Simulados Química

SEDUC RJ - Química - Professor - ii

Simulado para prova de concurso - SEDUC RJ - Química - Professor - ii. Resolva online, confira o gabarito e baixe o PDF grátis!


🏷️ 6 questões
👥 90
🟠 Difícil
📊 32%
10 ótimo
15 bom
21 regular
44 péssimo

1 Q11025 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Uma empresa de bebidas anunciou o recall de 96 embalagens de um suco de maçã que foram envasadas com solução de hidróxido de sódio a 2,5% em massa (densidade aproximadade 1,0 g/cm3 ). A empresa informou que o conteúdo pode representar risco de queimadura ou sensação de forte ardência na boca, caso venha a ser ingerido. De acordo com essas informações, o pH da solução que foi envasada no lugar do suco equivale, aproximadamente, a

Dado: log 0,625 = – 0,2

2 Q11026 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

O glicerol (propan-1,2,3-triol) tem sido produzido em larga escala no Brasil em reações de transesterificações utilizadas na produção do biodiesel. Como a quantidade produzida dessa substância excede a demanda da indústria de cosméticos e produtos alimentícios, uma alternativa envolve a oxidação catalítica do glicerol, gerando um produto com maior valor agregado. Nessa reação, em condições adequadas, a oxidação dos álcoois primários gera ácido carboxílico e a oxidação do álcool secundário gera cetona sem quebrar a cadeia carbônica. A fórmula molecular do produto obtido nessas condições é:

3 Q11027 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Rochas contendo silicatos alcalinos podem reagir com o dióxido de carbono com a finalidade de produzir carbonatos sólidos insolúveis que poderiam ser enterrados no solo, minimizando a disponibilidade desse gás no ambiente e do ácido carbônico nos oceanos. Um método indireto pode utilizar as reações:

                        Mg2 SiO4 + 4HCl → 2MgCl 2 + 2H2 O + SiO2
                        MgCl 2 + H2 CO3 → MgCO3 + 2HCl

Nesse processo, a quantidade de silicato de magnésio (em toneladas) necessária para reagir completamente com 6,2 toneladas de ácido carbônico é igual a:

4 Q11028 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

A lei de velocidade de uma reação de decaimento nuclear corresponde a uma equação diferencial que relaciona a variação das concentrações das espécies com o tempo. Considerando uma reação de primeira ordem, a fração que decaiu da espécie radioativa após um período de três meias-vidas é:

5 Q11029 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

 Em 1827, o químico alemão Friedrich Wöhler finalmente conseguiu, com suprema engenhosidade experimental, isolar o alumínio metálico. Basicamente, o experimento de Wöhler envolveu o aquecimento de cloreto de alumínio desidratado com potássio puro hiper-reativo, que removeu o cloreto do alumínio.

(STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev, 1ª edição. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Editor, 2002, p.219.)

Na reação realizada por Wöhler ocorreu uma:

6 Q11030 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

O Departamento de Energia dos EUA produziu seu primeiro lote de plutônio usado para alimentar sondas espaciais, sem fins armamentistas, desde que desligou seu reator nuclear, há 25 anos, segundo informaram funcionários da NASA.

(Disponível em: http://oglobo.globo.com/ciencia/eua-voltam-produzir-plutonio-para- alimentar-sondas-espaciais-7881294. Acesso em março de 2013.)

Este radionuclídeo pode ser sintetizado pelo bombardeio de núcleos de urânio-238 com deutério, produzindo netúnio-238. O netúnio-238 sofre um decaimento produzindo o plutônio-238, esse decaimento ocorre com a emissão de partícula:

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.