A estimação de intensidade de Kernel é um método eficiente no processo de análise espacial por pontos que representam eventos discretos, como, por exemplo, casos de dengue em estudos epidemiológicos. Nesse método, considera-se um raio de pesquisa que é centralizado em cada ponto da amostra e aplica-se uma função real, contínua e simétrica, cuja integral soma um, semelhante à função densidade de probabilidade. Esse raio de pesquisa pode variar, dependendo do tipo de fenômeno em que se baseia o estudo e da unidade territorial utilizada.
Para se obter uma estimação suavizada da densidade de probabilidade univariada ou multivariada de uma amostra, deve-se considerar que
✂️ a) quanto maior for o raio, menos suave ficará esta superfície. ✂️ b) quanto maior for o raio, maior será a suavização da superfície. ✂️ c) quanto maior for o raio, mais próximas e quebradas serão as curvas de densidade. ✂️ d) quanto menor for o raio, menor será a suavização da superfície. ✂️ e) quanto menor for o raio, mais contínua e homogênea ficará essa superfície para toda a região.