1 Q22027 | Direito Urbanístico, Pedagogo, BHTRANS MG, FUNDEPA Lei Nacional de Política de Mobilidade Urbana estabelece que o Plano de Mobilidade Urbana deverá contemplar, EXCETO: a) A circulação viária. b) A revisão da sinalização viária a cada três anos. c) Os polos geradores de viagens d) As áreas e horários de acesso e circulação restrita ou controlada 2 Q22028 | Direito Urbanístico, Pedagogo, BHTRANS MG, FUNDEPAssinale a alternativa que NÃO apresenta um dos princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana. a) Eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte urbano. b) Acessibilidade universal. c) Eficiência, eficácia e efetividade na circulação urbana. d) Transparência da estrutura tarifária para o usuário. 3 Q22029 | Direito Urbanístico, Pedagogo, BHTRANS MG, FUNDEPSegundo a Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana, é atribuição do Município . a) prestar, direta, indiretamente ou por gestão associada, os serviços de transporte público coletivo urbano, que têm caráter essencial. b) propor política tributária específica e de incentivos para implantação da Política Nacional de Mobilidade Urbana. c) omentar a implantação de projetos de transporte público coletivo de grande e média capacidades nas aglomerações urbanas. d) mplantar incentivos financeiros e fiscais para a efetivação dos princípios e diretrizes da Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana. 4 Q22030 | Direito Urbanístico, Pedagogo, BHTRANS MG, FUNDEPO Sistema Nacional de Mobilidade Urbana é um conjunto organizado e coordenado que inclui. a) os diversos tipos de usuários de transportes. b) os órgãos colegiados com a participação de representantes da sociedade civil. c) as ouvidorias das instituições responsáveis pela gestão dos transportes públicos. d) os modos de transporte, de serviços e de infraestruturas. 5 Q22031 | Direito Urbanístico, Pedagogo, BHTRANS MG, FUNDEPNo relatório final do Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte,foi feito um diagnóstico do sistema de mobilidade no qual foram destacados alguns aspectos da logística urbana.Entre os aspectos identificados nesse relatório, NÃO se destaca. a) a circulação de caminhões que é fundamental para o funcionamento adequado de toda a cidade. b) a contribuição da implantação de estacionamentos dissuasórios e a criação e requalificação de rotas para veículos motorizados. c) a criação de centros de distribuição em áreas periféricas para o fracionamento de cargas em veículos menores que é uma alternativa operacional para minimizar conflitos. d) a necessidade de equacionar as barreiras institucionais em nível metropolitano porque a autonomia municipal tem como consequência a existência de diversos órgãos com atribuições conflitantes e atuações pontuais sem uma visão estratégica global. 6 Q22032 | Direito Urbanístico, Pedagogo, BHTRANS MG, FUNDEPConforme o Plano de Mobilidade de Belo Horizonte (PlanMob-BH), é INCORRETO afirmar: a) que o principal objetivo do PlanMob-BH foi propor uma série de intervenções físicas, operacionais e de políticas públicas, de forma articulada e sistêmica, buscando maximizar benefícios para a sociedade. b) que o sistema de transporte de ônibus de Belo Horizonte é organizado, atual e efetivamente, segundo o conceito de tronco-alimentação, baseado em linhas de grande capacidade nos eixos principais integrados com linhas que permitam o acesso ao interior dos bairros. c) que, para a BHTRANS, mobilidade urbana é o conjunto de deslocamentos de pessoas e bens, com base nos desejos e necessidades de acesso ao espaço urbano, por meio da utilização dos diversos modos de transporte. d) que a concentração de atividades econômicas na área central de Belo Horizonte associada à oferta de vagas de estacionamento induz à realização de viagens por automóvel. 7 Q22033 | Direito Urbanístico, Pedagogo, BHTRANS MG, FUNDEPA Política Municipal de Mobilidade Urbana instituída em lei estabelece que o Plano Diretor de Mobilidade de Belo Horizonte deve prever a delimitação de áreas prioritárias a serem tratadas por meio de, EXCETO: a) Pavimentação de vias b) Projeto paisagístico. c) Construção ou manutenção de passeios. d) Priorização do espaço público como bem comum. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar o PDF