1Q18059 | História, Tecnólogo de Administração, Polícia Militar SP, VUNESPNa segunda metade do século XIX, os Estados Unidos realizaram o Destino Manifesto, isto é, a expansão para o oeste até o Oceano Pacífico. Sobre este movimento, também conhecido como “Marcha para o Oeste”, pode-se afirmar que ✂️ a) com o avanço da colonização, desenvolveram-se largamente as relações econômicas entre leste e oeste, porém as comunicações eram deficientes. ✂️ b) a eleição de Jackson representou uma vitória para o leste na política nacional, realizandose uma série de reformas que prejudicaram a “Marcha”. ✂️ c) a expansão para oeste chegou ao seu auge com a anexação do Oregon e também com o fim da guerra contra o México, que permitiu anexar o Texas e a Louisiana ✂️ d) as regiões anexadas aos Estados Unidos realizaram um rápido desenvolvimento econômico graças à mineração e à criação de gado. ✂️ e) a Doutrina Monroe permitiu a conciliação entre os habitantes do leste e do oeste em torno de um discurso republicano que culminou na independência. 2Q18060 | História, Tecnólogo de Administração, Polícia Militar SP, VUNESPHá um período da História que na Europa ficou conhecido como “La belle époque” (A bela época). Assinale a alternativa correta a respeito deste período. ✂️ a) Trata-se do período que vai do final do século XIX até a Primeira Guerra Mundial (1914) quando houve grande desenvolvimento científico e otimismo das pessoas ✂️ b) O termo foi utilizado de maneira irônica por ter sido o momento das guerras mundiais que abalaram aquele continente com milhões de mortos e feridos. ✂️ c) Serviu de referência para que no Brasil a mesma expressão fosse utilizada pela sociedade burguesa beneficiada com o regime ditatorial dos anos sessenta do século XX. ✂️ d) Representou o período das grandes navegações quando belas peças de vestuário e especiarias eram trazidas do Oriente e satisfaziam a ânsia consumista dos nobres europeus ✂️ e) Compreendeu o período pós-Segunda Guerra Mundial, quando os europeus puderam ter um alívio em seu cotidiano após duas guerras mundiais num mesmo século. 3Q18061 | História, Tecnólogo de Administração, Polícia Militar SP, VUNESPDurante a Primeira República no Brasil, houve um movimento conhecido como Tenentismo. Assinale a alternativa correta a respeito desse movimento. ✂️ a) Foi organizado por militares de várias patentes que tentaram modernizar o Exército brasileiro. ✂️ b) Era composto de integrantes de grupos paramilitares e desertores que propalavam o federalismo. ✂️ c) Não passou de um levante ocorrido no Rio de Janeiro, com reflexos em São Paulo, no ano seguinte à Proclamação da República. ✂️ d) Era formado por civis que se identificavam com os militares e se diziam tenentes defensores da República ✂️ e) Reunia oficiais que criticavam a organização política da República Velha e contribuíram para o seu colapso. 4Q18062 | História, Tecnólogo de Administração, Polícia Militar SP, VUNESPA economia colonial brasileira baseou-se na ✂️ a) grande lavoura mercantil, na monocultora e no trabalho escravo. ✂️ b) exploração de minério e na utilização de mão de obra indígena. ✂️ c) pecuária extensiva conduzida por imigrantes portugueses. ✂️ d) exploração madeireira das florestas e no trabalho escravo. ✂️ e) monocultura com utilização de trabalho livre. 5Q18063 | História, Tecnólogo de Administração, Polícia Militar SP, VUNESPDentre as medidas adotadas pelo Governo Fernando Henrique Cardoso (19952002), pode(m)-se citar ✂️ a) o bloqueio de contas e aplicações financeiras em bancos. ✂️ b) o congelamento dos preços das mercadorias e serviços ✂️ c) a regulamentação do comércio exterior e a privatização econômica. ✂️ d) a criação do Bolsa Família e de programas de distribuição de renda. ✂️ e) o anúncio do Plano Real, estabilizando a economia. 6Q18064 | História, Tecnólogo de Administração, Polícia Militar SP, VUNESPSentido ! Frente, ordinário marcha! Feijó conclama, Tobias manda E na distância, desfila a marcha (Guilherme de Almeida, “Canção da Polícia Militar de São Paulo”) O que explica a referência ao nome de Tobias nessa canção? ✂️ a) Como poeta, ele defendeu os feitos da Corporação durante o Império. ✂️ b) Como político, ele criou projetos de modernização para os corpos de polícia de São Paulo. ✂️ c) Como Presidente da Província de São Paulo, ele fundou o Corpo que deu origem à atual Polícia Militar. ✂️ d) Como militar, ele destacou-se como comandante do Corpo Policial Permanente. ✂️ e) Como Regente Imperial, ele mandou desmembrar as polícias das forças de Primeira Linha. 7Q18065 | História, Tecnólogo de Administração, Polícia Militar SP, VUNESPSobre a Força Pública na Primeira República brasileira, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Constituiu uma força despreparada e destreinada contando com menos de 2 000 homens. ✂️ b) Nesse período, deixou de participar de grandes campanhas, dada a nova organização política pós 1889. ✂️ c) Sofreu inúmeras alterações em seu nome, chegando a Força Pública somente no final da década de 1920. ✂️ d) Constituiu-se ao longo do período num pequeno exército, dando força ao poder político de São Paulo no plano nacional. ✂️ e) Manteve-se ligada institucionalmente ao Exército brasileiro, o que explica sua força e constantes reforços de efetivo. 8Q18066 | História, Tecnólogo de Administração, Polícia Militar SP, VUNESPConstitui um marco histórico oficial da Polícia Militar representado em seu Brasão de Armas: ✂️ a) a Revolução Constitucionalista de 1932 ✂️ b) a Primeira Guerra Mundial de 1914. ✂️ c) a Proclamação da República de 1889. ✂️ d) a Constituição democrática de 1988. ✂️ e) a Campanha do Vale do Ribeira de 1970. Corrigir o simulado 🖨️ Imprimir