Simulados Pedagogia Teorias do Ensino e da...

Concurso FGV – Analista Legislativo: Teorias do Ensino (Pedagogia)

Simulado com questões de prova: Concurso FGV – Analista Legislativo: Teorias do Ensino (Pedagogia). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 6 questões
😐 Médio
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q321656 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Vygotsky considera a relação entre aprendizagem e desenvolvimento como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q321771 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

A construção de competências no âmbito da educação escolar está relacionada com o saber-fazer, de maneira que o indivíduo seja capaz de agir de forma determinada e eficiente diante das circunstâncias às quais é exposto.

Relacione os conteúdos responsáveis pela construção das competências, listados a seguir, às suas respectivas definições.

1. Atitudinais

2. Procedimentais

3. Conceituais

( ) Estão relacionados com a formação de valores a partir da informação recebida, a fim de que possa intervir na realidade a qual pertence. Aprender a viver juntos aprendendo a ser.

( ) Associam-se à construção de capacidades intelectuais relacionadas à operação de símbolos, imagens, ideias e representações. Aprender a conhecer.

( ) Referem-se à construção de instrumentos para analisar os resultados obtidos e os mecanismos que são colocados em ação para alcançar as metas propostas. Aprender a fazer.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q323446 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

As opções a seguir apresentam princípios sobre os quais o ensino será ministrado, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q324182 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Relacione os tipos de saberes docentes, listados a seguir, às situações específicas de cada um deles.

1 - Experiência

2 - Conhecimento

3 - Saberes Pedagógicos

( ) A metodologia de ensino do professor de Matemática parece estar favorecendo a aprendizagem dos alunos.

( ) O professor traz na memória suas lembranças dos professores que teve enquanto aluno.

( ) O professor de Geografia domina o conteúdo “Tipos de Relevo”.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q326969 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

A Educação Básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. A Educação Básica é formada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q327303 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Leia o fragmento a seguir.

“Trabalhar com competências é também abordá-la em suas múltiplas dimensões. Assim, a dimensão _______________ refere-se à relação que o indivíduo mantém com as pessoas que o cercam, à forma de se comunicar com elas, de considera-las, etc. Já a dimensão ______________ refere-se à relação que a pessoa mantém com ela mesma: seu autoconhecimento, sua autoestima, eu autocontrole, etc. Já a dimensão profissional está relacionada ao âmbito do trabalho no qual a pessoa trabalha e se desenvolve. E a dimensão ________________ refere-se à relação da pessoa com a sociedade em que vive.”

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.