Simulado: Pedagogia: Temas Educacionais Pedagógicos – FGV – Classe A

responda às questões deste simulado e clique em 'corrigir' ao final para conferir seu desempenho nesta prova.

Publicidade
Ensino Superior
13 questões
1
Questão

Relacione as características educacionais com as concepções pedagógicas condizentes.

1. Sócio-interacionista.

2. Reggio Emilia.

3. Montessoriana.

4. Waldorf.

( ) A educação é baseada na autoexpressão e na participação ativa da criança em um ambiente rico em estímulos, com o professor atuando enquanto observador e facilitador.

( ) O desenvolvimento integral do aluno ocorre por meio de experiências artísticas e contato com a natureza, seguindo as fases do desenvolvimento humano.

( ) A autonomia da criança é incentivada desde cedo, com materiais estruturados e um ambiente preparado para que ela aprenda no seu próprio ritmo.

( ) O conhecimento é construído pela interação entre coletividade e meio, com o professor atuando como mediador da apropriação que a criança faz desse patrimônio.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.

2
Questão
O construtivismo é um paradigma pedagógico amplo que redefiniu a educação tradicional ao repensar a dinâmica do processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a opção que não indica uma característica do construtivismo.
3
Questão
A distância entre os conceitos e o concreto é o problema a que volto quando penso na questão da linguagem na sala de aula. Os conceitos deveriam estar associados a uma realidade concreta, mas não estão, o que cria um problema pedagógico. Quando os alunos chegam à universidade, sua experiência de linguagem é possivelmente muito mais a experiência de definir o concreto de sua existência e não uma experiência de dançar com os conceitos por si mesmos.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

No trecho acima, Paulo Freire destaca um desafio do papel de professor relacionado a diferenças no uso da linguagem. Assinale a opção que descreve corretamente a habilidade necessária ao professor para transpor o problema destacado.
4
Questão
Relacione as dimensões de uma formação integral com os respectivos exemplos de habilidades.

1. Social 2. Emocional 3. Ética 4. Cultural


( ) Apreciação e compreensão de diferentes manifestações artísticas e práticas.
( ) Autocontrole diante de situações adversas e desafios pessoais.
( ) Tomada de decisões considerando o impacto para além do interesse imediato.
( ) Facilidade em atuar junto a diferentes pessoas em um mesmo contexto.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
5
Questão
Lev Vygotsky desenvolveu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) para pensar o ritmo do processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a opção que descreve corretamente o conceito.
6
Questão
O processo de integração ocorre dentro de uma estrutura educacional que oferece ao aluno a oportunidade de transitar no sistema escolar — da classe regular ao ensino especial — em todos os seus tipos de atendimento. Trata-se de uma concepção de inserção parcial, porque o sistema prevê serviços educacionais segregados.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. (Adaptado.)

O trecho acima apresenta uma posição a respeito da ideia de integração.
Assinale a opção que indica uma ação contraposta a esta ideia.
7
Questão
“Percebemos que muitos professores ainda não recebem uma formação adequada. Mesmo aqueles que têm algum treinamento acabam focando apenas o eixo da cultura digital. Para esclarecer, a computação é baseada em três eixos: a cultura digital, que envolve a fluência no uso do computador; o mundo digital, que trata do entendimento sobre o funcionamento das tecnologias; e, por fim, o pensamento computacional, fundamental para a resolução de problemas, criação de produtos, inovação tecnológica e programação”.

Secretaria de Comunicação da Universidade de Brasília. Inteligência artificial na educação básica: um novo caminho para o futuro. Brasília, 10 mar. 2025. Disponível em UnB NOTÍCIAS.

Os três eixos mencionados acima se traduzem em competências necessárias para um ensino informado pela tecnologia.
Assinale a opção que exemplifica uma competência condizente com o eixo pensamento computacional.
8
Questão
As instituições de ensino brasileiras têm a responsabilidade de se articular e integrar junto às famílias dos alunos e à comunidade. Com relação ao tema, analise os itens a seguir.

I. A participação da comunidade em projetos pedagógicos deve ser incentivada por meios formais, como editais, e informais, como fóruns abertos de consulta.
II. A escola deve estruturar mecanismos institucionais, como conselhos participativos, para incluir a comunidade na tomada de decisões sobre projetos pedagógicos.
III. Cabe à direção da escola a responsabilidade por planejar e executar estratégias de integração com as famílias, enquanto os docentes são responsáveis pelos alunos.

É correto que se afirma em
9
Questão
O Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) é uma maneira de promover a colaboração entre os professores por meio da troca de experiências.
Assinale a opção que indica algo que não faz parte do HTPC.
10
Questão
O respeito, como valor ético fundamental da atividade docente, exige a capacidade de escuta e o reconhecimento das diferenças, mas também o estabelecimento de limites.
Assinale a opção que exemplifica corretamente o respeito.
11
Questão
Com relação à formação continuada de professores no século XXI, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A formação continuada tem como foco a integração de tecnologias digitais às práticas pedagógicas, garantindo que os professores acompanhem as inovações do mercado.
( ) A formação continuada eficaz pressupõe a articulação entre teoria e prática, com espaços para experimentação e ajustes conforme as demandas dos alunos.
( ) Programas de formação continuada devem ser orientados por modelos centralizados, garantindo uma uniformização na formação de professores no país.

As afirmativas são, respectivamente,
12
Questão
A participação pode ser enfocada em três níveis (interrelacionados): a institucional, que remete ao tipo de proposta feita para a elaboração do planejamento; a individual, que tem a ver com o grau do envolvimento da pessoa, possibilitando o resgate da condição de sujeito por parte do educador; a coletiva, relativa à organização dos sujeitos, que pode favorecer a que um conjunto de forças se articule em torno de uma mesma direção, o que aumenta as chances de que as coisas venham a se concretizar.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de EnsinoAprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2014.


O trecho acima destaca três sentidos de participação no contexto do projeto político-pedagógico (PPP).
Assinale a opção que exemplifica a participação institucional.
13
Questão
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) encarece o princípio da transversalidade para a abordagem de temas contemporâneos relevantes.
Assinale a opção que apresenta uma definição correta de transversalidade.
Publicidade