Assistente Social - SEDUC AM - Português

Simulado com questões de prova: Assistente Social - SEDUC AM - Português. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!


Desempenho Global
111
Resoluções
43%
Média
Difícil
Dificuldade
  • “A baixa qualidade dos serviços governamentais está ligada sobretudo à limitação do PIB, e não à falta de políticas públicas social-democratas.”

    Textualmente falando, esse período funciona como
  • “políticas públicas social-democratas” 

    Sobre a concordância entre os termos presentes nesse segmento do texto, assinale a afirmativa correta.
  • O texto mostra um conjunto de sinais gráficos. Assinale a opção que indica o segmento do texto em que o emprego de um desses sinais está corretamente justificado.
  • “Maioria crescente dos brasileiros.” 

    No fragmento, o adjetivo “crescente” está grafado com sc. Assinale, dentre as opções a seguir, a que apresenta o vocábulo corretamente grafado.
  • “Autoritários e populistas do passado davam uma banana para o custeio – e o controle de qualidade – da educação básica. Governos democráticos a partir de 1985 fizeram disparar a despesa. Muito da redução na desigualdade de renda se deve a isso.”

    A palavra desse segmento que não é formada com um sufixo é
  • Assinale a opção que indica o adjetivo que tem sua função corretamente indicada.
  • “Em termos de escala, assiduidade e participação da população na escolha dos governantes, o Brasil de 1985 a 2014 parece outro país, moderno e dinâmico, no cotejo com a restrita experiência eleitoral anterior.” 

    Se o país de hoje é visto no texto como “moderno e dinâmico”, anteriormente ele seria, respectivamente,
  • “O Brasil democrático não se parece com seu passado tristonho, embora ainda haja tanto por fazer.” 

    O segmento “embora ainda haja tanto por fazer” pode ser escrito de forma correta e com sentido equivalente da seguinte forma:
  • “Ainda assim, a parte da esquerda viúva da ruína socialista vive a defender o ‘aprofundamento da democracia’”. 

    A expressão “esquerda viúva da ruína socialista” se refere

COMENTÁRIOS (0)

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.