Simulados Português

ALGÁS - Português - Analista Judiciário

Simulado com questões de prova: ALGÁS - Português - Analista Judiciário. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 7 questões
😕 Difícil
👥 102
🏆 0
📈 37%

1Q21052 | Português, Analista Judiciário, ALGÁS, COPEVE UFAL

Assinale a opção que está de acordo com o padrão culto formal da língua, no que se refere à regência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q21053 | Português, Analista Judiciário, ALGÁS, COPEVE UFAL

Os enunciados a seguir são fragmentos do livro A língua portuguesa e a unidade do Brasil, de Barbosa Lima Sobrinho (Nova Fronteira, 2000). Em uma das opções, a pontuação foi modificada, tornando-se incorreta. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q21054 | Português, Analista Judiciário, ALGÁS, COPEVE UFAL

Existem pessoas que moram em lan houses. Explico: em Tóquio, há lan houses com espaços privativos. A pessoa chega de mochila. Pendura-se no computador noite e dia. Dorme algumas horas num colchonete e volta a viver no fantástico mundo da web. Quando sai, leva tudo o que tem na mochila. Alimenta-se e arruma dinheiro de algum jeito e volta a se instalar na lan house de sua preferência (Walcyr Carrasco,Época, 23 de janeiro/2012, p. 96).

O fragmento do texto “Dorme algumas horas num colchonete e volta a viver no fantástico mundo da web" chama a atenção para .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q21055 | Português, Analista Judiciário, ALGÁS, COPEVE UFAL

[...]
e em silêncio os intimo a voltar a esta vida
em que desde a infância eles viviam lentamente
com a amargura dos dias longos colados às existências
monótonas
e o medo de morrer dos que assistem ao cair da tarde
quando, após a chuva, as tanajuras se espalham
no chão maternal de Alagoas e não podem mais voar
[...]
 (Lêdo Ivo)  

Em geral, o poema não apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q21056 | Português, Analista Judiciário, ALGÁS, COPEVE UFAL

A união monetária demandaria elevada solidariedade na região. Acontece que ainda não existem europeus, mas alemães, franceses, italianos, espanhóis. Os operosos alemães não aceitam pagar impostos para salvar países tidos como menos esforçados (Mailson da Nóbrega – Veja/11 de julho/2012, p. 24). 

O termo sintático expresso pela oração sublinhada no texto é um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q21057 | Português, Analista Judiciário, ALGÁS, COPEVE UFAL

O homem, por sua própria natureza, hesita entre a segurança e a aventura, a tranquilidade e a emoção. Por isso, ao mesmo tempo em que aceita a rotina do cotidiano, é induzido a violá-la; preserva seu casamento tedioso e busca no cinema ou na novela de televisão a paixão fictícia que não pode viver. Isso tanto vale para o expectador e leitor como para o autor: de algum modo, através dos personagens que cria, das melodias que concebe, o artista vive uma outra vida, experimenta outras emoções, em suma, escapa à pobreza e aos limites de sua vida banal (Ferreira Gullar). 

 No fragmento do texto “O homem, por sua própria natureza, hesita entre a segurança e a aventura, a tranquilidade e a emoção", encontra-se um exemplo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q21058 | Português, Analista Judiciário, ALGÁS, COPEVE UFAL

     Ao contrário dos valores, que são núcleos significativos mais abstratos e podem, por isso, representar mais genericamente o sentido do consenso social, as ideologias são fechadas, delimitadas, não dialogam, mas polemizam entre si e buscam a hegemonia de umas sobre as outras. Há, certamente, ideologias mais ou menos rígidas. Todavia, todas, indistintamente, opõem-se entre si como universos fechados. Assim, uma ideologia liberal pode aceitar, na vida política, a presença de uma ideologia socialista, desde que esta respeite o valor máximo da liberdade entendida de forma liberal, com suas consequências sobre propriedade, as relações econômicas etc. Em sua contraposição polêmica, as ideologias funcionam, pois, como mecanismo estabilizador, mas também atuam como mecanismo de denúncia de outras ideologias. No primeiro caso, falamos de ideologia crítica, no segundo, de crítica da ideologia. Trata-se de uma função única, vista de ângulos diferentes. (Tércio Sampaio Ferraz Jr.)  

Assinale a opção incorreta acerca da leitura e interpretação do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Usuário
Por LIDIANE DA SILVA ROQUE DOS SANTOS em 20/05/2016 10:24:53
Tentando me aperfeiçoar rs

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.