Simulados Filosofia Conceitos Filosóficos

Questões de Filosofia – Conceitos (SEDUC/SP – VUNESP 2022)

Simulado com questões de prova: Questões de Filosofia – Conceitos (SEDUC/SP – VUNESP 2022). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 18 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q1070066 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Alberto Cupani, em seu texto “A tecnologia como problema filosófico: três enfoques”, define a Filosofia da Tecnologia enquanto disciplina filosófica da seguinte forma: “A Filosofia da Tecnologia é (...) um campo de estudos mais heterogêneo do que sua denominação faria supor, pois a própria definição do seu objeto não é unânime. (...) Apesar dessa heterogeneidade, a disciplina encontra a sua unidade na preocupação por um aspecto ou dimensão da vida humana impossível de ignorar e particularmente marcado na sociedade contemporânea: a atividade eficiente, racionalmente regrada”.
A noção de homo faber é caracterizada por Alberto Cupani como a capacidade humana de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1070067 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Peter Singer, em seu livro Ética prática, apresenta sua abordagem ética, que envolve o que ele denomina de princípio da igualdade: “A essência do princípio da igualdade na consideração de interesses exige que se atribua o mesmo peso, nas nossas deliberações morais, aos interesses semelhantes de todos os afetados pelas nossas ações”.
Com base no excerto, é correto afirmar que Peter Singer argumenta que o princípio da igualdade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1070069 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu livro Iniciação à história da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, Danilo Marcondes analisa uma das principais doutrinas da filosofia de Descartes na seguinte passagem: “Após estabelecer a evidência do cogito, Descartes dá um passo adiante afirmando que posso ter certeza de que existe uma coisa que pensa (...). Não posso, entretanto, saber mais nada além disso, uma vez que tudo o mais permanece ainda sob dúvida. Não podemos sequer afirmar a existência do corpo, porque, sendo este material, é de fato um objeto no mundo externo, sobre o qual não podemos ter certeza”.
A distinção apresentada por Descartes, segundo Marcondes, dá origem à doutrina do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1070070 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No artigo “Elementos da cultura digital para o ensino de Filosofia no Ensino Médio: o que dizem as pesquisas?”, Madalena Silva, Joel Bonin e Ramón Garrote definem cultura digital como se segue: “A cultura digital é um conceito que se refere ao conjunto de práticas, valores, comportamentos e representações que emergem da interação das pessoas com as tecnologias digitais”.
Com base no texto, é correto afirmar que a cultura digital refere-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1070071 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Danilo Marcondes ressalta o projeto iluminista de criação da Enciclopédia:
A Enciclopédia consiste fundamentalmente em uma súmula das grandes descobertas científicas e técnicas da época, bem como dos grandes desenvolvimentos filosóficos e artísticos que marcaram o progresso da humanidade no período moderno. Seus idealizadores pretendiam com isso tornar o saber acessível.
(Danilo Marcondes, Iniciação à história da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Adaptado)

Segundo Marcondes, a proposta iluminista da Enciclopédia visava a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1070072 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, em seu livro Filosofando: introdução à Filosofia, explicam a origem da Estética como se segue: “Embora a arte faça parte do mundo humano desde a Pré-História e tenha ocupado lugar de grande importância em todas as civilizações, a palavra ‘estética’ só foi introduzida no vocabulário filosófico em 1750 pelo filósofo alemão Alexander Baumgarten. Referia-se à cognição por meio dos sentidos, ou seja, o conhecimento sensível”.
Com base na explicação de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, é correto afirmar que a introdução do termo “estética” por Baumgarten representa um marco importante na Filosofia ao indicar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1070073 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Um dos tópicos discutidos por Peter Singer, em seu livro Ética prática, é a eutanásia. Segundo o autor, “a força da argumentação em favor da eutanásia voluntária reside na combinação entre o respeito pelas preferências e decisões pessoais daqueles que escolhem e na clareza lógica e inequívoca da própria decisão” (adaptado).
No excerto, Peter Singer fundamenta sua justificativa moral para a prática mencionada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1070075 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins assim discutem o objeto de estudo da lógica:
Para compreender as relações que estabelecem entre as proposições, foram definidos os primeiros princípios da lógica, assim chamados por (...) servirem de base a todos os argumentos. Por serem princípios, são de conhecimento imediato e, portanto, indemonstráveis. Geralmente distinguem-se três princípios: o de identidade, o de não contradição e o do terceiro excluído.
(Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, Filosofando: introdução à Filosofia)

