Ensino Superior
1
Questão
Paciente do sexo masculino, 32 anos de idade, apresentando, ao exame clinico e à ressonância magnética, sinais de lesão do menisco medial a esquerda, com indicação de tratamento cirúrgico por via artroscópica.
Acerca das lesões meniscais, é correto afirmar que
2
Questão
Nas lesões traumáticas da articulação do tornozelo, quer do ponto de vista de semiologia, quer do ponto de vista de procedimentos cirúrgicos, o entendimento biomecânico dos ligamentos é muito importante.
Em relação às três bandas que compõem o ligamento lateral do tornozelo, é correto afirmar que
3
Questão
Algumas afecções são causadas por distúrbios autossômicos dominantes, e outras, por autossômicos recessivos.
Entre as afecções listadas a seguir, a de origem por distúrbio autossômico recessivo é a
4
Questão
Paciente do sexo feminino, brasileira, filha de pais finlandeses, 22 anos de idade, procurou o ortopedista devido a deformidades dos joelhos. Ela nega quadro álgico. Ao exame físico apresenta: baixa estatura; cabelos finos e claros; geno varo discreto bilateral; frouxidão ligamentar generalizada: Discreta contratura dos cotovelos. Na história pregressa revela infecção por varicela zoster.
O diagnóstico mais provável, entre as displasias listadas a seguir, é a
5
Questão
Paciente do sexo feminino, 71 anos de idade, sofreu queda da própria altura ao desembarcar no aeroporto. Em decorrência do trauma, ficou incapacitada para deambular. No atendimento hospitalar em hospital do Sistema Único de Saúde, foi diagnosticada como tendo uma fratura 31A1.2.
O tratamento mais adequado para essa paciente é
6
Questão
Paciente do sexo feminino, 15 anos de idade, portadora de displasia fibrosa, sofreu fratura da tíbia esquerda que evoluiu com retarde de consolidação. A paciente foi operada e o foco da fratura recebeu enxertia óssea, sendo a mãe a doadora.
Nesse caso, foi realizado um
7
Questão
A síndrome de Proteus é uma condição que altera o crescimento e na qual existe um conjunto de anormalidades.
Entre essas anormalidades, é correto citar
Imprimir Questões