1 Q15791 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MBQual livro do Novo Testamento apresenta um número maior de menções ao segredo que Jesus fez de sua identidade como Messias? a) Mateus b) Marcos c) Lucas d) João e) Atos 2 Q15792 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MBAssinale a opção que apresenta uma afirmação enquadrada corretamente no pensamento da "Teologia Liberal". a) As Escrituras contêm narrativas sobre eventos sobrenaturais que respeitam um linguajar mitológico próprio da Antiguidade e precisam ser interpretadas pelos teólogos modernos conforme critérios racionais científicos. b) Os Evangelhos canônicos foram escritos a partir da coleção de tradições orais que circulavam entre as igrejas cristãs primitivas e foram compilados por homens inspirados diretamente pelo Espírito Santo de Deus. c) Todas as religiões são expressões verdadeiras do sagrado e devem ser estudadas como fontes legítimas da revelação especial de Deus, embora ao Cristianismo caiba a primazia devido ao seu caráter ético superior. d) O tema central da reflexão teológica moderna é o ser humano e a formação de seu caráter religioso, derivado das circunstâncias sociais e históricas nas quais ele se encontra. e) A verdadeira liberdade espiritual consiste na entrega absoluta da alma do homem ao seu Criador, que o livra da lei do pecado e da morte, tornando-o um servo da justiça divina. 3 Q15793 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MBAssinale a opção que apresenta corretamente os estilos literários preponderantes nos livros bíblicos. a) Rute: narrativo; Esdras: profético. b) Juízes: normativo; Lucas: biográfico. c) Judas: epistolar; Isaías: poético. d) I Tessalonicenses: epistolar; Habacuque: normativo. e) Gênesis: narrativo; Tiago: parenético. 4 Q15794 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MBBerkhof (1988), ao abordar a questão da Bíblia como uma unidade devendo assim ser interpretada, expõe que na relação entre o Antigo e o Novo Testamento a história passada revelou duas visões opostas que se afirmaram e reafirmaram repetidamente de várias formas, que são: a) o erro antinomiano e a falácia nomística. b) o erro antinomiano e o gnosticismo. c) o gnosticismo e o arianismo. d) a falácia nomística e o pelagianismo. e) o arianismo e o pelagianismo. 5 Q15795 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MBAssinale a opção que representa corretamente o pensamento deísta. a) Deus criou o mundo organizando-o de forma racional e não interfere em seu funcionamento quebrando as regras da natureza. b) Deus governa a história dos homens conduzindo-a a um determinado fim que atende os seus desígnios misteriosos. c) O universo material é infinito e Deus é a sua alma viva, consciente e criativa. d) Todos os fatos da natureza e acontecimentos da história são expressões da vontade de Deus que é onipresente na criação. e) A crença em Deus representa a personificação simbólica da energia cósmica difusa no universo. 6 Q15796 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MBDe acordo com Sellin e Fohrer (1977) a divisão quinquepartita dos livros, feita com a finalidade, talvez de se obter seções que pudessem ter a mesma extensão dos rolos de cada um dos demais livros, teve lugar o mais tardar no século IV a. C. e já era conhecida na LXX. À semelhança do termo Pentateuco foram criadas outras denominações. Sendo assim, assinale a opção que contém um termo INCORRETO. a) Tetrateuco, Eneateuco e Decateuco. b) Heptateuco, Eneateuco e Tetrateuco. c) Octateuco, Tetrateuco e Hexateuco. d) Tetrateuco, Octateuco e Eneateuco. e) Octateuco, Hexateuco e Eneateuco. 7 Q15797 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MBAssinale a opção que apresenta a correta correspondência entre dois livros bíblicos e suas respectivas ênfases temáticas. a) Apocalipse: escatologia; Hebreus: deontologia. b) Lucas: cristologia; Colossenses: epistemologia. c) Gênesis: cosmogonia; II Samuel: história. d) Eclesiastes: antropologia; Filipenses: pneumatologia. e) Jeremias: hamartiologia; Isaías: teontologia. 8 Q15798 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MBBerkhof (1988) apresenta uma diferença fundamental com relação a interpretação da Bíblia, afirmando que ao contrário da Igreja de Roma as igrejas da Reforma aceitavam que a) a Interpretação da Igreja era a única válida. b) todo cristão tem o direito de ler a Bíblia. c) cada cristão tem o direito de criar doutrinas próprias. d) cada pessoa tem o direito de investigar e interpretar por si mesma a Bíblia. e) só os leigos podem interpretar a Bíblia. 9 Q15799 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MBSegundo Lucas 8: 10, Jesus usava parábolas quando ensinava para: a) facilitar o entendimento dos ouvintes. b) prender a atenção do povo. c) fixar melhor suas lições na memória de todos . d) que os não discípulos ouvissem, mas não entendessem. e) confundir os escribas e os fariseus. 10 Q15800 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MBEm relação à questão do "Jesus histórico", assinale a opção correta. a) David Strauss negou a historicidade dos acontecimentos sobrenaturais narrados nos Evangelhos e defendeu a descrença na religião cristã. b) Adolf von Harnack, em sua obra "Vida de Jesus", introduziu a distinção entre o Cristo da fé e o Jesus da história. c) Albrecht Ritschil contrariou a tendência kantiana de apresentar Jesus apenas como um eminente mestre da ética e da moralidade. d) Albert Schweitzer, embora tenha negado a realidade dos milagres, enfatizou os aspectos escatológicos da pregação de Jesus. e) Ernest Renan restaurou o lugar da transcendência de Jesus revelada através dos sinais miraculosos de sua vocação messiânica. 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