Simulados Comunicação Social Assessoria de Comunica...

Provas de Assessoria de Comunicação – DATAPREV (FGV)

Simulado com questões de prova: Provas de Assessoria de Comunicação – DATAPREV (FGV). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 6 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q1037209 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

O Boletim Light, fundado por um grupo de funcionários da Light em 1925 e publicado por três anos, aparece em várias fontes como o primeiro jornal interno brasileiro. Outra publicação precursora do jornalismo empresarial brasileiro é a Revista Nossa Estrada, publicada pelos funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana em 1929. Mas, para Gaudêncio Torquato, ambos não podem ser vistos como exemplos típicos do jornalismo empresarial nos moldes atuais porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1037211 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Para compreender a função e o comportamento dos jornalistas que trabalham nas assessorias de imprensa e na mídia, é preciso comparar os costumes, os hábitos e o cotidiano de cada um deles.
Eles estão temporariamente atuando em fronts diferentes, por isso cabe ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1037212 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Sala de Imprensa pode ser definida como o ambiente digital concebido para relacionamento e apoio a produtores de conteúdo noticioso ou informativo.
Por isso, ela deve ter algumas características e funcionalidades, a exceção de uma das opções. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1037213 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Na preparação e distribuição dos releases, é necessário tomar alguns cuidados. Sobre eles, leia o texto a seguir:
É fundamental o uso da técnica de redação jornalística. O conteúdo deve ser sintetizado pelo aspecto mais importante no _______. Deve-se apresentar um “________”, algo que “segure” o interesse pelo assunto, para estimular a continuidade da leitura. É importante identificar a pessoa que costuma decidir a pauta, o ____________. Devido à grande rotatividade nas redações, é necessário manter o _________atualizado, identificando corretamente o nome e o cargo do destinatário do release. Entrar em contato direto como jornalista para confirmar o recebimento, o chamado ___________, só deve ser feito em situações especiais. O assessor deve saber o máximo possível sobre cada assunto para facilitar o atendimento, caso um jornalista busque informações adicionais.
(DUARTE, 2018, adaptado)

Assinale a opção que completa corretamente o texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1042697 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Para Bueno (2015), “o clipping, como unidade isolada, não agrega valor ao trabalho de relacionamento com a mídia, porque ele só gera conhecimento quando comparado, enquanto produto, ao processo global que lhe deu origem”. Nesse contexto, o autor propõe duas formas básicas de realizar esse trabalho: (1) a análise tópica de um esforço de divulgação, e (2) a auditoria de imagem propriamente dita.
Sobre o segundo, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1051148 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Sobre a importância da mídia tradicional na atualidade, leia o texto a seguir:
Apesar da efervescência das redes sociais e das informações e opiniões dos portais de jornalismo, muitos assessores e assessorados ainda apostam em veículos tradicionais. Pode ___________. A chamada mídia dominante fornece conteúdo ___________ para outras plataformas, é clipada, alcança certo grupo de clientes, autoridades, dirigentes, fornece certa _______________ pois o critério de seleção do conteúdo é mais __________. Mas é preciso atenção ao fato de que o acesso à informação tem cada vez mais um ingrediente de aleatoriedade entre consumidores e cidadãos que reclamam e mostram as mazelas de produtos e na prestação de serviços; é preciso ir muito além. Sentar para ler um jornal, ver um noticiário de TV, comprar uma revista em banca são rotinas __________________ do que abrir as redes sociais digitais para saber o que os amigos postaram ou o (a) ___________ selecionou para a timeline.
(DUARTE et al, 2018, adaptado)

Assinale a opção que completa corretamente o texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.