1 Q13394 | Recursos Humanos, Administrador, SERPRO, QUADRIXUma competência constitui um repertório de comportamentos capazes de integrar, mobilizar, transferir conhecimentos, habilidades, julgamentos e atitudes que agregam valor econômico à organização e valor social à pessoa. Em se tratando das competências essenciais em uma organização, escolha a opção correta sobre competências funcionais da unidade organizacional em Gestão de Pessoas. a) Qualidade, produtividade, inovação e logística. b) Atendimento ao cliente, oferta de valor e assistência pós-venda. c) Planejamento, controle e custos. d) Criatividade, espírito empreendedor, pró-atividade e apoio e suporte. e) Inovação, imaginação, novos produtos e antecipação. 2 Q13395 | Recursos Humanos, Administrador, SERPRO, QUADRIXNa gestão de carreiras, as empresas costumam adotar a progressão baseada em cargos ou baseada em competências, sendo que a segunda tem se mostrado mais presente em nossa época. Aponte, entre as alternativas, a que contenha elementos da carreira com o objetivo final baseado em competências. a) Abastecer toda a organização de competências individuais e grupais. b) Ampliar competências individuais e grupais. c) Disponibilidade de competências em todas as áreas e níveis da organização. d) Pessoas competentes mobilizadas com retorno sobre os custos do plano de carreira. e) Plano de carreira de ocupantes de cargos por meio dos vários níveis hierárquicos da organização. 3 Q13396 | Recursos Humanos, Administrador, SERPRO, QUADRIXO valor mensurável que a força de trabalho da organização traz para a organização em termos de habilidades ou competências coletivas e a motivação das pessoas é o que aqui denominamos de gestão do desempenho humano. Referindo-se à avaliação do desempenho humano, aponte a opção que contenha as aplicações e propósitos dos processos de aplicar pessoas. a) Indica se as pessoas estão sendo motivadas e recompensadas pela organização. b) Indica os pontos fortes e fracos de cada pessoa, quais os colaboradores que necessitam de treinamento e quais os resultados dos programas de treinamento. c) Indica o desempenho e os resultados alcançados pelas pessoas. d) Proporciona retroação às pessoas a respeito de seu desempenho e potencialidades de desenvolvimento. e) Proporciona informação sobre como as pessoas estão integradas e identificadas com seus cargos, tarefas e competências. 4 Q13397 | Recursos Humanos, Administrador, SERPRO, QUADRIXA cultura organizacional ou corporativa é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhado por todos os membros da organização. O "iceberg" da cultura organizacional tem em sua composição os aspectos formais abertos e os informais ocultos. Compreendendo os aspectos formais abertos como sendo os componentes visíveis e publicamente observáveis, orientados para os aspectos operacionais e das tarefas, aponte a alternativa que contenha o componente do aspecto formal aberto. a) Sentimentos e normas de grupos. b) Relações afetivas e normas grupais. c) Títulos e descrições de cargos. d) Padrões de influência e de poder. e) Percepções e atitudes das pessoas. 5 Q13398 | Recursos Humanos, Administrador, SERPRO, QUADRIXA gestão do conhecimento pode ser definida como o processo por meio do qual as organizações geram valor a partir de seu capital ou dos ativos intelectuais. Admitamos a integração do trabalho sob a forma de pirâmide em três níveis da gestão do conhecimento, sendo o primeiro nível gestão da documentação, o segundo nível criação, compartilhamento e gestão da informação, e o terceiro nível a inteligência organizacional. Das opções seguintes, escolha a que contenha integração do trabalho no nível da inteligência organizacional. a) Permite acesso e distribuição de documentos. b) Captura e distribui expertise. c) Promove gestão da informação em tempo real. d) Ajuda a comunicação e colaboração. e) Ajuda a construir redes de expertise. 6 Q13399 | Recursos Humanos, Administrador, SERPRO, QUADRIXNo comportamento organizacional, em se tratando dos grupos e das equipes de trabalho, pode-se constatar que as equipes são mais do que simples grupos humanos, pois elas têm características ímpares que os grupos comumente não possuem. Numa divisão de trabalho entre grupos e equipes, assinale a alternativa que caracteriza um dos elementos relacionados com equipes. a) Resultam em uma soma de esforços das pessoas. b) Resultam em uma multiplicação dos esforços das pessoas. c) São conjuntos de pessoas sem um objetivo comum. d) As pessoas podem ter os mesmos interesses. e) Não há interconectividade ou intercâmbio de ideias. 7 Q13400 | Recursos Humanos, Administrador, SERPRO, QUADRIXO desenvolvimento organizacional pode ser interpretado como sendo o conjunto organizado de ações focadas na aprendizagem em função das experiências passadas e atuais, proporcionadas pela organização, dentro de um específico período, para oferecer oportunidades de melhoria e do crescimento humano inclui três áreas de atividades. Escolha a alternativa correta que contenha as referidas áreas ou atividades, para o desenvolvimento organizacional. a) Desenvolver o marketing pessoal, oferecer ginástica laborai e intervalos maiores para refeição e descanso. b) Desembolso de custos justificados, benefícios sociais e intervalos curtos no trabalho, para desenvolver a sociabilidade entre os colaboradores. c) Permitir que os funcionários, fora do horário de expediente, promovam vendas nos moldes das promotoras dos produtos Natura e Avon. d) Oferecer treinamento, incentivar a educação holística e o desenvolvimento pessoal. e) Dar férias coletivas, dar incentivo a cultura e permitir a confraternização entre funcionários e seus familiares. 8 Q13401 | Recursos Humanos, Administrador, SERPRO, QUADRIXNa mudança organizacional, o referido processo significa a passagem de um estado para outro diferente, que é a transição de uma situação para outra. Assumindo que as forças positivas (de apoio e de suporte) e as forças negativas (de oposição e resistência) ocorrem no processo de mudança, assinale a afirmativa relacionada com as forças positivas. a) Necessidades dos clientes. b) Hábitos e costumes da organização. c) Dificuldades de aprender. d) Miopia e falta de iniciativa. e) Velhos paradigmas culturais. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar o PDF