Simulado: Concurso Prefeitura de Vitória – Máquinas Elétricas (Engenheiro)

prepare-se com cadernos de questões focados na sua aprovação.

Ensino Superior
1
Questão
2
Questão
3
Questão
4
Questão

Acerca de geradores utilizados em sistemas elétricos de potência, julgue os itens subseqüentes.

Quando um gerador está absorvendo potência reativa, normalmente e caso seja possível, eleva-se a sua tensão, para se reduzir a absorção de reativo, ou mesmo para que o gerador passe a gerar potência reativa.

5
Questão
6
Questão

Considere que uma carga trifásica equilibrada seja suprida por um gerador ideal que apresente tensão trifásica equilibrada e simétrica cuja tensão de linha seja igual a 220 V. A partir dessas informações e considerando, ainda, que, para o seu funcionamento, a carga demande 10 A de corrente de linha e funcione com fator de potência indutivo igual a 0,8, julgue os itens a seguir.

Se um motor síncrono trifásico absorvendo 1 kVA com fator de potência igual a 0,8 indutivo for conectado em paralelo com a carga, o fator de potência da instalação composta da carga e do motor será igual a 0,92, indutivo.

7
Questão
8
Questão
9
Questão
10
Questão