1 Q20647 | Psicologia, Psicólogo, CASAN, FEPESEAnalise o texto abaixo: “São técnicas que exigem respostas a situações de forma que os candidatos interajam e participem ativamente delas. Por se tratar de atividades que envolvem atuação e muitas vezes simulações de uma circunstância profissional, o controle da situação por parte do candidato fica diminuído e os resultados podem ser mais visíveis e espontâneos. Essas técnicas necessitam de estruturação anterior e devem ser aplicadas por profissionais qualificados, capazes de controlar a situação e evitar conflitos ou descontrole emocional de algum participante” Limongi-França; Arellano, 2002. Identifique as afirmativas verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) em relação ao texto. ( ) O texto trata de técnicas vivenciais como entrevistas técnicas e dinâmicas de grupo, as quais têm por objetivo avaliar os aspectos da subjetividade do candidato. ( ) O texto versa sobre técnicas que solicitam participação ativa do candidato, porém não lhe indicam com precisão qual o desempenho que dele se espera diante da tarefa solicitada. ( ) O texto recomenda preparo ético, técnico e emocional por parte dos profissionais que vão aplicar tais técnicas em função da subjetividade que as caracterizam. ( ) O texto sugere que a espontaneidade por parte do candidato deve ser eliciada pelo profissional durante a aplicação de tais técnicas, desde que por meio dos estímulos adequados, considerando os dados que já possui a respeito daquele candidato. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. a) V – V – F – V b) F – V – V – F c) V – F – V – F d) F – V – F – F e) V – F – V – V 2 Q20648 | Psicologia, Psicólogo, CASAN, FEPESEDiagnósticos de necessidades de treinamentos em organizações de trabalho são comumente realizados por meio de Levantamentos de Necessidades de Treinamento (LNT), processos de pesquisa e/ou de coleta de dados que podem utilizar como ferramentas: a) Questionários, entrevistas com trabalhadores e chefias, observação in loco de trabalhos sendo realizados, aplicação de testes e exames, formulário de avaliação de desempenho, solicitação direta do trabalhador ou da chefia. b) Entrevistas em profundidade, balancetes de resultados financeiros obtidos pela empresa, observação in locode trabalhos sendo realizados, aplicação de testes psicométricos às chefias, formulário de avaliação de desempenho, solicitação direta do trabalhador ou da chefia. c) Questionários de tipo escala Likert, entrevistas com trabalhadores e chefias, observação in loco de trabalhos sendo realizados, depoimentos de ex-treinandos indicando a importância de determinados “pacotes” de treinamento, aplicação de testes e exames profissiográficos a cargos operacionais, formulário de avaliação de desempenho, solicitação direta do trabalhador ou da chefia. d) Check-list unicamente por via on line, entrevistas com trabalhadores e chefias, observação indireta de trabalhos sendo realizados, aplicação de testes de personalidade a ocupantes de cargos gerenciais, formulário de avaliação de desempenho de modalidade 360 graus, solicitação direta dos pares avaliadores do desempenho do trabalhador. e) Entrevistas recorrentes com trabalhadores e chefias, preenchimento de questionários de fluxo contínuo, observação indireta do desempenho de cargos-chave na organização, aplicação de provas de conhecimento geral e específico, formulário de avaliação de desempenho, solicitação direta do trabalhador, desde que com a anuência da chefia imediata. 3 Q20649 | Psicologia, Psicólogo, CASAN, FEPESEProcessos de treinamento e de desenvolvimento de pessoal realizados em organizações de trabalho possuem genérica e comumente as seguintes etapas, respeitada a ordem de sua ocorrência: a) Preparação, Levantamento, Avaliação, Execução. b) Execução, Replicação, Avaliação, Dimensionamento. c) Planejamento, Implantação, Avaliação, Redimensionamento. d) Planejamento, Preparação, Execução, Avaliação. e) Avaliação, Levantamento de Necessidades, Implantação, Preparação. 