Simulado: IBGE - Engenharia Agronômica - Analista Censitário de Geoprocessamento

Prepare-se com cadernos de questões focados na sua aprovação.

Performance Global
20%Média Geral
Muito difícil
Dificuldade
0
Distribuição
35
Ótimo0
Bom2
Regular23
Ruim10
Disciplina
Banca
CESGRANRIO
Nível
Ensino Superior
Questões
5 itens
1
Questão
Para realizar análises espaciais complexas na estrutura vetorial, os sistemas de informações geográficas requerem que as relações topológicas, extraídas a partir da posição de um objeto em relação a outros, sejam explicitadas.

Dentre as relações topológicas existentes, a de contingência é definida
2
Questão
Na análise do grau de dependência espacial, entre as observações em um determinado espaço geográfico, empregando-se o Índice de Moran global, utiliza-se uma matriz de proximidade espacial para estimar a variabilidade espacial de dados de área. É um procedimento custoso que pode ser feito de acordo com vários critérios.

O critério de Cliff e Ord (1981) para a matriz de pesos espaciais gerais considera
3
Questão
Desejando elaborar um mapa de preservação a partir do mapa de uso de solos, um pesquisador recorreu à operação matricial (raster) para efetuar a fusão de matas nativas e áreas de mangue.

A operação escolhida pelo pesquisador foi a de
4
Questão
A estimação de intensidade de Kernel é um método eficiente no processo de análise espacial por pontos que representam eventos discretos, como, por exemplo, casos de dengue em estudos epidemiológicos. Nesse método, considera-se um raio de pesquisa que é centralizado em cada ponto da amostra e aplica-se uma função real, contínua e simétrica, cuja integral soma um, semelhante à função densidade de probabilidade. Esse raio de pesquisa pode variar, dependendo do tipo de fenômeno em que se baseia o estudo e da unidade territorial utilizada.

Para se obter uma estimação suavizada da densidade de probabilidade univariada ou multivariada de uma amostra, deve-se considerar que
5
Questão
A superfície terrestre não se desenvolve sobre um plano, entretanto superfícies de projeção, que podem ser planas ou desenvolvíveis em um plano a partir de cones, cilindros ou esferas, transformam a superfície terrestre em um plano. Tais superfícies de projeção podem ser normais, oblíquas ou transversas.

Nesse sentido, projeções oblíquas são aquelas em que o
Imprimir Questões