Simulados Segurança e Saúde no T... Medicina do Trabalho

Prova de Medicina do Trabalho – Segurança e Saúde (DATAPREV/FGV)

Simulado com questões de prova: Prova de Medicina do Trabalho – Segurança e Saúde (DATAPREV/FGV). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 9 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q1037278 | Segurança e Saúde no Trabalho, Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Paciente jovem, sexo feminino, adentrou no serviço de medicina do trabalho da empresa com queixa de dor abdominal desde ontem à noite, inicialmente periumbilical e posteriormente localizada na fossa ilíaca direita, acompanhada de febre moderada (37,5° a 38°C), alteração do ritmo intestinal, náuseas e vômitos, hipersensibilidade na fossa ilíaca direita com Blumberg positivo. Hemograma de admissão revelou leucocitose de 12mil, neutrofilia, desvio para a esquerda, ausência de eosinófilos e velocidade de hemossedimentação aumentada.
Pela descrição do quadro, a hipótese diagnóstica mais provável é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1037279 | Segurança e Saúde no Trabalho, Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Paciente do sexo masculino, 56 anos de idade, hipertenso, foi acometido por dor retroesternal súbita, com irradiação para a face interna do braço esquerdo, de forte intensidade, acompanhada de agitação psicomotora, náuseas e vômitos. Ao exame físico apresentava hipotensão arterial severa, palidez cutâneo mucosa, pele fria e úmida. Eletrocardiograma de admissão revelou supradesnivelamento de ST e alterações eletrocardiográficas típicas registradas de V1 a V6.
O quadro clínico apresentado sugere que o paciente esteja sendo acometido por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1037280 | Segurança e Saúde no Trabalho, Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Paciente do sexo masculino, jovem, sem antecedentes patológicos importantes, procurou atendimento médico na UPA, com história de febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, acompanhada de cefaleia, prostração, dores musculares e articulares, atrás dos olhos e exantema difuso, com prurido moderado, há cerca de cinco dias. Revelou ainda que percebeu a remissão da febre, mas surgiram manifestações hemorrágicas espontâneas, como sangramento nasal moderado e manchas vermelhas no corpo. Ao exame físico apresentava-se afebril, ansioso, escleróticas anictéricas, hipotenso, com resíduos de sangue vivo nas fossas nasais e petéquias difusas. Ausência de manifestações neurológicas. Hemograma completo de urgência revelou plaquetopenia abaixo de 100 mil/milímetro cúbico.
Diante do histórico apresentado, a hipótese diagnóstica mais provável é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1042734 | Segurança e Saúde no Trabalho, Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

A probabilidade de um indivíduo apresentar hipertensão arterial (HA) ao longo de sua vida é de quase 90%. A HA é considerada um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, aumentando o risco de desenvolver insuficiência coronária e cardíaca, hipertrofia do ventrículo esquerdo, acidente vascular cerebral e insuficiência renal crônica. A adoção de práticas de vida saudáveis por parte de todas as pessoas é essencial para prevenir o desenvolvimento de HA, já que elas reduzem a pressão arterial, aumentam a eficácia da terapia medicamentosa e diminuem o risco cardiovascular. A combinação de dois ou mais itens no estilo de vida das pessoas, está associada a melhores resultados no tratamento não medicamentoso.
A melhor combinação dessas medidas preventivas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1042735 | Segurança e Saúde no Trabalho, Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Clarice é digitadora de uma instituição financeira há 3 anos, e procurou o Setor de Medicina do Trabalho da empresa queixando-se de dor à movimentação do punho D, edema local e redução da força muscular com a mão D. Foram solicitados raios X e ultrassonografia do punho D, além de eletromiografia do membro superior D, tendo sido medicada com associação de analgésico e anti-inflamatório. Já se passaram 35 dias da realização dos exames, cujos resultados foram recebidos pelo setor de medicina do trabalho, e até a presente data a colaboradora não foi chamada para conhecer os mesmos, e nem o provável diagnóstico.
Diante do exposto, a conduta do Setor está
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1048523 | Segurança e Saúde no Trabalho, Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Clarice gozou férias corridas de 30 dias, e conseguiu com sua chefia alongamento por mais sete dias de descanso, por meio do banco de horas, quando sofreu queda da própria altura, que ocasionou fratura na tíbia D. Ao retornar ao trabalho, foi encaminhada ao setor de medicina do trabalho, para realizar o exame médico de retorno ao trabalho.
Com base nessa situação, a decisão correta para o médico do trabalho é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1048532 | Segurança e Saúde no Trabalho, Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Após a aquisição de uma empresa tradicional por um moderno administrador, foram feitas várias melhorias, como a instalação de mobília ergonômica, melhoria na iluminação, criação de um refeitório supervisionado por nutricionista, implantação de ginástica laboral, capacitação dos trabalhadores em novas tecnologias e contratação de assistência médica, odontológica e de atenção a doentes crônicos. Uma pesquisa de satisfação revelou:

1. Instalações físicas: 87% de aprovação 2. Refeitório: 92% de aprovação 3. Ginástica laboral: 76% de aprovação 4. Clima Organizacional e Capacitação: 85% de aprovação 5. Absenteísmo: redução de 70% 6. Assistência médica, odontológica e de atenção a doentes crônicos: 94% de aprovação

Com base nesses resultados, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1048534 | Segurança e Saúde no Trabalho, Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Para bem conduzir a gestão em Segurança e Saúde Ocupacional, o empregador deve promover a capacitação e o treinamento dos trabalhadores, em conformidade com o disposto nas NRs.
Assim sendo, quando diante da hipótese de ocorrer mudança nos procedimentos, nas condições ou operações de trabalho, que impliquem em alteração dos riscos ocupacionais, ou por ocorrência de acidente grave ou fatal, ou ainda, após retorno de trabalhador afastado do trabalho por período superior a 180 dias, cabe ao empregador, com relação aos trabalhadores envolvidos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1048537 | Segurança e Saúde no Trabalho, Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Os solventes são amplamente utilizados nas indústrias, tanto em processos de fabricação quanto na aplicação de produtos como tintas e adesivos, ou em limpeza e desengraxamento. Eles podem causar efeitos no organismo, desde ação narcótica no SNC, até lesões no fígado, rins e sistema hematopoiético, resultando em anemia, leucopenia e leucemia.
Com relação aos solventes halogenados (como tricloroetileno, clorofórmio e tetracloreto de carbono), as complicações mais adversas incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.