Direito Administrativo•UEG•Ensino Superior•6 questões Desempenho Global141Resoluções47%MédiaDifícilDificuldadeVer MaisEstatísticasResolver Mais Direito Administrativo + Fácil Direito Administrativo + UEG Direito Administrativo + Polícia Militar GO Direito Administrativo UEG Polícia Militar GO Cadete da Polícia Militar
Q17113•Direito Administrativo•UEG•Polícia Militar GODe acordo com a legislação vigente acerca da contratação direta pela Administração Pública✂️A)nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem pode ocorrer contratação direta por meio da inexigibilidade.✂️B)a calamidade pública justifica a contratação direta, com base na inexigibilidade.✂️C)a dispensa de licitação é permitida nas compras de hortifrutigranjeiros, pão e outros gêneros alimentícios.✂️D)independentemente do valor a ser contratado, a licitação é sempre exigida.
Q17114•Direito Administrativo•UEG•Polícia Militar GONo tema dos atributos do ato administrativo,✂️A)a autoexecutoriedade autoriza a execução do ato sem intervenção do Poder Judiciário.✂️B)a presunção de veracidade aponta que o ato é sempre considerado legal.✂️C)a presunção de legitimidade diz respeito à competência da autoridade.✂️D)a imperatividade é inerente a todos os atos administrativos.
Q17115•Direito Administrativo•UEG•Polícia Militar GOSegundo a doutrina do abuso de poder✂️A)ocorre excesso de poder nas situações em que o superior hierárquico avoca atribuições não exclusivas do subordinado.✂️B)excesso de poder e desvio de poder são vícios relativos à finalidade do ato administrativo.✂️C)as condutas por abuso de poder são sancionadas no âmbito administrativo, com exclusão da esfera judicial.✂️D)o ato administrativo praticado para atender a interesse particular em detrimento do interesse público apresenta vício de desvio de poder.
Q17116•Direito Administrativo•UEG•Polícia Militar GOO instituto da requisição, modalidade de intervenção estatal na propriedade,✂️A)pressupõe a prévia autorização judicial.✂️B)afasta a possibilidade de indenização.✂️C)incide sobre bens móveis, imóveis e serviços particulares.✂️D)é de natureza permanente.
Q17117•Direito Administrativo•UEG•Polícia Militar GOAcerca dos contratos administrativos, a legislação dispõe:✂️A)Por causa do princípio da igualdade entre as partes a Administração não pode alterar unilateralmente o contrato.✂️B)É possível a Administração obrigar o contratado a aceitar acréscimo ou supressão de até 50% do valor originário do contrato no caso de reforma de edifício ou reforma de equipamento.✂️C)O contrato administrativo deverá ser formalizado por instrumento escrito - termo de contrato - sem possibilidade de qualquer outra forma.✂️D)A Administração pode, discricionariamente, estipular a duração de todos os contratos administrativos.
Q17118•Direito Administrativo•UEG•Polícia Militar GORelativamente à prática de ilícito pelo servidor no exercício da função,✂️A)em nenhuma circunstância o servidor responderá pelo prejuízo causado a terceiro, apenas o Estado é que arcará com a indenização.✂️B)face a independência das instâncias, pelo mesmo ato o servidor pode responder civil, penal e administrativamente.✂️C)o Estado se responsabilizará pelo dano a terceiro apenas nos casos em que o servidor agir com dolo, excluídas as situações de condutas culposas.✂️D)ainda que prevista na legislação estatutária, não é possível a aplicação de sanção disciplinar ao servidor caso já tenha ocorrido a aplicação de sanção penal pelo mesmo ilícito.