Polícia Militar MT - Química - Soldado da Polícia Militar

Simulado com questões de prova: Polícia Militar MT - Química - Soldado da Polícia Militar. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!


Desempenho Global
118
Resoluções
59%
Média
Médio
Dificuldade
publicidade
  • Em 1985, químicos da Rice University (Texas, EUA) e da Sussex University (Brighton, Reino Unido), vaporizaram grafita e obtiveram uma molécula curiosa, com 60 atomos, dispostos em vinte hexágonos e doze pentágonos, como os gomos de uma bola de futebol. Em português recebeu o nome de fulereno e, juntamente com a grafita e o diamante, são formas alotrópicas do:
  • A água mineral e os refrigerantes gaselficados contêm o gás carbônico, que reage com a água, produzindo um meio ácido. O gás carbônico é mais solúvel em água quando submetido a altas pressões. Por esse motivo, se for deixada uma garrafa de refrigerante aberta, parte do gás carbônico escapa, tornando o refrigerante "choco", ou seja, menos ácido. Esse gás citado também é produzido, quando material rico em carbono entra em combustão. Qual alternativa descreve corretamente a fórmula química e o nome oficial dessa substância?
  • Uma das etapas do tratamento das águas para consumo residencial consiste na adição sulfato de alumínio e hidróxido de cálcio, essa etapa é conhecida como floculação, pois forma "flocos" gelatinosos insolúveis em água que vão "agarrando" as partículas que estão sendo arrastadas pela água.

    Abaixo é mostrada a reação entre essas duas substâncias.

    Al2(SO4)3 + 3 Ca(OH)2 → 2 Al(OH)3 + 3 CaSO4

    Como pode ser classificada essa reação?
publicidade

COMENTÁRIOS (0)

🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.