Em uma instituição do sistema prisional de um determinado estado brasileiro, historicamente o atendimento às famílias dos presos só era realizado às segundas-feiras, dia útil da semana e quando a maioria dos familiares ficava impossibilitado de comparecer à instituição, devido a sua atividade de trabalho. Ao ser aprovada em concurso público, tomar posse e assumir as atividades na instituição, a assistente social Joana questionou o procedimento burocrático e levou a situação para discussão na reunião de equipe. A profissional buscou refletir junto a seus colegas por que o atendimento às famílias só poderia ocorrer às segundas-feiras, já que nos finais de semana também havia profissionais de Serviço Social na instituição. Um de seus colegas, o assistente social Daniel ressaltou que o atendimento nesse dia da semana teria sido determinação da direção da instituição e que, num determinado momento, a equipe decidiu acatá-la, para não se indispor com a referida direção. Após forte debate dos profissionais sobre a situação, decidiu-se que o posicionamento da equipe, a ser levado à direção, seria o de manter um profissional de plantão todos os dias da semana, inclusive em dias de visita, de maneira que todos os familiares que comparecessem ao setor e desejassem atendimento, pudessem ser ouvidos.
Analisando a situação apresentada à luz dos deveres da Assistente Social nas suas relações com os usuários descritos no Código de Ética, é possível compreender que o posicionamento:
✂️ a) da assistente social Joana foi errado, uma vez que o Código de Ética ressalta que é dever da assistente social nas suas relações com os usuários democratizar as informações e o acesso a programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários ✂️ b) da assistente social Joana foi correto, uma vez que os novos profissionais ao chegarem às instituições devem tensionar radicalmente posturas conservadoras que atentam contra os direitos dos usuários ✂️ c) inicial da equipe estava correto no sentido de que a equipe de Serviço Social deve evitar ao máximo se indispor com a direção da instituição, como uma estratégia para propor ações que contribuam para os direitos dos usuários ✂️ d) da assistente social Joana foi correto, pois é dever do assistente social contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados ✂️ e) da assistente social Joana foi desnecessário, uma vez que ela não tem afinidade com o trabalho no sistema prisional e está estudando para passar em outro concurso público