Prova de Processo de Enfermagem - EsFCEx (VUNESP)

Simulado com questões de prova: Prova de Processo de Enfermagem - EsFCEx (VUNESP). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!


Desempenho Global
5
Resoluções
14%
Média
Muito difícil
Dificuldade
publicidade
  • Primeiro tenente QCO enfermeiro foi designado para compor a comissão responsável pela elaboração e revisão dos protocolos de enfermagem. Seguindo as orientações apresentadas no Guia para Construção de Protocolos Assistenciais de Enfermagem (COREN – SP, 2017), a comissão definiu que, contemplando os princípios da prática baseada em evidências (PBE), para nortear a revisão da literatura, seria aplicada a estratégia PICO que viabiliza a
  • Ao desenvolver o processo de Enfermagem, na etapa de avaliação de enfermagem, o enfermeiro
  • 📖 Texto associado
    Para responder à questão, considere o apresentado em Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica (2023).
    A.E, 68 anos, sexo masculino, com diagnóstico de câncer de bexiga, foi submetido a procedimento cirúrgico em que foi realizado o desvio urinário permanente por conduto ileal. Apresenta dois stents posicionados nos ureteres, e uma bolsa de ileostomia é utilizada para a coleta de urina. Frente a essa situação, no período pós-operatório imediato, ao desenvolver o Processo de Enfermagem, o enfermeiro deve considerar que
  • 📖 Texto associado
    Para responder à questão, considere o apresentado em Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica (2023).
    No transcorrer da consulta de enfermagem de B.G., 68 anos, sexo masculino, hipertenso, portador de diabete melito tipo 2 há 10 anos, tabagista (10 cigarros/dia) há 40 anos, apresentando úlcera em membro inferior esquerdo, o enfermeiro utilizou o índice tornozelo-braquial (ITB) com o objetivo de investigar a presença de insuficiência arterial e nortear a conduta. Para tal, observando a técnica correta para a obtenção do ITB, o enfermeiro obteve as seguintes medidas da pressão arterial sistólica:

    Braquial direita: 140 mmHg
    Braquial esquerda: 130 mmHg
    Tibial posterior direita: 80 mm Hg
    Podal dorsal direita: 90 mmHg
    Tibial posterior esquerda: 90 mmHg
    Podal dorsal esquerda: 110 mmHg

    O índice tornozelo-braquial esquerdo (ITB-E) e sua interpretação (I) são:
  • Considerando as características dos calçados que compõem alguns dos uniformes militares, enfermeiros estão elaborando material educativo contendo orientações sobre os cuidados com os pés para a prevenção de feridas, que será fornecido para indivíduos diabéticos. Esse material deverá conter orientações, tais como
  • Considere o caso, hipotético, apresentado a seguir.

    Em 10.07.2024, ao realizar inspeção de saúde de X.Y., 3º sargento informou que havia sido diagnosticado e tratado para sífilis primária há 14 meses e que havia realizado os exames para acompanhamento, obtendo “resultados satisfatórios”. Considerando os dados obtidos na anamnese, embora o exame físico não mostre sinais da sífilis, foram solicitados, entre outros exames, VDRL, FTA-ABS IGG e sorologia (ELISA) para HIV.
    No departamento de saúde, ao receber os resultados dos exames realizados por X.Y., o 1º tenente QCO enfermeiro constatou: sorologia para HIV negativa, VDRL: não reagente e FTA-Abs (IGG): reagente, FTA-Abs (IGM): não reagente. Ao analisar o prontuário, constatou que os resultados anteriores eram: (04.05.23 – momento do diagnóstico) VDRL 1:32; (08.08.23) VDRL 1:16; (04.11.2023) VDRL 1:8; (06.02.2024) VDRL 1:2; (02.05.2024) VDRL 1:2.

    Uma vez descartada exposição no período, no que diz respeito aos resultados obtidos para os exames VDRL e FTA-ABS, é correto afirmar que X.Y. apresenta
  • A.A, 52 anos, sexo masculino, foi internado para realizar o exame de colonoscopia. Ao ser admitido na unidade, entre outros procedimentos, o enfermeiro esclareceu o paciente sobre o exame, sedação e procedimentos que seriam realizados, informou sobre a possibilidade de coleta de material para biópsia, caso indicado, respondeu a todas as perguntas feitas pelo paciente e confirmou a autorização para a realização do exame por meio de sua assinatura no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
    Frente a essa situação, é correto afirmar que a conduta adotada está em consonância com o princípio de bioética de
publicidade

COMENTÁRIOS (0)

🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.