Direito Administrativo•VUNESP•Ensino Superior•7 questões Desempenho Global172Resoluções35%MédiaDifícilDificuldadeVer MaisEstatísticasResolver Mais Direito Administrativo + Fácil Direito Administrativo + VUNESP Direito Administrativo + IPT SP Direito Administrativo VUNESP IPT SP Advogado
Q13453•Direito Administrativo•VUNESP•IPT SPA licitação é inexigível✂️A)nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.✂️B)quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração.✂️C)quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.✂️D)para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.✂️E)para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
Q13454•Direito Administrativo•VUNESP•IPT SPNo tocante à modalidade de licitação denominada pregão, é correto afirmar que✂️A)não é vedada a exigência de garantia de proposta.✂️B)os licitantes deverão apresentar os documentos de habilitação, mesmo que estes já constem do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – Sicaf.✂️C)é vedada a exigência de aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame.✂️D)os militares não poderão desempenhar a função de pregoeiro, somente de membro da equipe de apoio.✂️E)para o julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço ou melhor técnica e preço.
Q13455•Direito Administrativo•VUNESP•IPT SPAssinale a alternativa correta.✂️A)O regime jurídico administrativo é amparado por dois princípios basilares, a supremacia do interesse público e a indisponibilidade do interesse público.✂️B)O regime jurídico administrativo e o regime jurídico da Administração Pública são expressões sinônimas.✂️C)A supremacia do interesse público, que orienta o regime jurídico administrativo, é um princípio previsto expressamente na Constituição Federal.✂️D)O regime jurídico administrativo não contempla qualquer restrição à administração.✂️E)A Administração Pública é regida exclusivamente pelo regime jurídico administrativo.
Q13456•Direito Administrativo•VUNESP•IPT SPNo tocante à improbidade administrativa, é correto afirmar que✂️A)as ações destinadas a levar a efeito as sanções por improbidade administrativa poderão ser propostas até 10 (dez) anos após o término do exercício de mandato.✂️B)o ordenamento jurídico contempla apenas hipóteses dolosas de improbidade administrativa.✂️C)as ações destinadas a levar a efeito as sanções por improbidade administrativa são imprescritíveis.✂️D)a legislação consignou a possibilidade de ajuizamento de ação cautelar de sequestro e a indisponibilidade dos bens.✂️E)a legislação hodiernamente contempla apenas duas modalidades de improbidade administrativa, atos que importem enriquecimento ilícito ou violação de princípios.
Q13457•Direito Administrativo•VUNESP•IPT SPO ato administrativo✂️A)poderá não ter finalidade pública.✂️B)eficaz é o que permite a utilização dos efeitos para os quais está preordenado.✂️C)de autorização é vinculado e mediante o qual a Administração outorga a alguém o direito de realizar certa atividade material.✂️D)nulo não vincula as partes, não produzindo qualquer efeito válido, mesmo em relação a terceiros de boa-fé.✂️E)possui o atributo da imperatividade, que é a qualidade que impele o destinatário à obediência das obrigações por ele imposta.
Q13458•Direito Administrativo•VUNESP•IPT SPCom relação ao contrato administrativo, assinale a alternativa correta.✂️A)O contrato administrativo de colaboração possui definição e tipificação expressa na lei de licitações.✂️B)O contrato administrativo será sempre unilateral, sendo que a Administração adquire apenas direitos, e a outra parte, apenas deveres.✂️C)Não poderá a extinção do contrato administrativo derivar de acordo entre as partes.✂️D)O princípio da intangibilidade da equação econômico-financeira do contrato administrativo beneficia também a Administração Pública.✂️E)A ausência de previsão de multa no edital e no contrato administrativo não inviabiliza sua exigência.
Q13459•Direito Administrativo•VUNESP•IPT SPO direito de petição como controle da atividade administrativa✂️A)depende da invocação de um “direito” ou da indicação de uma ilegalidade✂️B)exige para o seu exercício comprovação da condição de cidadão para a legitimidade ativa.✂️C)pode sofrer restrições quando o assunto for sigiloso.✂️D)somente poderá ser subscrito por brasileiro nato ou naturalizado.✂️E)é um dos remédios constitucionais.