Questões de Biblioteconomia – Classificação Decimal Universal (EBSERH)

Simulado com questões de prova: Questões de Biblioteconomia – Classificação Decimal Universal (EBSERH). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!


Desempenho Global
1
Resoluções
29%
Média
Difícil
Dificuldade
  • A respeito da Classificação Decimal Universal (CDU) e do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), julgue os itens subsequentes. A tabela Auxiliares Comuns de Tempo, da CDU, prevê a indicação de datas por meio da citação da notação do calendário comum na ordem ano-mês-dia, entre aspas, como, por exemplo, a data 15 de janeiro de 1992, que é registrada da seguinte maneira: “1992.01.15”.
  • A respeito da Classificação Decimal Universal (CDU) e do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), julgue os itens subsequentes. O FRBR (functional requirements for bibliographic records), um modelo conceitual do tipo entidade-relacionamento, estabelece as entidades dos registros bibliográficos, os atributos de cada uma dessas entidades e as relações entre elas.
  • A respeito da Classificação Decimal Universal (CDU) e do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), julgue os itens subsequentes. Segundo a CDU, na representação dos assuntos e na ordenação do catálogo sistemático, é impossível que os detalhes previstos na tabela Auxiliares Comuns Independentes assumam a função e a posição de primeiro ponto de acesso às informações contidas nos documentos.
  • A respeito da Classificação Decimal Universal (CDU) e do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), julgue os itens subsequentes.

    A CDU prevê um meio para acomodar áreas novas de estudos ou áreas que estejam em desenvolvimento, que é a barra, como mostra o exemplo a seguir:

    633.1 significa Cereais. Culturas de grãos;

    632 significa Danos e estragos nas plantas. Doenças das plantas.

    Assim,633.1/632 será o número final para Pragas de culturas de grãos.

  • A respeito da Classificação Decimal Universal (CDU) e do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), julgue os itens subsequentes.

    Situação hipotética: No seguinte conjunto de informações, que aparece, nessa ordem, na folha de rosto de uma publicação, os dois últimos nomes são de autores.

    Marcos Vinícius Seratto (Coordenação)

    Antônio César Bonnavitta (Coordenação)

    Marlúcia de Castro Souza

    Mônica Bourdignon Assertiva:

    Nesse caso, a entrada principal será feita para o primeiro coordenador; as entradas secundárias, para o segundo coordenador e autoras.

COMENTÁRIOS (0)

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.