidade eleitoral ativa.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q440122 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Técnico Judiciário, TRE MG, CONSULPLAN

“O requerimento de alistamento eleitoral será preenchido no cartório eleitoral de acordo com os dados constantes do _______________ apresentado pelo eleitor, através do qual se infira a _______________ brasileira; o brasileiro _______________ que não se alistar até os 19 anos incorrerá em multa.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q443356 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Técnico Judiciário, TRE MG, CONSULPLAN

“Hélio, após longa carreira profissional na área de Exatas, resolve mudar o seu rumo e realizar um curso de Ciência Política tendo se deparado com o estudo das diversas formas de sufrágio já adotadas no país. Ficou surpreso ao verificar que a existência de bens de raiz (ou imóveis) já constou como requisito para o exercício do voto, bem como a proibição de participação dos mendigos no processo de votação.” Esse sistema antigo foi superado pelas modernas Constituições e, atualmente, vigora a forma de sufrágio considerada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.