Simulados Engenharia Elétrica Sistemas de Comunicação

ANATEL – Sistemas de Comunicação – Especialista em Regulação

Simulado com questões de prova: ANATEL – Sistemas de Comunicação – Especialista em Regulação. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 6 questões
😐 Médio
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q785584 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Com relação a propriedades de antenas e de sistemas de comunicação sem fio, julgue os itens subseqüentes.

O canal de rádio-propagação para sistemas de comunicação móvel que operam em VHF e UHF pode apresentar variabilidade devido ao efeito do espalhamento do sinal transmitido que trafega pelos obstáculos do ambiente, o que gera componentes de multipercurso, e também devido ao deslocamento relativo entre os terminais de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q786069 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Sinais M-FSK, em que M = 2k e k é o número de bits por símbolo transmitido, podem ser demodulados de forma nãocoerente, utilizando-se, entre outros componentes, detectores de envoltória. Entretanto, em um canal AWGN, a probabilidade de erro de bit, para uma determinada razão entre a energia média de bit do sinal e a densidade espectral do ruído do sistema M-FSK, é pior, no caso de demodulação não-coerente, que no caso da detecção coerente.

O dimensionamento da área de cobertura de uma célula em um sistema de telefonia móvel é influenciado pela demanda de tráfego dos usuários do sistema. Para se atender aos clientes de determinada área, com qualidade de serviço, com relação à taxa de erros de bits, é necessário o projeto correto dos sistemas radiantes das estações radiobase. A cobertura do ambiente relativamente a sinais com intensidade adequada aos serviços ofertados pelo sistema é influenciada por fenômenos físicos que acarretam o que se denomina desvanecimento, que, em última instância, pode ser seletivo ou não-seletivo em freqüência. O uso de técnicas de equalização e de diversidade pode minimizar efeitos de desvanecimento. Sistemas MIMO (multiple input – multiple output) podem constituir, também, recurso tecnológico para minimizar efeitos de desvanecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q786621 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Considerando as tecnologias de distribuição de sinais de televisão por assinatura, julgue o item a seguir.

No Brasil, os operadores de televisão por assinatura utilizam como principais tecnologias o MMDS (multipoint multichannel distribution system), o DTH (direct to home) e as tecnologias a cabo. Enquanto o MMDS e o DTH empregam portadoras na faixa de microondas, o sistema via cabo consiste em rede com arquitetura HFC (hybrid fibercoaxial), que combina cabos ópticos e cabos coaxiais de cobre.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q787891 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Com relação a propriedades de antenas e de sistemas de comunicação sem fio, julgue os itens subseqüentes.

Sistemas de comunicação sem fio para conexão ponto-aponto e ponto-multiponto de alta capacidade de transmissão de informação podem operar em freqüências para as quais o mecanismo de propagação predominante é o de onda espacial. Nesses sistemas, é conveniente o estabelecimento de enlace em visada direta, associado ao uso de antenas diretivas.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q789299 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca de conceitos de técnicas de modulação e multiplexação.

SDH (synchronous digital hierarchy) é um padrão que define uma tecnologia para a transmissão de informação multiplexada no domínio do tempo (TDM – time domain multiplexing) e que permite altas taxas de transmissão de dados. Nessa tecnologia, a fibra óptica é o meio de transmissão mais adequado, embora enlaces via rádio também possam ser empregados.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q789423 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Sinais M-FSK, em que M = 2k e k é o número de bits por símbolo transmitido, podem ser demodulados de forma nãocoerente, utilizando-se, entre outros componentes, detectores de envoltória. Entretanto, em um canal AWGN, a probabilidade de erro de bit, para uma determinada razão entre a energia média de bit do sinal e a densidade espectral do ruído do sistema M-FSK, é pior, no caso de demodulação não-coerente, que no caso da detecção coerente.

High-speed downlink packet access (HSDPA) e high-speed uplink packet access (HSUPA), que, juntas, vêm sendo chamadas de high-speed packet access (HSPA) e vêm sendo especificadas pelo Third Generation Partnership Project (3GPP), têm por objetivo o incremento da taxa de transmissão nos enlaces direto e reverso em sistemas de comunicações móveis. Taxas da ordem de 10 Mbps, no enlace direto, e de 4 Mbps, no enlace reverso, vêm sendo esperadas na maturidade dessas tecnologias. As tecnologias HSPA e wideband code division multiple access (WCDMA) podem, em princípio, compartilhar os mesmos elementos de rede, incluindo-se estações rádio base, radio network controllers (RNC), serving GPRS support node (SGSN) e gateway GPRS support node (GGSN), no subsistema de rádio e no core da rede.

  1. ✂️
  2. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.