Simulados Português Morfologia

Prova de Morfologia – Português – DPE RJ (FGV) – Técnico Médio

Simulado com questões de prova: Prova de Morfologia – Português – DPE RJ (FGV) – Técnico Médio. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 6 questões
Muito Difícil
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q681924 | Português, Morfologia, Técnico Médio de Defensoria Pública, DPE RJ, FGV, 2019

Texto associado.
Texto 4
“Nos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial, alguns escritores, pressentindo certamente a era tecnológica que se avizinhava e o conflito bélico que abalaria as raízes de um universo ainda estruturado com base na Nação-Estado, dedicaram-se à antevisão do mundo do futuro. H.G. Wells, Aldous Huxley, George Orwell, entre outros, iniciando a série de Science-fiction, procuraram descrever a sociedade do futuro, como uma projeção das linhas que as descobertas científicas indicavam como prováveis. Em todas essas profecias havia uma constante: o mundo novo não conheceria mais a liberdade, pelo menos com a latitude e o
conceito que dela então se tinha”. 

(L. G. Nascimento Silva. A liberdade e o computador. Revista brasileira de estudos pedagógicos. Rio de Janeiro, nº 116, 1969)
No texto 4, há uma série de fragmentos de orações adjetivas sublinhados; o adjetivo que substitui adequadamente um desses fragmentos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q686065 | Português, Morfologia, Técnico Médio de Defensoria Pública, DPE RJ, FGV, 2019

Uma reportagem que abordava a delinquência juvenil trazia a seguinte frase: “A maioria desses jovens vivem à custa dos pais”. A palavra custa traz sentido diferente de custas no plural, empregada na linguagem jurídica; o exemplo abaixo em que a possível mudança de sentido NÃO ocorre com a passagem do singular para o plural é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q689773 | Português, Morfologia, Técnico Médio de Defensoria Pública, DPE RJ, FGV, 2019

Texto associado.
Texto 3 
“Perseguido pelo branco, o negro no Brasil escondeu as suas crenças nos terreiros das macumbas e dos candomblés. O folclore foi a válvula pela qual ele se comunicou com a civilização branca, impregnando-a de maneira definitiva. As suas primitivas festas cíclicas – de religião e magia, de amor, de guerra, de caça e de pesca... – entremostraram-se assim disfarçadas e irreconhecíveis. O negro aproveitou as instituições aqui encontradas e por elas canalizou o seu inconsciente ancestral: nos autos europeus e ameríndios do ciclo das janeiras, nas festas populares, na música e na dança, no carnaval...” (Luís da Câmara Cascudo. Antologia do folclore brasileiro - Volume I. São Paulo, Martins, 1956) 

Os termos sublinhados no texto 3 são conectores; o sentido INADEQUADO de um desses conectores é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q690880 | Português, Morfologia, Técnico Médio de Defensoria Pública, DPE RJ, FGV, 2019

Na tentativa de dar concisão, muitas orações adjetivas podem ser substituídas por adjetivos; a opção abaixo em que essa substituição foi corretamente realizada é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q691511 | Português, Morfologia, Técnico Médio de Defensoria Pública, DPE RJ, FGV, 2019

Texto associado.
Texto 4
“Nos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial, alguns escritores, pressentindo certamente a era tecnológica que se avizinhava e o conflito bélico que abalaria as raízes de um universo ainda estruturado com base na Nação-Estado, dedicaram-se à antevisão do mundo do futuro. H.G. Wells, Aldous Huxley, George Orwell, entre outros, iniciando a série de Science-fiction, procuraram descrever a sociedade do futuro, como uma projeção das linhas que as descobertas científicas indicavam como prováveis. Em todas essas profecias havia uma constante: o mundo novo não conheceria mais a liberdade, pelo menos com a latitude e o
conceito que dela então se tinha”. 

(L. G. Nascimento Silva. A liberdade e o computador. Revista brasileira de estudos pedagógicos. Rio de Janeiro, nº 116, 1969)
O emprego do tempo verbal (texto 4) “abalaria” mostra o seguinte valor semântico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q693601 | Português, Morfologia, Técnico Médio de Defensoria Pública, DPE RJ, FGV, 2019

“Até mesmo de um corpúsculo disforme pode sair um espírito realmente forte e virtuoso”. Nessa frase, há uma forma diminutiva de corpo; a frase abaixo em que o diminutivo sublinhado perdeu o sentido original de diminutivo e passou a significar outra realidade é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.