Teste: 14 questões sobre Teorias e Práticas do Ensino Religioso

Simulado com questões de prova: Teste: 14 questões sobre Teorias e Práticas do Ensino Religioso. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!


Desempenho Global
0
Resoluções
0%
Média
N/D
Dificuldade
publicidade
  • Um dos princípios mais marcantes do Hinduísmo é o da não violência, que guiou os indianos para a liberdade nos séculos XIX e XX. Mahatma Gandhi, líder do movimento pela independência do país, apostou no princípio do Satyagraha, que quer dizer “força da verdade” e, segundo o qual, as pessoas deveriam se recusar a se submeter à injustiça. O auge da desobediência foi com a Marcha do Sal, quando Gandhi estimulou a população a desobedecer à lei que proibia o povo hindu de fazer seu próprio sal. Em 15 de agosto de 1947, a Índia se tornou independente do domínio britânico.

    (Disponível em: https://revistagalileu.globo.com. Adaptado.)


    No texto, é possível perceber que:

  • Imagine que um professor de ensino religioso do ensino fundamental está no processo de preparação de uma aula sobre a “religião e suas consequências práticas ao longo da existência da humanidade”. Em sua aula, irá lançar mão de uma metodologia ativa de gameficação, em que os alunos serão divididos em grupos e competirão entre si através de vários desafios organizados por etapas. Em uma dessas etapas, o professor pretende levar a turma a visualizar os impactos da religião na geopolítica. Nesta fase, o grupo terá 15 minutos para pesquisar e preparar uma explicação oral, coerente e clara, sobre um dos conflitos que tenha ocorrido no mundo com motivação, centrada e explícita, em questões religiosas. Entre as opções a seguir, qual o único conflito que é adequado para ser utilizado pelos alunos nessa aula?
    publicidade
  • Os tópicos a seguir procuram demonstrar elementos que, quando em conjunto, são identificadores de grupos extremistas religiosos no século XXI. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


    ( ) Visão totalitária, isto é, em que o mundo é visto, por um lado, completamente bom, em luta com outro, completamente mau. Verdades absolutas sustentam as ações e pensamentos.

    ( ) Liderança carismática que, em público, fala de maneira provocativa e contundente por meio de generalizações vagas.

    ( ) Crença de que aproveitar ou criar um ambiente de caos e injustiça seja a pior maneira de gerar pessoas com real disposição para se envolver em suas causas.

    ( ) Interpretações abrangentes, adequadamente contextualizadas e com profundo rigor teológico dos textos das escrituras religiosas.


    A sequência está correta em

  • No contexto da história do Cristianismo, sobre a reforma protestante, analise as afirmativas a seguir.


    I. John Wyclif foi sucessor de Lutero no processo da reforma protestante ao liderar um movimento dissidente ao Catolicismo por volta do final no século XVI e início do século XVII.

    II. Lutero, um professor de Teologia, não tinha a intenção de se separar da Igreja Romana, quando escreveu as 95 teses. Seu propósito era abordar questões da salvação que o preocupavam profundamente.

    III. Ao vislumbrar ganhos, confiscando as propriedades da Igreja, alguns líderes políticos apoiaram Lutero, assim como a nova classe de capitalistas, que se beneficiaria com uma estrutura social mais aberta.

    IV. A separação trazida pela reforma protestante provocou, exclusivamente, a pertinácia dogmática dentro da Igreja Romana. A ortodoxia doutrinal foi preterida diante das novas relações de poder.


    Está correto o que se afirma apenas em

  • No tocante ao ensino religioso, observe as legislações constitucionais a seguir:


    Art 168: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas oficiais de grau primário e médio.”

    Art. 210: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.”

    Art.72: “Todos os indivíduos e confissões religiosas podem exercer pública e livremente o seu culto...”; “Será leigo o ensino ministrado nos estabelecimentos públicos”; “Nenhum culto ou igreja gozará de subvenção oficial nem terá relações de dependência ou aliança com o governo.”

    Art. 153: “O ensino religioso será de frequência facultativa e ministrado de acordo com os princípios da confissão religiosa do aluno manifestada pelos pais ou responsáveis e constituirá matéria dos horários nas escolas públicas primárias, secundárias, profissionais e normais.”


