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Questões de Psicopatologia - Especialidade em Psicologia (CESPE/CE)

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1Q1016313 | Psicologia, Psicopatologia, Especialidade Psicologia, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Lucas, criança de 6 anos de idade, tem chamado a atenção de sua professora na escola por apresentar déficits em funções adaptativas, vocabulário reduzido, prejuízos no discurso, repetições de palavras monossilábicas e dificuldades de acatar regras na conversação e na contação de histórias. Preocupada com a situação, a professora solicita agendamento com a família.

Considerando o caso hipotético precedente, as contribuições da psicopatologia e o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5-TR), julgue o item a seguir.

Um dos sintomas apresentados por Lucas segundo o relato da professora é observado no transtorno da comunicação social pragmática.

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2Q1016314 | Psicologia, Psicopatologia, Especialidade Psicologia, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Lucas, criança de 6 anos de idade, tem chamado a atenção de sua professora na escola por apresentar déficits em funções adaptativas, vocabulário reduzido, prejuízos no discurso, repetições de palavras monossilábicas e dificuldades de acatar regras na conversação e na contação de histórias. Preocupada com a situação, a professora solicita agendamento com a família.

Considerando o caso hipotético precedente, as contribuições da psicopatologia e o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5-TR), julgue o item a seguir.

Caso Lucas fosse submetido a uma avaliação clínica na qual se constatasse a presença de déficits intelectuais, a associação destes aos déficits adaptativos de Lucas preencheria critérios diagnósticos para transtorno do desenvolvimento intelectual.

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3Q1016315 | Psicologia, Psicopatologia, Especialidade Psicologia, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Lucas, criança de 6 anos de idade, tem chamado a atenção de sua professora na escola por apresentar déficits em funções adaptativas, vocabulário reduzido, prejuízos no discurso, repetições de palavras monossilábicas e dificuldades de acatar regras na conversação e na contação de histórias. Preocupada com a situação, a professora solicita agendamento com a família.

Considerando o caso hipotético precedente, as contribuições da psicopatologia e o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5-TR), julgue o item a seguir.

É possível observar, pelo relato da professora, que Lucas apresenta circunlocuções, características do transtorno da fala.

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4Q1016316 | Psicologia, Psicopatologia, Especialidade Psicologia, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Lucas, criança de 6 anos de idade, tem chamado a atenção de sua professora na escola por apresentar déficits em funções adaptativas, vocabulário reduzido, prejuízos no discurso, repetições de palavras monossilábicas e dificuldades de acatar regras na conversação e na contação de histórias. Preocupada com a situação, a professora solicita agendamento com a família.

Considerando o caso hipotético precedente, as contribuições da psicopatologia e o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5-TR), julgue o item a seguir.

Com base nas características relatadas pela professora, é correto concluir que Lucas apresenta diagnóstico de atraso global do desenvolvimento.

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5Q1016317 | Psicologia, Psicopatologia, Especialidade Psicologia, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Lucas, criança de 6 anos de idade, tem chamado a atenção de sua professora na escola por apresentar déficits em funções adaptativas, vocabulário reduzido, prejuízos no discurso, repetições de palavras monossilábicas e dificuldades de acatar regras na conversação e na contação de histórias. Preocupada com a situação, a professora solicita agendamento com a família.

Considerando o caso hipotético precedente, as contribuições da psicopatologia e o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5-TR), julgue o item a seguir.

Caso se proceda a uma avaliação clínica de Lucas, achados como vocabulário reduzido e prejuízos no discurso podem ser considerados indícios para um possível diagnóstico de transtorno da comunicação.

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