Português•FGV•Ensino Médio•7 questões Desempenho Global0Resoluções0%Média---DificuldadeVer MaisEstatísticasResolver Mais Português + Fácil Português + FGV Português + MPE RJ Português FGV MPE RJ Sintaxe Técnico do Ministério Público Área Administrativa
Q1008682•Português•Sintaxe•FGV•MPE RJ•2025As opções a seguir mostram frases que foram reescritas com a introdução de um conectivo adequado em seu início. Assinale a frase em que esse conectivo é inadequado ao sentido da frase.✂️A)Não houve sorteio da rifa; os donos do quadro cancelaram o processo / Já que não houve sorteio da rifa, os donos do quadro cancelaram o processo.✂️B)Havia muita gente na praça; os bandidos não consumaram o assalto / Uma vez que havia muita gente na praça, os bandidos não consumaram o assalto.✂️C)O empregado não chegou no horário; tivemos que multá-lo / Apesar de o empregado ter chegado no horário, tivemos que multá-lo.✂️D)Esse jogador é muito bom, mas não foi convocado para a seleção / Mesmo sendo um jogador muito bom, não foi convocado para a seleção.✂️E)Muitas pessoas jogam lixo nas ruas; por isso elas ficam cada vez mais sujas / Em virtude de muitas pessoas jogarem lixo nas ruas, elas ficam cada vez mais sujas.
Q1008684•Português•Sintaxe•FGV•MPE RJ•2025Todas as frases a seguir mostram a modificação da voz passiva com auxiliar para voz passiva pronominal (com o pronome se). Assinale a frase em que houve erro na modificação.✂️A)É necessário que sejam construídos outros prédios / É necessário construírem-se outros prédios.✂️B)Foi modificado o projeto de aposentadoria / Modificou-se o projeto de aposentadoria.✂️C)Têm sido descobertas, nos dias de hoje, vacinas para doenças graves / Tem-se descoberto, nos dias de hoje, vacinas para doenças graves.✂️D)Seriam realizadas eleições no segundo semestre / Realizar-se-iam eleições no segundo semestre.✂️E)Foi importada, na semana passada, complicada aparelhagem odontológica / Importou-se, na semana passada, complicada aparelhagem odontológica.
Q1008688•Português•Sintaxe•FGV•MPE RJ•2025Assinale o par de frases a seguir cuja modificação de estrutura não traz mudança de significado.✂️A)Ele não prometeu visitar o museu / Ele prometeu não visitar o museu.✂️B)Até o porteiro admitiu que o morador exagerou / O porteiro até admitiu que o morador exagerou.✂️C)Disse finalmente que iria terminar o noivado / Finalmente disse que iria terminar o noivado.✂️D)Apenas o secretário não compareceu ao evento / O secretário apenas não compareceu ao evento.✂️E)Nós temos de terminar a tarefa um dia / Um dia temos de terminar a tarefa.
Q1032314•Português•Sintaxe•FGV•MPE RJ•2025Assinale a frase em que a substituição do termo sublinhado pelo pronome O ou LHE está correta.✂️A)O empregado ficou trancado no escritório e ninguém foi buscar o empregado / O empregado ficou trancado no escritório e ninguém LHE foi buscar.✂️B)Os meninos contaram o filme para os colegas / Os meninos O contaram para os colegas.✂️C)Devemos lembrar àquele policial que ele não pode fazer o que está fazendo / Devemos O lembrar que ele não pode fazer o que está fazendo.✂️D)Foi solicitado ao vendedor que trocasse o produto / Foi solicitado ao vendedor que O trocasse.✂️E)Entregamos as vacas ao fazendeiro / Entregamo-LO as vacas.
Q1032315•Português•Sintaxe•FGV•MPE RJ•2025Em todas as opções a seguir foram unidas duas frases com a ajuda do conectivo CUJO (e flexões). Assinale a opção em que isso foi feito de forma incorreta.✂️A)O turista dirigiu-se à delegacia policial. Sua mochila tinha sido roubada / O turista, cuja mochila tinha sido roubada, dirigiu-se à delegacia policial.✂️B)O técnico repreendeu o defensor. A atuação do defensor tinha sido péssima / O técnico repreendeu o defensor cuja atuação tinha sido péssima.✂️C)Jorge Amado é um romancista. Seus livros a todos agradam / Jorge Amado, cujos livros agradam a todos, é um romancista.✂️D)Jesus Cristo foi um líder. Suas palavras até hoje nos servem de guia / Jesus Cristo, cujas palavras nos servem de guia, foi um líder.✂️E)Gostaria que todos conhecessem o autor do livro. Considero sua obra uma verdadeira aula de como escrever / O livro, cujo autor gostaria que todos conhecessem, é uma verdadeira aula de como escrever.
Q1032318•Português•Sintaxe•FGV•MPE RJ•2025Juntamos as duas frases nas opções a seguir. Assinale a opção em que a junção foi feita de forma gramaticalmente adequada.✂️A)Estas são as regras da empresa. Devemos obedecer a essas regras / Estas são as regras que devemos obedecer.✂️B)Estes são os fatos. A imprensa deve lembrar-se deles / Estes são os fatos que a imprensa deve lembrar-se.✂️C)As provas do concurso foram fáceis. Nós nos referimos a elas / As provas de concurso, a que nós nos referimos, foram fáceis.✂️D)A cidade é muito provinciana. Você mora na cidade / A cidade que você reside é muito provinciana.✂️E)O ministro apresentou ideias novas. Discordamos das ideias do ministro / O ministro apresentou ideias novas que discordamos.
Q1032322•Português•Sintaxe•FGV•MPE RJ•2025Todas as opções abaixo mostram orações substantivas que foram substituídas por substantivos de significado equivalente. Assinale a opção em que essa substituição foi feita de forma inadequada.✂️A)Quem não cuida acaba perdendo o bem / o desleixado.✂️B)Quem vive sozinho acaba aborrecido / o solitário.✂️C)Quem aceita não muda nada / o conformado.✂️D)Quem se rebela não acata ordens / revolucionário.✂️E)Quem vive triste morre triste / o melancólico.