Simulados Medicina Cirurgia Geral

Prova de Cirurgia Geral e Torácica - EBSERH (FGV) - Medicina

Simulado com questões de prova: Prova de Cirurgia Geral e Torácica - EBSERH (FGV) - Medicina. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 7 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q998750 | Medicina, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 60 anos com IMC = 45 kg/m2 chega ao pronto-socorro com abaulamento na região da virilha e clínica de obstrução intestinal alta. É realizada inguinotomia exploradora, que evidencia hérnia femoral encarcerada, não sendo possível a sua redução.

A estrutura que deve ser seccionada para a redução do conteúdo herniário através do canal femoral é o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q998751 | Medicina, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 35 anos com IMC = 26 kg/m2 apresenta lesão por arma branca em região anterior do abdômen, 7 cm acima e à esquerda da cicatriz umbilical, de cerca de 2 cm de diâmetro. Apresenta-se hemodinamicamente estável, e o exame físico do abdômen é normal. A próxima conduta a ser tomada nesse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1005152 | Medicina, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Se, após uma timectomia, um paciente miastênico desenvolve uma crise colinérgica severa no pós-operatório, a conduta imediata deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1009668 | Medicina, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 28 anos, admitido no pronto-socorro após um acidente automobilístico, apresenta ectoscopicamente sinais evidentes de trauma abdominal. Na avaliação neurológica inicial, está consciente, mas confuso. Seus sinais vitais são: pressão arterial de 85/60 mmHg, frequência cardíaca de 130 bpm, frequência respiratória de 28 ipm, saturação de oxigênio de 94% em ar ambiente. Sua pele está fria e pegajosa, com enchimento capilar prolongado. Refere dor intensa no abdômen. O abdômen está tenso e distendido, com dor à palpação e sem peristaltismo audível.

Os exames complementares mostram hemoglobina 8 g/dL com hematócrito de 24%. Foi realizado um FAST (Focused Assessment with Sonography for Trauma), que mostrou líquido livre na cavidade peritoneal. Radiografia de tórax e pelve não mostrou fraturas. Nesse momento, seu diagnóstico é de choque hipovolêmico grau III por hemorragia intra-abdominal.

A conduta adotada deverá ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1024911 | Medicina, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

A Sra. Maria Lúcia, uma mulher de 75 anos, chegou à emergência após uma queda em sua casa. Ela relata que tropeçou em um tapete e caiu de lado no chão da sala. Desde então, ela sente uma dor intensa no quadril esquerdo, não consegue levantar e não consegue andar. Quando do exame físico, nota-se que sua perna esquerda está encurtada e rodada externamente. Ela tem histórico de osteoporose e faz uso regular de anti-inflamatórios não esteroides para dor causada pela osteoartrose do joelho esquerdo. Além disso, tem hipertensão arterial essencial controlada com medicamentos. Está lúcida com sinais vitais estáveis, dor intensa à palpação do quadril esquerdo, pulsos distais presentes e simétricos. A radiografia de quadril mostra uma fratura transtrocanteriana do fêmur.

Diante desse quadro clínico, a melhor abordagem terapêutica para o caso da Sra. Maria Lúcia é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1033646 | Medicina, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 18 anos, vítima de perfuração por arma de fogo em hipocôndrio direito, apresenta, durante a laparotomia, laceração profunda, estrelada, de cerca de 10 cm, em lobo direito do fígado, com sangramento profuso que pouco diminuiu com a manobra de Pringle. Desde a chegada do paciente, foram feitos 2 concentrados de hemácias, 1 de plaqueta e 1 plasma fresco. A pressão arterial é de 80 x 40 mmHg e a FC é de 120 bpm. A gasometria arterial de momento revela pH: 7,12; déficit de base: 18 mmol/L; pCO2: 45 mmHg; HCO3: 16 mEq/L; INR: 2,2.

A melhor conduta nesse caso é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1033647 | Medicina, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Existem importantes marcos anatômicos durante a correção cirúrgica de uma hérnia da região da virilha pelo acesso minimamente invasivo por via transperitoneal (TAPP).

Sobre esses marcos, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.