Simulados Filosofia Filosofia da Cultura

Prova de Filosofia da Cultura - SEDUC SP 2019 (VUNESP)

Simulado com questões de prova: Prova de Filosofia da Cultura - SEDUC SP 2019 (VUNESP). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 5 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q1070215 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na obra Filosofando: introdução à filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins trazem o seguinte trecho de uma peça de Bertolt Brecht para apresentar as características da noção de ideologia: “Nós vos pedimos com insistência: (…) Sob o familiar, descubram o insólito. Sob o cotidiano, desvelem o inexplicável. Que tudo que seja dito ser habitual, cause inquietação. Na regra é preciso descobrir o abuso”.
Segundo as autoras, a noção de ideologia apresentada no excerto corresponde à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1070226 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No artigo “Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no Ensino Médio: o que dizem as pesquisas?”, Madalena da Silva, Joel Cezar Bonin e Ramón Garrote concluem sobre o “novo” ambiente escolar: “Observou- -se, com base nas pesquisas, que os recursos digitais são potencializados para engajar os estudantes do Ensino Médio e promover reflexão crítica na disciplina de Filosofia”.
Segundo os autores, a função do docente no “novo” ambiente escolar é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1073762 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Alberto Cupani, no artigo “A tecnologia como problema filosófico: três enfoques”, discute em que consiste a área de investigação denominada Filosofia da Tecnologia e suas possíveis interpretações teóricas, variando de autor para autor. Porém, mesmo as diferentes abordagens apresentam um ponto em comum: “a disciplina encontra a sua unidade na preocupação por um aspecto ou dimensão da vida humana impossível de ignorar e particularmente marcado na sociedade contemporânea: a atividade eficiente, racionalmente regrada, no que diz respeito às suas motivações, desenvolvimento, alcance e consequências”.
No âmbito do ponto em comum mencionado, Cupani entende o homo faber como aquele que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1073767 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Madalena da Silva, Joel Cezar Bonin e Ramón Garrote apresentam o debate acerca do ensino de filosofia no Ensino Médio no artigo “Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no Ensino Médio: o que dizem as pesquisas?”. No texto, eles destacam: “As pesquisas apontam que o ensino da filosofia, especialmente no Ensino Médio, tem sido desafiador para a maioria dos professores que lecionam a disciplina (…). Os professores percebem as dificuldades atuais em garantir audiência, atenção e participação de adolescentes nas atividades”.
No texto, os autores consideram que a dificuldade mencionada decorre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1073775 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No artigo “A tecnologia como problema filosófico: três enfoques”, Alberto Cupani analisa a proposta de Andrew Feenberg. Conforme explica o autor, “Trata-se de um enfoque que prolonga as análises da Escola de Frankfurt (em particular, Marcuse), aspirando a ‘reconstruir a ideia de socialismo com base numa radical filosofia da tecnologia’”.
No texto, Cupani destaca que o elemento criticado por Feenberg em sua crítica à tecnologia é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.