A partir do excerto, é correto afirmar que, de acordo com o princípio de não contradição,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1070076 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu livro Iniciação à história da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, Danilo Marcondes aborda o método cartesiano da seguinte forma: “A etapa inicial da argumentação cartesiana é a formulação de uma dúvida metódica colocando em questão todo o conhecimento adquirido, toda a ciência clássica, todas as nossas crenças e opiniões. (...) Toda e qualquer proposição deve ser rejeitada, caso haja o menor motivo para dúvida”.
No contexto da filosofia moderna, o procedimento do método cartesiano, apresentado por Danilo Marcondes, tem por finalidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1070077 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu livro Ética prática, Peter Singer formula a seguinte crítica aos experimentos com animais: “Os cientistas revelam-se tendenciosos em favor da sua própria espécie sempre que efetuam as suas experiências em animais não humanos com objetivos que eles próprios pensam que não justificariam o uso de seres humanos com um grau igual ou inferior de senciência”.
A crítica de Peter Singer, apresentada no excerto, está fundamentada na discussão sobre o especismo, que consiste na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1070079 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Alberto Cupani, em seu texto “A tecnologia como problema filosófico: três enfoques”, ao explicar a Filosofia da Tecnologia de Mario Bunge, afirma: “Ele (Bunge) considera particularmente nefasta a noção, tão difundida, de que a tecnologia seja axiologicamente neutra. Para combatê-la, Bunge defende uma ética que aponte as responsabilidades naturais e sociais da inovação tecnológica”.
De acordo com Alberto Cupani, a medida adotada por Bunge também envolve a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1070080 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Alberto Cupani, em seu texto “A tecnologia como problema filosófico: três enfoques”, faz a seguinte consideração acerca da filosofia da Mario Bunge: “Quer se trate de técnica quer de tecnologia, o que está em jogo é uma atividade consistente na produção de algo artificial, de um ‘arte-fato’. (...) Algo artificial é, segundo Bunge, ‘toda coisa, estado ou processo controlado ou feito deliberadamente com ajuda de algum conhecimento aprendido, e utilizável por outros’”.
Conforme Alberto Cupani, Mario Bunge faz uma distinção entre técnica e tecnologia, de modo que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1070081 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Leia o excerto a seguir, a respeito da concepção sobre o esclarecimento e a maioridade proposta por Kant:
Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. Ouse saber! Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do Esclarecimento.
(Kant, “Resposta à pergunta: O que é a ilustração?”, em Danilo Marcondes, Iniciação à história da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Adaptado)
Segundo Kant, conforme apresentado por Danilo Marcondes, a passagem da menoridade para a maioridade representa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1070082 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu livro Filosofando: introdução à Filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins comentam a obra Eclipse da razão, de Horkheimer. Segundo elas, “na obra Eclipse da razão, Horkheimer distingue dois tipos de razão: a cognitiva e a instrumental. A primeira, como o nome diz, é a que busca conhecer a verdade, enquanto a razão instrumental é a operacional, aquela que visa a agir sobre a natureza e transformá-la”.
Segundo a análise de Horkheimer apresentada por Aranha e Martins, a predominância da razão instrumental sobre a razão cognitiva acarreta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1070084 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, em seu livro Filosofando: introdução à Filosofia, ao discutirem acerca da relação entre ciência e valores, afirmam: “(...) A ciência tem por objetivo conhecer a estrutura do mundo. De fato, embora sejam inegáveis as aplicações tecnológicas, não é essa a intenção primeira da investigação científica, que antes de tudo visa ao conhecimento. Sob esse aspecto, a ciência só visaria a valores cognitivos, isto é, ao cientista só interessaria conhecer por conhecer”.
Segundo Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, caracteriza-se como um tipo de valor cognitivo a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1070085 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Volnei Garrafa, em seu texto Introdução à bioética, distingue a bioética de outras abordagens éticas conforme se segue: “A bioética, assim, diferentemente da ética profissional e deontológica, de cunho legalista, não tem por base a proibição, a limitação ou a negação. (...) Para ela, a essência é a liberdade, porém, com compromisso e responsabilidade”.
Com a expressão “a essência é a liberdade”, Volnei Garrafa argumenta que a bioética se fundamenta na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1070086 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Sobre o Iluminismo, diz Danilo Marcondes, em seu livro Iniciação à história da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein: “A própria noção de Iluminismo (...) indica, através da metáfora da luz e da claridade, uma oposição às trevas, ao obscurantismo, à ignorância. O grande instrumento do Iluminismo é a consciência individual, autônoma em sua capacidade de conhecer o real; suas armas são, portanto, (...) a ciência, a educação”.
Segundo Danilo Marcondes, o Iluminismo se opõe ao obscurantismo por meio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1070087 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Peter Singer, em seu livro Ética prática, discute a obrigatoriedade ética de ajudar o próximo: “Daí que seja absurdo propor que daqui para a frente nos consideremos igualmente responsáveis pelo bem-estar de toda a gente em todo o mundo; mas não é isso que propõe o argumento em prol da obrigação de ajudar”.
De acordo com Peter Singer, o argumento mencionado consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.