Direito Constitucional•VUNESP•Ensino Superior•5 questões Desempenho Global1Resoluções40%MédiaDifícilDificuldadeVer MaisEstatísticasResolver Mais Direito Constitucional + Fácil Direito Constitucional + VUNESP Direito Constitucional + OAB SP Direito Constitucional VUNESP OAB SP Advogado OAB SP
Q26275•Direito Constitucional•VUNESP•OABQuanto ao processo de mudança, a Constituição Federal de 1988 pode ser classificada como✂️A)flexível, por admitir alteração por iniciativa não só dos membros do Congresso Nacional, como também do presidente da República.✂️B)semi-rígida, por admitir alteração de seu conteúdo, exceto com relação às cláusulas pétreas.✂️C)transitoriamente rígida, por não admitir a alteração dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias.✂️D)rígida, por admitir a alteração de seu conteúdo por meio de processo mais rigoroso e complexo que o processo de elaboração das leis comuns.
Q26276•Direito Constitucional•VUNESP•OABAcerca do sistema federativo brasileiro, assinale a opção correta.✂️A)A instituição, pelos estados, de regiões metropolitanas depende da edição de lei complementar federal.✂️B)A lei federal é hierarquicamente superior à lei estadual.✂️C)Compete ao presidente da República decretar a intervenção federal.✂️D)É permitida a divisão do Distrito Federal em municípios, desde que feita por lei distrital precedida de consulta prévia, mediante plebiscito, da população interessada.
Q26277•Direito Constitucional•VUNESP•OABO impeachment do presidente da República✂️A)pode ser iniciado por denúncia de qualquer cidadão.✂️B)só pode ser processado mediante autorização de 2/3 do Senado Federal.✂️C)é processado perante o Supremo Tribunal Federal, que só poderá proferir condenação mediante voto de 2/3 de seus membros.✂️D)pode resultar na perda do cargo e a inabilitação permanente para o exercício de função pública.
Q26278•Direito Constitucional•VUNESP•OABNa atual organização constitucional do Poder Judiciário, é admitido o deslocamento para o foro da justiça federal, por provocação do procurador-geral da República, das causas que versarem sobre✂️A)extradição de brasileiros naturalizados.✂️B)grave violação de direitos humanos assegurados em tratado internacional.✂️C)discriminação entre brasileiros natos e naturalizados.✂️D)sucessão de bens de estrangeiros situados no país.
Q26279•Direito Constitucional•VUNESP•OABO processo de elaboração de decreto legislativo assemelha-se ao da lei ordinária com relação à✂️A)iniciativa, podendo esta ser exercida pelo presidente da República.✂️B)aprovação pelo quorum de maioria simples.✂️C)apresentação de veto pelo presidente da República.✂️D)promulgação pelo presidente da República.