1Q10981 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJNa hierarquia da padronização, a Secretaria de Educação está subordinada às diretrizes: ✂️ a) Nacionais ✂️ b) Regionais ✂️ c) Locais ✂️ d) Estaduais ✂️ e) Internacionais 2Q10982 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJO desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma variável da avaliação externa que faz parte da seguinte dimensão estruturante do IFC/RS: ✂️ a) resultados ✂️ b) condições ambientais ✂️ c) processual ✂️ d) ensino – aprendizagem ✂️ e) planejamento 3Q10983 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJConsiderando a Lei 9394/96, no que tange ao capítulo III, que trata da educação profissional, é correto afirmar: ✂️ a) O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos ✂️ b) A educação profissional e tecnológica, em sua totalidade, abrangerá os cursos de qualificação profissional, de educação técnica de nível médio e de educação profissional tecnológica de graduação ✂️ c) As instituições de educação profissional e tecnológica, além de seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula ao nível de escolaridade ✂️ d) A educação prfissional será desenvolvida paralelamente ao ensino regular ✂️ e) A educação profissional será promovida exclusivamente em instituições especializadas e credenciadas 4Q10984 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJNo processo de permanente reconstrução da educação escolar, as visões construtivistas e sócio-interacionista têm avançado nas práticas em sala de aula. Vygotsky, um dos autores que tem sido bastante estudado e trabalhado para a construção de uma nova realidade, trouxe o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que constitui: ✂️ a) a acomodação do conhecimento justaposto a conhecimentos anteriores ✂️ b) a distância entre o nível de desenvolvimento atual do aluno e o nível de desenvolvimento potencial ✂️ c) a diferença entre o saber acumulado pela sociedade e o conhecimento contextualizado ✂️ d) a diferença entre o imaginário da criança e o saber real ✂️ e) a diferença entre a representação e o real 5Q10985 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJNão constitui incumbência dos estabelecimentos de ensino: ✂️ a) velar pelo plano de trabalho de cada docente ✂️ b) prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento ✂️ c) informar os pais ou responsáveis sobre o plano de trabalho da escola ✂️ d) prover recursos materiais para os alunos por meio da Caixa Escolar ✂️ e) elaborar e executar sua proposta pedagógica 6Q10986 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJUma sala de aula com carteiras fixas dificulta o trabalho em grupo, o diálogo e a cooperação; armários trancados não ajudam a desenvolver a autonomia do aluno, como também não favorecem o aprendizado da preservação do bem coletivo. A alternativa que indica um procedimento que favorece a organização do espaço para o processo de aprendizagem é: ✂️ a) as paredes das salas devem ser preservadas, exposição de materiais só em Murais ✂️ b) fazer leituras debaixo das árvores do jardim da escola ✂️ c) não realizar atividades em espaços improvisados ✂️ d) não comprometer alunos com a limpeza e organização dos espaços ✂️ e) os materiais de uso frequente das crianças devem estar sob controle da coordenação Corrigir o simulado 🖨️ Salvar PDF