Simulados Pedagogia

Assistente de Alunos - UFRN - Pedagogia - i

Simulado para prova de concurso - Assistente de Alunos - UFRN - Pedagogia - i. Resolva online, confira o gabarito e baixe o PDF grátis!


🏷️ 8 questões
👥 47
🟠 Difícil
📊 46%
2 ótimo
22 bom
21 regular
2 péssimo

1 Q12591 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

A atividade do assistente de estudantes exige uma comunicação pedagógica adequada e interações com outros atores da instituição educativa. A comunicação, de um modo geral, é uma forma de interação humana, a partir da qual as pessoas interagem no contexto da atividade, dentro de determinados sistemas de relações. Leia as afirmações a seguir, relativas à comunicação.

I Nos modelos clássicos da comunicação, alguns de seus elementos são: emissor, codificação, canal, decodificação e receptor.
II A comunicação, é essencialmente, um processo de transmissão de informação.
III A comunicação tem um caráter motivado, orientada para a satisfação de necessidades das pessoas.
IV A rigidez e a flexibilidade são mecanismos da comunicação.

Das afirmações, estão corretas

2 Q12592 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

A Resolução nº 193/2010-CONSEPE, de 21 de setembro de 2010, dispõe sobre o atendimento educacional a estudantes com necessidades especiais da UFRN. Em relação a essa resolução, é correto afirmar:

3 Q12593 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

Numa discussão entre dois professores sobre o atendimento de estudantes com necessidades especiais na UFRN, um dele faz as seguintes afirmações:

I Os estudantes com necessidades educacionais especiais, para obter concessão de apoio e serviços junto à Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial, deverão sempre ter sua condição diagnosticada por um laudo médico.

II Para os estudantes com necessidades educacionais especiais, o plano de ensino de componentes curriculares deverá ser adaptado em relação à avaliação.

III A Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial deve apoiar a UFRN em ações de formação continuada de professores , visando à melhoria da qualidade do atendimento a esses estudantes.

IV Os estudantes com necessidades educacionais especiais não podem ter, sob qualquer circunstância, prorrogado o prazo máximo do curso.

Das afirmações, estão corretas

4 Q12594 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

A formação de atitudes e valores, no contexto da formação universitária, deve ser considerada como uma das finalidades da educação superior. Nesse sentido, o assistente de estudantes deve ter, dentre outras, essa preocupação. Leia as afirmações a seguir sobre as atitudes, os valores e sua formação.

I As atitudes são complexas, pois envolvem tanto conhecimentos quanto afetos (sentimentos e preferências) e condutas.
II Os valores orientam as ações.
III A formação de atitudes deve ser objeto de ensino em uma ou duas disciplinas específicas do currículo.
IV A informação é o elemento mais importante e é suficiente na formação de valores.

Das afirmações, estão corretas

5 Q12595 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

Ensino, aprendizagem e formação são três categorias da formação profissional universitária na UFRN. Em relação a essas categorias do Projeto Pedagógico dessa instituição, é correto afirmar:

6 Q12596 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

A UFRN, como parte de sua política de acesso, inclusão e permanência de estudantes com deficiência física, deve considerar as legislações internacionais, as nacionais e as específicas da instituição em relação aos estudantes com esse tipo de deficiência. Considere as afirmações a seguir, relativas a esses estudantes.

I São consideradas pessoas com deficiência física aquelas cuja condição de deficiência apresentada é decorrente do comprometimento do aparelho nervoso.
II As barreiras arquitetônicas e de transporte podem influenciar diretamente no desenvolvimento funcional e social de estudantes com deficiência física.
III Não se deve forçar a ajuda à pessoa com deficiência física. Ofereça -a e, se a pessoa precisar, ela aceitará e lhe dirá o que fazer.
IV É importante falar indiretamente com o estudante com deficiência física , por intermédio de outras pessoas, quando ele estiver sentado.

Das afirmações, estão corretas

7 Q12597 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

A deficiência visual, para fins educacionais, é considerada a perda total ou parcial, congênita ou adquirida da visão, variando de acordo com o nível ou acuidade visual. Considere as afirmações a seguir em relação à atenção a estudantes com esse tipo de necessidade especial.

I Os estudantes com deficiência visual podem ser considerados em iguais condições educacionais em relação aos demais estudantes.
II O uso de palavras relacionadas com a visão não é adequado na presença de estudantes com deficiência visual.
III As palavras “aqui, ali, aí” devem ser usadas com toda naturalidade com os estudantes com deficiência visual.
IV É importante que professores e assistentes de estudantes tenham conhecimentos acerca do tipo de deficiência visual dos estudantes e das implicações que ela acarreta.

Das afirmações, estão corretas

8 Q12598 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

A Lei nº 10.861, de 14 de abrir de 2004, institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. Em relação ao SINAES, é correto afirmar:

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Usuário
Por Nilza Maria da Conceição em 25/12/2015 18:18:54
parabéns a toda equipe do site!!!!! muito bom poder contar com o trabalho de vocês.
Usuário
Por JOELMA CORREA DOS SANTOS em 24/07/2023 09:25:29
Gente passando aqui para agradecer muito muito a toda equipe de montagem desses simulados, para mim tá sendo muito importante contar com esse apoio, recebam meu muito obrigada de todo meu coração ??

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.