Simulados Psiquiatria Psiquiatria Clínica

Questões de Psiquiatria Clínica para Médico Psiquiatra - TJ RJ

Simulado com questões de prova: Questões de Psiquiatria Clínica para Médico Psiquiatra - TJ RJ. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 10 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q1086745 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Quanto à eletroconvulsoterapia, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1086747 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

O delirium, síndrome clínica que representa importante marcador de risco à vida, está associado a maiores tempo e custo de internação. Considerando os exames a serem solicitados no rastreio laboratorial inicial dessa síndrome, julgue os itens a seguir.

I Solicitar hemograma completo é necessário e suficiente para o rastreio e a confirmação da referida síndrome.
II Solicitar dosagem de eletrólitos, tais como sódio e potássio, além de hemograma completo é o indicado, visto que o resultado desses exames determinarão a presença ou não da síndrome.
III A dosagem de proteína amiloide se inclui entre os exames a serem solicitados para constatação de delirium.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1086748 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Depressão é o transtorno mental mais frequente no período perinatal, podendo atingir de 10 a 15% das mulheres. A respeito da depressão perinatal, julgue os itens a seguir.

I A gestação é um período de vulnerabilidade para o aparecimento de transtornos de humor.
II O sexo feminino é mais vulnerável a transtornos de humor no período fértil.
III O não planejamento da gestação não constitui fator social e psicológico que interfira no aparecimento desse transtorno.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1086753 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Na abordagem do paciente com transtornos relacionados ao uso de drogas psicoativas, o médico deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1086754 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

A automutilação está mais comumente associada ao transtorno de personalidade do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1086756 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Em relação aos transtornos conversivos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1086757 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Um paciente de 43 anos de idade comparece ao atendimento médico afirmando estar certo de que tem câncer. Relata pensar que o câncer ainda não foi encontrado e estar convencido de que há um tumor no seu corpo. O paciente continua convencido de que tem câncer, apesar de todos os exames não mostrarem alterações e da orientação dos médicos dizendo o contrário.

Nesse caso, o diagnóstico mais provável para o paciente é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1086758 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Pessoas com depressão atípica muitas vezes tiveram o primeiro episódio depressivo em uma idade precoce, geralmente durante a adolescência. Um dos sintomas característicos da depressão atípica é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1086759 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Uma paciente de 29 anos de idade, dona de casa, comparece ao consultório com queixas de intensa dificuldade em relação às obrigações sociais da escola da filha. Diz que evitar participar das reuniões de pais e de festas e relata um grande medo de se comportar de forma embaraçosa, de se sentir humilhada e rejeitada nessas ocasiões. Informa, também, sentir grande ansiedade todas as vezes que tem que encontrar pessoas que não conhece bem.

Considerando a situação descrita, assinale a opção que corresponde ao transtorno de personalidade com diagnóstico diferencial para esse quadro clínico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1086762 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Em relação ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.