Simulados Português Interpretação de Textos

Português – Interpretação de Textos – MPE RJ – Analista Processual

Simulado com questões de prova: Português – Interpretação de Textos – MPE RJ – Analista Processual. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 9 questões
😕 Difícil
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q99593 | Português, Interpretação de Textos, Analista Processual, MPE RJ, FUJB

Texto associado.

Imagem 005.jpg

“Ele fugiu de casa aos 7 anos para morar nas ruas de Porto Alegre”; a forma de reescrever-se essa frase do texto que altera o seu sentido original é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q99863 | Português, Interpretação de Textos, Analista Processual, MPE RJ, FUJB

Texto associado.


 

“Segundo o Fórum, o Censo Nacional de 2010 registrou que 132 mil crianças de 10 a 14 anos são provedoras de suas famílias, portanto, responsáveis pelos seus sustentos”.

A forma de reescrever-se esse segmento do texto em que houve alteração de sentido é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q100261 | Português, Interpretação de Textos, Analista Processual, MPE RJ, FUJB

Texto associado.

Imagem 005.jpg

O texto 5 é basicamente narrativo pois:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q101636 | Português, Interpretação de Textos, Analista Processual, MPE RJ, FUJB

Texto associado.

Imagem 002.jpg

Observe as três formas equivalentes de frases do texto:,

I . 71 milhões de crianças não estão matriculadas = 71 milhões de crianças não se matricularam.

II. 132 mil crianças são provedoras de suas famílias = 132 mil crianças provêm de suas famílias.

III. 132 mil crianças são responsáveis pelos seus sustentos = 132 mil crianças responsabilizam-se por seus sustentos.

A forma ou formas que conserva(m) o sentido do segmento original é (são):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q101825 | Português, Interpretação de Textos, Analista Processual, MPE RJ, FUJB

Texto associado.

Imagem 002.jpg

A alternativa em que a explicação do segmento destacado NÃO está adequada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q102317 | Português, Interpretação de Textos, Analista Processual, MPE RJ, FUJB

Texto associado.


 

“Segundo estimativa da OIT, 71 milhões de crianças da faixa etária do ensino fundamental e médio em todo mundo não estão matriculadas nas escolas”; a forma de reescrever-se essa frase que altera o seu sentido original é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q102459 | Português, Interpretação de Textos, Analista Processual, MPE RJ, FUJB

Texto associado.


 

O texto 1 já permite sua inserção entre os textos de tipo:
 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q103402 | Português, Interpretação de Textos, Analista Processual, MPE RJ, FUJB

Texto associado.

Imagem 003.jpg

A alternativa em que a troca de uma forma nominal por uma verbal está INADEQUADA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q103998 | Português, Interpretação de Textos, Analista Processual, MPE RJ, FUJB

Texto associado.

Imagem 003.jpg

Procurando explicar o que sejam as piores formas de trabalho infantil, pode-se definir o texto 3 como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.