    As matérias das legislações citadas no enunciado são encontradas, respectivamente, nos textos constitucionais brasileiros de:

  • O Judaísmo tem origem remontada ao ano de 2000 a.C., aproximadamente. Os nomes vinculados à sua fundação pelos judeus são Abraão e Moisés. Os cultos são realizados nas sinagogas, ainda sendo estas utilizadas como espaços dedicados à educação e aos assuntos coletivos. Em termos de organização clerical, há a divisão em congregações, que escolhem individualmente seus rabinos. Ao longo da história, alguns livros foram constituídos como sagrados.

    (Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/religioes/judaismo.htm. Adaptado.)


    São considerados livros sagrados do Judaísmo, EXCETO:

  • Observe as citações a seguir:


    “Todos os Budas dos dez cantos do Universo entram na estrada única do Nirvana. Onde começa essa estrada...”

    (koan Zen – budista.)

    “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o Universo.”

    (Hebreus 1:1-2.)

    “O mestre disse: ‘Transmiti o que me foi ensinado sem acrescentar nada de mim. Fui fiel aos antigos e os amei’.”

    (Analectos de Confúcio, 7.1.)

    “Eu nasço em todas as eras para proteger os bons, destruir o mal e restabelecer a lei.”

    (Bhagavad Gita 4.7-8.)

    “Nada é dito para você (Maomé), exceto o que foi dito para os mensageiros que vieram antes de você.”

    (Alcorão, 41-43.)

    “Disse Moisés a Deus: ‘Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?’. Disse Deus a Moisés: ‘EU SOU O QUE SOU’. Disse mais: ‘Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros’.”

    (Êxodos 3, 13-14.)


    A partir da relação entre as citações, é correto afirmar que:

  • Analise as afirmativas correlatas a seguir e a relação proposta entre elas.


    I. “Hinduísmo, que tem cerca de 800 milhões de praticantes em todo o mundo (em sua maioria pessoas que nasceram na Índia ou descendentes de indianos), destaca-se das outras grandes religiões pelo fato de que sua origem não remonta a nenhum indivíduo ou acontecimento histórico específico. A fé, que é tão diversa quanto a própria Índia, é uma extraordinária coleção de variações e expansões – algumas antigas, outras mais recentes. Essa religião profundamente variada dá uma ênfase muito grande ao ato de libertar-se do mundo que vemos e na eliminação das amarras que nos prendem ao plano material da existência, chegando a incluir a identidade pessoal. Por toda a sua complexidade, interconexão e desenvolvimento contínuo, esse cerne místico do Hinduísmo perdura até hoje.”


    PORQUE


    II. “Segundo a tradição, Brahma teve quatro filhos que deram origem às quatro castas: brâmanes (os que saíram da boca de Brahma) são a mais elevada; os sudras (os que saíram dos braços de Brahma) são os guerreiros; os xátrias (os que saíram das pernas de Deus ou Brahma) são os camponeses e comerciantes; os vaishya (aqueles que saíram dos pés de Brahma), são os servos e escravos. Os párias, a quinta categoria, nem são considerados uma casta. São pessoas que ou cometeram ‘crimes’ e desobedeceram às leis sagradas ou tiveram ascendentes ‘acusados’ disso. Portanto, filho de pária, pária é. Socialmente são considerados um ‘nada’. A eles, em tese, é proibido viver nas cidades e até mesmo ler qualquer um dos livros sagrados. Em alguns pontos da Índia, essa determinação tem sido rejeitada mesmo por membros de castas mais elevadas.”


    Assinale a afirmativa correta.

  • A religião, ao longo da história, demonstrou ter uma influência significativa e multifacetada na vida das pessoas e nas sociedades em que está inserida. Essa influência pode ser positiva, contribuindo para o fortalecimento de valores morais, coesão social, senso de comunidade, solidariedade, esperança e consolo em momentos de dificuldade. Por outro lado, também pode ter impactos negativos, como a intolerância religiosa, o fundamentalismo, o conflito inter-religioso, a discriminação, a violência em nome da religião e a limitação da liberdade de pensamento e expressão. A seguir, assinale a única alternativa que possui um texto que expressa uma conceituação coerente com o enunciado.
  • “O _________________ é a religião original do Japão. Focada na natureza, incorpora uma série de antigos ritos mitológicos desse país e passou por muitas formulações e revisões estruturais ao longo dos séculos. Está relacionada às religiões da Manchúria, Coreia e a da região que hoje é conhecida como Sibéria. Em seus primórdios, não tinha um nome, texto ou dogma. É uma das religiões mais antigas do mundo; suas origens remontam à Pré-história. A institucionalização formal de muitas de suas formas não ocorreu até a metade do primeiro milênio a.C., quando foi considerado necessário distinguir as formas originárias japonesas das influências religiosas da China.”


    Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • Immanuel Kant (1724-1804) foi um filósofo alemão nascido na cidade báltica de Königsberg, então capital da província alemã da Prússia Oriental (atualmente Kaliningrado, na Rússia). Filho de um artesão de descendência escocesa era o quarto de nove filhos. É reconhecido como o fundador da “filosofia crítica” – sistema que procurou determinar os limites da razão humana. Sua obra é considerada a pedra angular da filosofia moderna.

    (Disponível em: https://www.ebiografia.com/immanuel_kant/ Adaptado.)


    Qual é a principal contribuição de Kant para a filosofia?

  • O professor de ensino religioso do ensino fundamental entregou aos alunos uma filipeta contendo as duas definições a seguir e propôs que eles criassem grupos, discutissem e chegassem a uma conclusão a respeito do assunto.


    I. Aquele que proclama que toda e qualquer religião é alienada e alienante, em termos sociais e/ou individuais. Para combater a alienação, o Estado tenta suprimir toda e qualquer religião. Se não consegue proibi-la, completamente, dificulta ao máximo suas práticas, inibe sua difusão e desenvolve contínua e sistemática propaganda antirreligiosa.

    (MENDONÇA, Amanda; SEPULVEDA, Denize; SEPULVEDA, José Antonio. Laicidade na Educação: políticas, conceitos e práticas. Observatório da Laicidade na Educação. Niterói: Novas edições acadêmicas, 2022. P. 10.)


    II. Aquele que tem sua legitimidade em todo o povo, ou seja, na soberania popular. O Estado é imparcial em matéria de religião. Ele respeita todas as crenças religiosas, desde que não atentem contra a ordem pública, assim como também respeita a não crença religiosa.

    (MENDONÇA, Amanda; SEPULVEDA, Denize; SEPULVEDA, José Antonio. Laicidade na Educação: políticas, conceitos e práticas. Observatório da Laicidade na Educação. Niterói: Novas edições acadêmicas, 2022. p 10-11.)

    Antes de iniciar o momento de discussão, o professor foi explícito quanto ao objetivo da aula, que era refletir sobre a relação entre o homem e a religiosidade na construção do contrato sociopolítico nacional. Ao final, os grupos manifestaram as seguintes conclusões:
    GRUPO 01 – No tópico I existe a definição de um Estado ateu, enquanto no tópico II há a identificação de um Estado laico.
    GRUPO 02 – No tópico I existe a definição de um Estado laico, enquanto no tópico II há a identificação de um Estado ateu.
    GRUPO 03 – Os dois tópicos apresentam pequenos textos com lastros concretos e que configuram entre si uma relação de antagonismo.
    GRUPO 04 – Os dois tópicos apresentam textos com relação lexical de simetria, contudo o primeiro não representa uma base na realidade.

    A respeito das conclusões dos grupos sobre os conteúdos dos tópicos e suas relações, as únicas manifestações corretas foram as dos grupos:
  • Sobre os objetivos do ensino religioso na educação básica brasileira, analise as afirmativas a seguir.

    (03) Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais e estéticos, a partir das manifestações religiosas percebidas na realidade dos educandos.

    (06) Propiciar conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, no constante propósito de promoção dos cânones.

    (09) Desenvolver competências e habilidades, que contribuam para o diálogo entre perspectivas religiosas e seculares de vida, exercitando o respeito à liberdade de concepções e o pluralismo de ideias.

    (15) Contribuir para que os educandos construam seus sentidos pessoais de vida a partir de valores, princípios éticos e da cidadania.


    O somatório de todos os números identificadores de afirmativas corretas resulta em

  • Estado que estabelece uma religião como oficial. Em consequência, essa religião desfruta de condições privilegiadas, assim como seu clero. Por vezes, ser adepto dessa religião é condição para acesso a certos cargos públicos, como na administração, nas escolas e no judiciário.

    (MENDONÇA, Amanda; SEPULVEDA, Denize; SEPULVEDA, José Antonio. Laicidade na Educação: políticas, conceitos e práticas. Observatório da Laicidade na Educação. Niterói: Novas edições acadêmicas, 2022. P. 10.)


    Na história do Estado brasileiro, as informações relacionam-se corretamente com:


publicidade

COMENTÁRIOS (0)

publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.