4 Q20650 | Psicologia, Psicólogo, CASAN, FEPESEAnalise as afirmativas abaixo, relativamente a processos seletivos: 1. Recrutamento e seleção são processos que visam preencher vagas, por meio da utilização de técnicas diversas por meio das quais se busca proporcionar melhor qualidade e maior precisão a esses processos. 2. Candidatos não selecionados não podem ser cientificados das razões pelas quais foram preteridos em função do risco de rebaixamento da autoestima que essa ciência pode trazer. 3. A seleção de um trabalhador com perfil e potencial maiores que a capacidade da organização de oferecer oportunidades para seu aproveitamento no exercício do cargo objeto da seleção pode levar à desmotivação. 4. Provas de conhecimento são uma técnica de seleção cujo objetivo consiste em avaliar o grau de cultura geral e/ou específica dos candidatos, bem como conhecimentos profissionais considerados imprescindíveis para o desempenho do cargo objeto da seleção. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a) É correta apenas a afirmativa 3. b) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. c) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. d) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4. 5 Q20651 | Psicologia, Psicólogo, CASAN, FEPESEDiversas concepções de estudiosos do assunto consideram que a atuação clássica do psicólogo brasileiro, no que tange a processos e práticas de gestão de pessoas nas organizações de trabalho, tem sido limitada, restringindo-se ao denominado “tripé” que abrange: a) Recrutamento, seleção e treinamento. b) Recrutamento, treinamento e descrição de cargos. c) Seleção, avaliação de desempenho e triagem. d) Seleção, treinamento e avaliação de desempenho. e) Treinamento, avaliação de desempenho e benefícios. 6 Q20652 | Psicologia, Psicólogo, CASAN, FEPESEAs práticas do psicólogo em gestão de pessoas nas organizações, por suas características, requerem metodologias de trabalho partilhadas, desenvolvendo-se com frequência em equipe interdisciplinar. Dentre os profissionais de nível superior usualmente componentes dessa equipe, considerando a compatibilidade entre sua formação, competências e as demandas do campo da gestão de pessoas, são encontrados, além do psicólogo: a) Advogados, oceanógrafos, assistentes sociais, administradores e economistas. b) Assistentes sociais, biólogos, advogados, economistas, museólogos. c) Médicos, administradores, pedagogos, engenheiros civis e tecnólogos. d) Administradores, bibliotecários, engenheiros eletricistas, pedagogos e contadores. e) Administradores, assistentes sociais, pedagogos, advogados e engenheiros de produção. 7 Q20653 | Psicologia, Psicólogo, CASAN, FEPESERelacione a Coluna 1 com a Coluna 2 sobre reconhecimento do trabalho e recompensa: Coluna 1 1. Remuneração variável 2. Modelo funcional de recompensas 3. Sistema de gestão salarial por competências Coluna 2 ( ) A complexidade da atuação profissional no conjunto de competências estabelecido pela organização define a faixa salarial na qual o profissional será administrado. ( ) Toma por base a avaliação da performance, feita por meio de acompanhamento da realização de metas predefinidas para determinado período de tempo. ( ) Toma por base a mensuração do valor dos cargos para a organização; quanto maior for esse valor, maior deve ser a compensação atribuída aos profissionais nele alocados. ( ) Tem por premissa a existência de situações de trabalho em que se espera dos profissionais essencialmente uma série de procedimentos previamente definidos. ( ) Sua construção parte, em geral, de uma análise da organização, seu conjunto de valores, visão de futuro e orientações estratégicas. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. a) 1 – 1 – 2 – 3 – 3 b) 2 – 1 – 3 – 2 – 1 c) 3 – 1 – 2 – 2 – 3 d) 3 – 2 – 2 – 1 – 3 e) 3 – 3 – 1 – 1 – 2 Corrigir o simulado 🖨️ Baixar o PDF