Direito Processual Civil•IADES•Ensino Superior•5 questões Desempenho Global48Resoluções28%MédiaDifícilDificuldadeVer MaisEstatísticasResolver Mais Direito Processual Civil + Fácil Direito Processual Civil + IADES Direito Processual Civil + METRÔ DF Direito Processual Civil IADES METRÔ DF Advogado
Q13598•Direito Processual Civil•IADES•METRÔ DFA respeito da contestação, assinale a alternativa correta.✂️A)O Código de Processo Civil estabelece que, após a contestação, é defeso ao autor modificar o pedido ou a causa de pedir, sem o consentimento do réu, mantendo-se as mesmas partes, salvo as substituições permitidas por lei.✂️B)Conforme o princípio da eventualidade, todas as matérias de defesa devem ser alegadas na contestação, sob pena de preclusão, exceto matérias relativas à defesa de mérito indireta, haja vista que algumas delas podem ser alegadas em momento posterior.✂️C)O réu poderá impugnar, no prazo da contestação, o valor atribuído à causa pelo autor. A impugnação será autuada nos autos principais, ouvindo-se o autor no prazo de cinco dias.✂️D)É lícito a qualquer das partes arguir, por meio de exceção, a incompetência, o impedimento ou a suspeição. Esse direito pode ser exercido em qualquer tempo, ou grau de jurisdição, cabendo à parte oferecer exceção, no prazo de cinco dias, contado do fato que ocasionou a incompetência, o impedimento ou a suspeição.✂️E)O réu não poderá deduzir novas alegações depois da contestação, ainda que relativas a direito superveniente.
Q13599•Direito Processual Civil•IADES•METRÔ DFNo que se refere à sentença e à coisa julgada, assinale a alternativa correta.✂️A)Publicada a sentença contendo inexatidão material, somente a requerimento da parte poderá o juiz corrigi-la.✂️B)A fundamentação concernente às questões prejudiciais que repercutem no teor da decisão alcança a qualidade de coisa julgada.✂️C)Dispensa fundamentação a sentença que, não resolvendo o mérito, extingue o processo que ficar parado por mais de um ano em razão de negligência das partes.✂️D)O efeito devolutivo do recurso obedece à máxima tantum devoluttum quantum appelattum, considerada norma geral de direito recursal. Sendo assim, a matéria devolvida ao tribunal, tanto em extensão quanto em profundidade, é delimitada pelas razões de recurso.✂️E)O juiz decidirá novamente as questões já decididas relativas à mesma lide quando, tratando-se de relação jurídica continuativa, houve requerimento da parte e modificação do estado de fato ou de direito.
Q13600•Direito Processual Civil•IADES•METRÔ DFConsiderando matéria de impedimento e suspeição e de atos jurisdicionais, assinale a alternativa correta.✂️A)As regras de impedimento do juiz não se aplicam ao procedimento de jurisdição voluntária.✂️B)É imperativo ao juiz proferir sentença certa, ainda quando decidir relação jurídica condicional.✂️C)Compete ao juiz ter os autos sob sua guarda e responsabilidade, não permitindo que saiam de cartório, exceto nas hipóteses permitidas por lei.✂️D)O juiz tem o dever de decidir em face das normas legais, não havendo, porém, esse dever em face de omissão legislativa, o que será apontado no processo para eventual injunção futura.✂️E)O juiz não deverá declarar-se impedido quando for órgão de direção ou de administração de pessoa jurídica parte na causa, em processos de jurisdição voluntária.
Q13601•Direito Processual Civil•IADES•METRÔ DFQuanto ao processo cautelar, assinale a alternativa correta.✂️A)A sentença só pode servir de fundamento ao arresto quando transitada em julgado.✂️B)O juiz pode determinar a busca e apreensão de coisas, mas não de pessoas.✂️C)Em relação às medidas cautelares, é correto afirmar que podem elas ser substituídas, de ofício ou a requerimento de qualquer das partes, pela prestação de caução ou outra garantia menos gravosa para o requerido, sempre que adequada e suficiente para evitar a lesão ou repará-la integralmente.✂️D)Para que haja revogação ou modificação de medida cautelar, faz-se necessário que a parte interessada conteste a medida mediante recurso específico, em respeito à taxatividade dos recursos.✂️E)As medidas cautelares só podem ser concedidas após audiência prévia de justificação, determinada prioritariamente pelo juiz.
Q13602•Direito Processual Civil•IADES•METRÔ DFAcerca da ação popular, da ação civil pública (ACP) e da ação de improbidade administrativa, assinale a alternativa correta.✂️A)O prazo para contestar a ação popular é de 20 dias, improrrogáveis.✂️B)Na ACP, os recursos podem ter efeito suspensivo, conferido pelo próprio juiz da causa, para evitar dano irreparável à parte.✂️C)O Ministério Público (MP) goza de legitimidade ativa exclusiva para a propositura da ação popular.✂️D)A ação popular deve seguir o procedimento ordinário, previsto no Código de Processo Civil, sem nenhuma ressalva.✂️E)Na ação popular, o MP poderá, após realização de procedimento que acarrete prévio convencimento da improcedência da medida, assumir a defesa do ato impugnado ou de seus autores.